1
Construções rurais é uma parte da Engenharia Rural de grande importância em qualquer tipo de planejamento para fomento de atividades agropecuárias. Em se tratando de instalações rurais, existem aquelas destinadas às atividades agrícolas (galpões de armazenamento, de beneficiamento, as edificações destinadas ao armazenamento de agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins, viveiros, estufas) e as instalações destinadas à produção animal, que são as Instalações Zootécnicas. Referente a construções rurais, analise as assertivas abaixo: I. O princípio que deve nortear qualquer construção, grande ou pequena, é o de fazer uma obra praticamente a mais perfeita possível, ao menor custo, aproveitando o máximo rendimento das ferramentas e da mão de obra, independentemente do tempo necessário. II. Um projeto de construção rural deve conter duas partes, sendo uma parte gráfica, que compreende a planta baixa e a parte descritiva, em que se descrevem as técnicas construtivas e os materiais a serem utilizados na construção de forma clara, direta e simples. III. Para o produtor, as instalações devem ser práticas e funcionais, de tal modo que permitam a execução das tarefas rotineiras com o máximo de eficiência. IV. Para a construção de estufas, a orientação preferencial deve ser no sentido norte-sul, a fim de se obter a máxima vantagem da radiação solar, principalmente no inverno.
Apenas II e IV
Apenas I
I, II, III e IV.
Apenas III
Apenas I, II e III.
2
Construções rurais são uma parte da Engenharia Rural, de grande importância em qualquer tipo de planejamento para fomento de atividades agropecuárias. Seja na criação de animais, seja na agricultura em geral, elas estão sempre presentes. Considerando as construções rurais, coloque (V) para a afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) Em regiões quentes e úmidas, os galpões para a criação de aves devem ser na direção norte-sul, pois os animais necessitam de proteção contra o sol. ( ) A posição do terreno deve ser relativamente mais alta para melhor escoamento das águas, mantendo as fundações secas. ( ) O terreno ideal para as construções rurais deve ser pouco inclinado, firme e seco. ( ) Devem ser próximo de estradas, facilitando o acesso de veículos, captação de água e facilidade de acesso à rede elétrica. Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
F – V – F – V.
F – V – V – V.
V – F – F – V
F – F – F – V.
F – F – V – V.
3
Caso uma viga metálica rigidamente ancorada em suas extremidades sofra um resfriamento, haverá o desenvolvimento de tensões de compressão ao longo dessa viga.
Errado
Certo
4
Com base na figura e nos esforços e reações representados pelos números, marque a alternativa correta:
Cisalhamento vertical.
Carga concentrada.
Tração.
Cisalhamento horizontal
Compressão.
5
Materiais sólidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitações mecânicas. A Resistência dos Materiais é um ramo da Engenharia que tem como objetivo o estudo do comportamento de elementos construtivos sujeitos a esforços, de forma que eles possam ser adequadamente dimensionados para suportá-los nas condições previstas de utilização. Observe: I. Tração. II. Compressão. III. Flexão. IV. Torção. V. Flambagem. VI. Cisalhamento.
I-a, II-c, III-b, IV-e, V-d, VI-f.
I-a, II-c, III-b, IV-d, V-e, VI-f.
I-a, II-b, III-c, IV-d, V-e, VI-f.
I-a, II-c, III-b, IV-d, V-f, VI-e.
I-a, II-b, III-d, IV-c, V-e, VI-f.
6
A Figura a seguir apresenta os três tipos de comportamento da maneira ao cisalhamento. Marque a alternativa que corresponde respectivamente a cada caso:
1° quando o esforço se dá no sentido perpendicular às fibras; 2ª paralelo às fibras do plano radial ou tangencial; 3° o cisalhamento "rolling"
1º o cisalhamento "rolling"; 2° paralelo às fibras do plano radial ou tangencial; 3° quando o esforço se dá no sentido perpendicular às fíbras.
1° o cisalhamento "rolling"; 2° quando o esforço se dá no sentido perpendicular às fibras;
3° paralelo às fibras do plano radial ou tangencial.
1º paralelo às fibras do plano radial ou tangencial; 2° quando o esforço se dá no sentido perpendicular às fibras; 3° o cisalhamento "rolling".
7
A Estrutura é a parte resistente de uma construção e é constituída de diversos elementos estruturais que podem ser classificados como:
Blocos, Placas e Paredes
Vigas, Paredes e Telhado
Blocos, Placas e Barras
Placas, telhado e Barras
8
A resistência dos materiais é a capacidade de resistir a uma determinada força sobre ele aplicada, em função do processo de fabricação do material. Dentre os tipos de resistências, qual alternativa descreve a resistência por compressão:
Diz respeito à capacidade de um material resistir à força exerelda diretamente sobre
ele, como o que ocorre em paredes, pilares, apoios e fundações
É capacidade que um material tem de se manter intacto quando submetido força, como ocorre em tirantes, pendurais e armaduras de concreto.
É quando a força que é aplicado sobre um corpo por intermédio de um cabo, linha, corda ou corrente.
É o tipo de deformação que ocorre em um material quando ele é submetido a esforços de corte, ou seja, quando é aplicada uma força que atua perpendicularmente à superfície do material.
9
o momento fletor pode ser definido como o momento (força) resultante de todas as forças que são aplicadas na estrutura. Quando se trata de flexão, é possível conhecer o valor do momento fletor em cada ponto da estrutura. O momento fletor também pode ser:
Nulo, positivo ou negativo
Nulo ou negativo
Nulo ou Positivo
Positivo ou Negativo