Simulado de História 9° Ano - Primeira República
Simulado de História 9° Ano - Primeira República
0
0
0
1
Durante o começo da Primeira República, grande parte das elites mantinham-se firmes com ideias de padronizar a sociedade brasileira conforme os moldes europeus. Marque a opção que demonstra corretamente as principais ideias da elite, e o contraste com o que a população sofria.
Ideias de padronização da sociedade aos moldes americanos, em contraste com a instabilidade política da época.
Ideias de progresso e civilização, em contraste a grande falta de investimento do governo nas grandes cidades.
Ideias de avanços tecnológicos e científicos, em contraste com a baixa higienização da época, que viria a gerar a Revolta da Vacina logo depois.
Ideias de progresso e civilização, em contraste com o atraso da sociedade em termos de violência e direitos.
2
Marque o que diz corretamente sobre a situação dos pobres e negros libertos nas grandes cidades durante a Primeira República.
Os pobres e negros eram culpados pelas constantes epidemias das grandes cidades, porém o governo nunca tomou ações radicais sobre eles.
Os pobres e negros eram negligenciados pelo governo, sendo culpados pelas doenças e fugindo das grandes cidades para periferias.
Os pobres eram negligenciados como causadores de doenças e epidemias, mas os negros nunca sofreram nenhum tipo de preconceito da sociedade, e tinham livres condições de vida e trabalho.
Os pobres e negros viviam em completa harmonia com o governo local, e, embora em condições mais precárias, nunca houve negligência do governo sobre eles.
3
Assinale a principal mudança social que ocorreu com a chegada das reformas urbanas nas grandes cidades durante a Primeira República.
Começaram grandes segregações sociais nos centros urbanos que perduram até os dias atuais.
Os centros urbanos viraram uma nova oportunidade para pessoas que vinham dos campos agrícolas buscando uma nova vida na cidade.
Houve um perceptível aumento das ideias do Coronelismo nos centros urbanos, devido a falta de fiscalização governamental nas áreas.
Houve grande aumento tecnológico e científico nos centros urbanos, devido ao maior investimento do governo nas regiões.
4
Marque a alternativa que diz corretamente o porquê dos escravos recém-libertos pelo governo na Primeira República não conseguiam achar oportunidade de trabalho abundante nos novos centros industriais ou campos agrícolas de que foram libertos.
Além do preconceito visto pelas elites tanto das fazendas quanto dos campos urbanos, ainda tinham falhas concepções sobre os escravos libertos, e a falha da conexão destes com o trabalho remunerado.
Os escravos libertos eram majoritariamente inferiores no trabalho braçal comparados a nova mão de obra imigrante que vinha pro Brasil.
Os escravos libertos, em forma de protesto, não queriam servir como mão de obra a aqueles que os maltrataram durante séculos.
Os escravos libertos foram rapidamente substituídos por máquinas que realizavam o trabalho braçal de forma muito mais aprimorada.
5
Devido as constantes guerras na Europa (dentre outros fatores), a imigração se tornou uma coisa muito comum no Brasil durante a Primeira República. Sabendo disso, marque a alternativa INCORRETA sobre tal evento.
A maioria dos imigrantes veio buscando novas oportunidades de trabalho no Brasil. Podemos ressaltar o exemplo dos trabalhadores japoneses que vieram aos montes para trabalhar em lavouras de café.
Os imigrantes fazem importante papel cultural no Brasil até hoje, incorporando diversos elementos de suas culturas em nossos elementos nacionais, por exemplo.
Os imigrantes trouxeram consigo várias ideias políticas europeias, em principal o Anarquismo e o Comunismo.
Os imigrantes vieram para o Brasil e encontraram grande dificuldade de emprego, embora tinham boas condições de vida aqui.
6
O que foi a revolta da vacina?
Foi um movimento popular que tinha como principal objetivo acabar com a vacinação no Brasil, mesmo com tentativas governamentais de conscientização sobre a vacina para o público.
Foi uma revolta de caráter popular que teve seu foco nas grandes cidades, e tinha seu intuito de combater a vacinação no estado do Rio de Janeiro.
