Você está preparado para fazer uma entrevista?
Criamos uma delimitação de estudo fictício. Preste baste atenção, pois essa delimitação norteará todas as perguntas. Cada pergunta terá três alternativas (duas erradas e uma correta). No final, você descobrirá se estaria preparado para aplicar uma entrevista naquele contexto.
0
0
0
1
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 1- Quem devo entrevistar obrigatoriamente?
Funcionários da mineradora.
Especialista em Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Sobreviventes da tragédia.
2
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 2- Qual tipo de entrevista devo fazer nesse contexto?
Entrevista de profundidade/qualitativa.
Entrevista estruturada.
Ambas.
3
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 3- Qual é o melhor meio para que a entrevista aconteça?
Por e-mail.
Por telefone.
Pessoalmente.
4
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 4- Qual o melhor local para que a entrevista aconteça?
Em um lugar escolhido pelo entrevistado, onde tenha silêncio.
Nenhum local, realizarei a entrevista por telefone ou por e-mail.
Em um café local bem movimentado.
5
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 5- Qual roupa devo usar para essa entrevista, seja ela, online ou pessoalmente?
Não acho que a roupa interfira na entrevista.
Roupas coloridas.
Roupas com cores neutras (Exemplo: preto, branco, cinza, marrom, nude, tons pastéis).
6
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 6- Qual é o melhor meio para entrar em contato com o possível entrevistado para convidá-lo?
Telefone.
E-mail.
Redes sociais.
7
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 7- Como devo me preparar para a entrevista?
Leio minha introdução e assisto uma reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho.
Estudo os principais artigos e reportagens sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, converso com um psicanalista para entender quais são as principais características do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Memorizo as perguntas que criei para essa entrevista.
8
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 8- Estou a poucos segundos de começar a minha entrevista, o que é essencial que eu tenha solicitado anteriormente?
Segundos antes de começar a entrevista coloco um papel sobre a mesa e faço o entrevistado assinar.
Que eu tenha informado o participante sobre a entrevista e ele tenha me autorizado verbalmente a realizá-la.
Autorização de pesquisa acadêmica ou termo de consentimento e participação em entrevista, assinado por ambas as partes ( entrevistador e entrevistado).
9
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 9- Como devo proceder para lembrar de tudo que o entrevistado está falando?
Tenho um papel e uma caneta, anotarei tudo que o entrevistado falar.
Memorizarei as respostas do entrevistado.
Tenho um gravador comigo, aviso o entrevistado que tudo que ele falar será gravado e transcrito para o estudo.
10
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 10- Devo fazer uma pequena introdução, explicando o objetivo da minha pesquisa, antes de fazer as perguntas?
Talvez.
Não.
Sim.
11
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 11- Quantas perguntas devo ter em meu roteiro de entrevista?
Prefiro definir na hora da entrevista.
Mais de 10 perguntas. Entrevista de profundidade exige uma conversa longa.
O número mínimo de perguntas é 4 e o máximo é 10.
12
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 12- Estou fazendo uma entrevista de profundidade, e meu entrevistado está respondendo só sim e não, o que eu faço?
Reformulo as perguntas para que entrevistado não possa dar respostas curtas, faço perguntas mais abertas.
Deixo que o entrevistado responda da maneira que quiser.
Mando um e-mail, após terminar minha entrevista, pedindo para que ele responda as perguntas novamente.
13
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 13- O entrevistado deu uma resposta que contradiz o meu objetivo de pesquisa, o que devo fazer?
Essa resposta pode ser uma variável preditora em um estudo futuro, então não a ignoro.
Ignoro a resposta e não a incluo em meu estudo.
Induzo o participante a dar uma resposta mais alinhada aos meus interesses.
14
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 14- Minha entrevista chegou ao final, agradeço ao entrevistado, e aviso que em algum momento entrarei novamente em contato. Realmente entrarei em contato?
Entrarei em contato só se precisar dele.
Não, é só uma forma de parecer agradável.
Sim, entrarei em contato passando os principais resultados da minha pesquisa.
15
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 15- Estou na cidade em que o rompimento da barragem aconteceu, e uma pessoa aleatória me aborda querendo participar do meu estudo, devo entrevistá-la?
Não, pois não me programei para isso.
Sim, se ela for uma das sobreviventes da tragédia.
Pediria uma forma de contatá-la, pois pensaria se é viável entrevistá-la.