REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
8º ENCONTRO: CURSO DE EXTENSÃO - CARTAS ENTRE EDUCADORES/AS DAS INFÂNCIAS: COMPARTILHANDO DESAFIOS DA PRÁTICA - COLEI FFP UERJ. I. OBJETIVOS DO ENCONTRO: A) REFLETIR SOBRE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL; B) CONHECER UM POUCO DAS QUESTÕES LEGAIS LIGADAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
0
0
0
1
CONSIDERANDO O ESTUDO DO TEXTO É CERTO AFIRMAR QUE...
Segundo Carreiro (2005), as políticas inclusivas focam na universalização de direitos
civis, políticos e sociais. E em garantir turmas diferenciadas.
Segundo Cury (2005), as políticas de EJA focam na universalização de direitos
civis, políticos e sociais e se amparam no papel interventor o Prefeito, justamente para
corrigir as desigualdades.
Segundo Cury (2005), as políticas inclusivas focam na universalização de direitos
civis, políticos e sociais e se amparam no papel interventor do Estado, justamente para
corrigir as desigualdades.
2
Ainda, segundo o estudo do texto, qual das afirmações abaixo traduz o que determina a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2001)?
“[...] o acesso não deve iniciar na Educação Infantil, pois o desenvolvimento da criança seria prejudicado diante da falta de autonomia e de domínio da linguagem oral das crianças com menos de 3 anos” (BRASIL, 2001, p. 11).
“[...] o acesso à educação tem início no Ensino Fundamental, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno” (BRASIL, 2001, p. 11).
“[...] o acesso à educação tem início na Educação Infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno” (BRASIL, 2001, p. 11).
3
Sobre as crianças com necessidades especiais podemos afirmar que em relação a sua frequência no espaço escola a LDB 9394/96 determina que:
“[...] obrigatoriedade de frequência das crianças de 4 e 5 anos à escola pode levar à compreensão de que é aí que a educação básica começa, reiterando a antiga cisão entre creches e pré-escolas”
“[...] não se faz necessária obrigatoriedade de frequência das crianças de 4 e 5 anos à escola pode levar à compreensão de que é aí que a educação básica começa, reiterando a antiga cisão entre creches e pré-escolas”
“[...] obrigatoriedade de frequência das crianças de 4 e 5 anos se faz apenas para aquelas que não apresentam necessidades especiais, pois a família tem a opção de educá-las em casa e/ou em outros tipos de instituções diferentes da escolar"
4
Para inclusão na Educação Infantil de crianças com necessidades especiais acontecer é preciso:
Entender que a educação é direito de toda criança, não importando se a mesma possuí especificidades de inclusão.
Que a escola tem que ter sala de recursos.
É preciso que a família da criança apresente laudo informando se a criança tem necessidades especiais ou não.
5
Segundo o texto que estudamos que dimensões toda Educação Infantil deve ter?
Brincar e incluir.
Educar e incluir.
Cuidar, educar, brincar e incluir.
Cuidar e educar.