1
Qual a principal fonte de Vitamina D?
A principal fonte de vitamina D é a exposição à luz solar. Quando a pele é exposta à luz solar ultravioleta B (UVB), ela sintetiza vitamina D.
Peixes gordurosos, cogumelos, gema de ovo e suplementos
Vitaminas complementares, determinando a quantidade diária com um médico
2
Quais são os benefícios da vitamina D para saúde óssea ?
Ajuda em tratamentos mentais em pacientes em estado avançado.
Prevenção da osteoporose em adultos e crianças em fase de crescimento.
A vitamina D é essencial para absorção de cálcio no intestino delgado. O cálcio é um mineral vital para a formação e manutenção dos ossos.
3
Quais são os sintomas de deficiência de vitamina D?
Dor de cabeça, vômitos, irritabilidade e diarréia.
Fadiga, cansaço, problemas de sono e irritabilidade.
Fraqueza muscular, dor nos osso e articulações, fadiga, problemas dentários e diminuição da força óssea.
4
Como a vitamina D é sintetizada pelo corpo ?
Os raios ultravioletas da luz solar que se recebe na pele, transformam essas provitaminas em vitamina D3 e D2. Esses produtos são processados no fígado e rins originando posteriormente outros compostos: calcidiol e calcitrol, respectivamente. Este último é o produto mais ativo da vitamina D, ele facilita a absorção intestinal de cálcio e fósforo e a reabsorção óssea.
O caldidiol produzido pelo fígado e transportado para o sangue e depois para os osso, assim os fortalecendo.
A pré-vitamina D3 é formada na pele convertida em Vitamina D4 ativa, por um processo de aquecimento corporal que ocorre após a exposição ao sol.
5
Quais as condições de saúde podem estar associadas à deficiência de Vitamina D?
A deficiência de vitamina D grave provoca escorbuto. O escorbuto em bebês é raro, já que o leite fornece uma quantidade suficiente de vitamina D e as fórmulas lácteas são enriquecidas com essa vitamina. O escorbuto é raro nos Estados Unidos, mas pode ocorrer em pessoas com transtorno relacionado ao uso de álcool
A intoxicação por é rara, mas ocasionalmente doses elevadas causam um risco de hemorragia, bem como fraqueza muscular, fadiga, náuseas e diarreia. O maior risco é o sangramento
Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteoporose em adultos.
6
Como a vitamina D pode afetar a prevenção de certas doenças crônicas?
a ingestão insuficiente da vitamina está relacionada com maior risco do surgimento de Alzheimer e AVC, sugerindo que a ingestão adequada da vitamina contribuiria na prevenção dessas doenças.
Sua função no sistema imunológico vai além da prevenção das doenças autoimunes. A vitamina D tem um papel importante no fortalecimento da imunidade como um todo, auxiliando no reforço das barreiras gerais de defesa do organismo
A vitamina D tem sido objeto de estudos relacionados à prevenção de diversas doenças crônicas. Embora a pesquisa esteja em andamento e não exista um consenso definitivo sobre todas as relações, há algumas evidências que sugerem que a vitamina D pode desempenhar um papel na prevenção de certas condições crônicas.