Testando nossos conhecimentos!
No encontro de hoje nos aprofundamos um pouco mais sobre a importância de planejarmos ações e mediações para que a criança, público alvo da educação especial, tenha acesso ao Currículo da educação infantil. Agora é hora de verificarmos nossas aprendizagens!
0
0
0
1
Qual a finalidade do Plano de Ensino Individual?
Elaborar ações para que a família e os especialistas da crianças com deficiência saibam o que está sendo trabalhado na escola.
Documentar as propostas planejadas para as crianças com deficiência.
Viabilizar possibilidades e estratégias que favoreçam a participação e o acesso aos contextos de aprendizagem às crianças, público alvo da educação especial.
2
A quem o PEI se destina?
Em nossa rede, o PEI é elaborado para todas as crianças que precisam de ajuda para aprender a ler e a escrever.
Em nossa rede, planejamos as adaptações documentadas no PEI para as crianças com deficiência, mediante solicitação médica.
Em nossa rede, elaboramos o PEI para as crianças com deficiência que apresentam necessidades educacionais específicas.
3
O que é necessário, primeiramente, para elaborar o PEI?
Conhecer a deficiência da criança a fim de conseguirmos saber o que ela precisa aprender.
Conhecer a criança, sua história, seus gostos, suas habilidades e necessidades.
Saber quais especialistas acompanham a criança para que eles cooperem com boas dicas a respeito das necessidades físicas e emocionais apresentadas por ela.
4
Sobre a avaliação do Plano de Ensino Individual...
Para avaliar é fundamental o acompanhamento processual, verificando se as adaptações planejadas e realizadas com a criança estão promovendo aprendizagens.
Para avaliar é indispensável analisar se os recursos e materiais viabilizados para o AEE estão sendo utilizados com as crianças, independentemente de suas especificidades.
Para avaliar é necessário cumprir todas as etapas, conforme descritas no planejamento e sem alterações no caminho, pois assim conseguiremos observar se a criança alcançou os objetivos. propostos.
5
Como se dá o acesso ao PEI?
É um documento feito à várias mãos, devendo estar ao acesso de todos os profissionais que precisem dele, inclusive do educador que apoia a criança cotidianamente.
O documento é confidencial, pois somente o professor regente compreende as necessidades da criança com deficiência.
É um documento interno, portanto deve ser compartilhado somente com o Orientador de Escola, pois dessa forma conseguimos garantir que a criança não seja exposta.
6
Qual o papel do professor do AEE na elaboração do PEI?
Verificar se o professor regente está inserindo no planejamento mediações/adaptações e se certificar de que tais estão corretas.
Analisar junto ao professor do regular se os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento inseridos no planejamento irão cooperar para a aprendizagem da criança, caso contrário, em parceria pensar em objetivos que favoreçam avanços, mesmo sendo de outro grupo etário.
Apoiar o professor regente no planejamento de estratégias, recursos, instrumentos e materiais, para que a criança com deficiência avance em suas aprendizagens.