1
São itens essenciais em um projeto de alvenaria estrutural: modulação das paredes estruturais (1ª e 2ª fiada); paginação de todas as paredes; projetos complementares; definição dos pontos de grauteamento, vergas, contravergas e cintas de amarração.
V
F
2
Na alvenaria estrutural, a segurança estrutural é garantida pela rigidez em virtude das amarrações entre as paredes estruturais nas duas direções principais de vento.
v
f
3
Ajuste modular é uma medida que relaciona a medida de projeto do componente (mPcom) com a medida modular (nM) unindo um elemento a outro. Pode ser chamado de folga, junta ou tolerância.
v
f
4
Coordenação modular é a inter-relação de medidas de elementos e componentes construtivos e das edificações que os incorporam, usada para seu projeto, sua fabricação e sua montagem.
f
v
5
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo no qual a unidade básica modular é o bloco e, com a união proporcionada pela argamassa, solidarizam-se formando os elementos denominados paredes, responsáveis por absorver apenas as ações verticais atuantes.
f
v
6
Chamamos de amarração indireta entre paredes quando ocorre o entrosamento alternado dos blocos das paredes que se interceptam entre as fiadas.
v
f
7
Na alvenaria estrutural o furo dos blocos cerâmicos ou de concreto podem ser dispostos tanto na horizontal como na vertical. E as instalações elétricas podem ser embutidas nesses furos.
v
f
8
Os princípios gerais que devem nortear o projeto das estruturas formadas por elementos pré-fabricados de concreto são: conceber o projeto da obra visando a utilização; resolver as interações da estrutura com as outras partes da construção; maximizar o número de ligações e minimizar o número de tipos de elementos;
v
f
9
Em estruturas pré-fabricadas de concreto, ligações mais simples entre as peças (articulações) resultam elementos mais solicitados à flexão e produzem estruturas com comportamentos mais próximos ao das estruturas de concreto moldado “in loco”.
v
f
10
No projeto de estrutura pré-fabricadas de concreto é necessário estabelecer folgas e tolerâncias, bem como dimensionar os elementos e as ligações levando-se em conta os desvios de produção, de locação, de verticalidade da obra e montagem dos elementos.
f
v