Em se tratando da educação especial e inclusiva, o que sabemos sobre sua transversalidade? (imagem retirada de Silva, 2021, p. 3)
Como seres humanos, passamos por processos de desenvolvimento, aprendizagem e transições no curso de vida. Boa parte dessas transições ocorrem durante nossa vida escolar. Como brasileiros, temos uma legislação sobre a educação que contempla a educação especial e inclusiva e, dentro dela, o atendimento educacional especializado, para o público-alvo da educação especial (PAEE). Na sala regular ou na sala do atendimento educacional especializado (AEE), utilizamos recursos multifuncionais, programas de enriquecimento curricular, línguas e códigos de comunicação e sinalização (escrita, libras, braile, soroban, alternativas), recursos ópticos e não ópticos, tecnologias da informação (TICs) em busca de uma educação para todo/as. Uma dupla transversalidade nos auxilia nestes processos: os temas transversais propostos pela BNCC e a perspectiva transversal, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Todos esses aspectos são importante para a formação de professores.
0
0
0
1
Onde deve ocorrer a educação especial e inclusiva?
Preferencialmente, nas salas comuns da rede regular de ensino, considerando as possibilidades de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
A educação inclusiva deve ocorrer, preferencialmente, nas salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados ou em último caso, nas salas comuns da rede regular de ensino.
preferencialmente, nas salas comuns da rede regular de ensino, e em hipótese alguma em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados particulares.
2
Estudos sobre o desenvolvimento humano podem ser realizados em que etapa curso da vida?
Estudos sobre o desenvolvimento humano se restringem à vida adulta, quando já ocorreram todas as etapas do curso de vida.
Estudos sobre o desenvolvimento humano se restringem à infância.
Estudos sobre o desenvolvimento humano não se restringem à infância; há pouco mais de um século, referem-se a um processo que ocorre durante todo o curso da vida humana.
3
São duas extensões possíveis para os estudos do desenvolvimento humano:
De maneira longa ou curta.
Longitudinal (ao longo de um tempo com os mesmos participantes) ou transversal (ao mesmo tempo, com participantes em diferentes momentos de vida).
Longiversal (ao longo de um tempo com vários participantes) ou transvertudinal (ao longo do tempo, com participantes em semelhantes momentos de vida).
4
Apesar da extrema importância e necessidade, estudos que contemplem a transversalidade no AEE ainda são poucos. Em nossa pesquisa sobre o tema desta disciplina, vimos um vídeo de uma aula sobre a educação especial entendida como parte da educação inclusiva, considerada na sua transversalidade e para além da sala de recursos multifuncionais. Em síntese, o que era proposto em tal aula?
A necessidade de um trabalho colaborativo entre professor/a especialista e professor/a da sala de aula regular e, ainda, a educação de grupos historicamente “marginalizados” (indígenas, quilombolas, população de rua).
O trabalho exclusivo e individualizado do professor/a especialista e do professor/a da sala de aula regular, cada um em seu espaço e, ainda, a educação de alunos uniformizados.
O trabalho exclusivo do professor/a especialista na educação de alunos público-alvo da educação especial.
5
Nesta disciplina, a transversalidade foi vista sob dois aspectos:
(a) nos temas contemporâneos apresentados na BNCC (Brasil, 2019) a serem trabalhados individualmente, em cada disciplina e (b) na Educação Especial, ocorrendo desde apenas na Educação Básica, ou seja, até o final do Ensino Médio.
(a) nos temas contemporâneos apresentados na BNCC (Brasil, 2019) a serem trabalhados individualmente, em cada disciplina e (b) na Educação Especial, ocorrendo desde apenas na Educação Básica, ou seja, até o final do Ensino Fundamental.
(a) nos temas contemporâneos apresentados na BNCC (Brasil, 2019) a serem trabalhados, de maneira intra-, inter- e, principalmente, transdiciplinar e (b) na Educação Especial, ocorrendo desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.