Foi uma revolta de caráter popular que teve seu foco nas grandes cidades, e tinha seu intuito de combater a violência do estado na vacinação obrigatória.
Foi uma revolta de caráter civil e pecuária. Tinha o intuito principal em tirar o presidente da época, Hermes da Fonseca.
7
Qual era o principal contexto por trás da Revolta da Vacina?
Um grande aumento populacional do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com reformas militares devido ao governo da época.
Um grande crescimento populacional da cidade do Rio de Janeiro, junto com uma grande quantidade de doenças que eram comumente relacionadas a pessoas mais pobres.
A violência e repressão do governo em relação aos protestos pacíficos que ocorriam em massa.
Uma negligência do governo carioca em relação a pessoas mais pobres causou um mutirão de pessoas para sair da cidade.
8
A Revolta da Vacina marcou um grande movimento popular que foi para as ruas, e causou caos durante 8 dias na cidade do Rio. Qual foi a principal consequência dessa revolta?
A violência na vacinação diminuiu.
Uma reforma trabalhista e constitucional no Rio de Janeiro.
Melhores condições de vida para pessoas pobres que ingressaram na cidade.
Diversas pessoas de menor renda, sem casas onde morar, saíram da cidade do Rio de Janeiro.
9
Assinale a alternativa que completa as palavras faltando na sentença. "A Revolta da Chibata foi uma revolta que ocorreu em 1910, na cidade do Rio de Janeiro. Ocorreu principalmente em decorrência dos ____________ recebidos dos oficiais da mainha, além dos _____________."
Salários baixos | marinheiros arruaceiros que nunca eram punidos
Armamentos precários | Salários consideravelmente baixos
Maus Tratos | Navios em más condições
Tratamentos precários e escravagistas | Baixos salários
10
Qual foi o estopim para a Revolta da Chibata?
A construção de uma fábrica de chibatas na cidade do Rio de Janeiro.
A prisão de um negro oficial da marinha.
O corte salarial do governo sobre oficiais da marinha.
O açoite de um marinheiro com 250 chibatadas.
11
Marque a alternativa que cita a sequência correta de VERDADEIRO e FALSO sobre a Revolta da Chibata, sendo V = Verdadeiro e F = Falso. ( ) A Revolta da Chibata foi uma revolta que não causou consequência alguma e as poucas pessoas que causaram a revolta foram reprimidas. ( ) A Revolta chegou a um ponto em que conseguiu ameaçar a cidade do Rio de Janeiro com canhões, e até chegou a bombardear, causando mortes. ( ) A Revolta causou o fim da chibata em todo o território nacional. ( ) Pode-se afirmar que a revolta foi muito importante para o âmbito industrial do Brasil. ( ) Alguns dos revoltantes foram enviados para a Amazônia de maneira forçada e sem qualquer apoio do governo, basicamente mandados pra morrer.
V - V - V - V - V
F - V - V - F - V
F - F - V - F - V
F - V - V - V - V
F - V - F - V - F
12
A Guerra de Canudos foi um importante conflito de nossa história nacional, e para alguns é motivo de orgulho até hoje. Assinale a alternativa que diz corretamente sobre os principais moradores do arraial de canudos.
Eram principalmente sertanejos de diversas profissões que fugiam da pobreza extrema.
Eram seguidores fiéis de seu líder e de seus ideais, buscando o principal objetivo de acabar com o governo nacional.
Eram proprietários rurais ricos da região, que posteriormente fizeram alianças com sertanejos.
Eram principalmente pessoas pobres com ideias monárquicas, e viam o seu líder como uma forma de reinstaurar a monarquia no Brasil.
13
Marque a alternativa que preenche corretamente o espaço vazio do texto. "O líder do famigerado Arraial de Canudos, também conhecido como Belo Monte, se tratava de ____________, um beato messiânico que pregava a volta de Dom Sebastião, um antigo rei português."
Antônio Conselheiro
Hermes da Fonseca
Getúlio Vargas
Antônio Fagundes
Pedro Alonso, também conhecido como Antônio Conselheiro.
14
Qual foi a principal reação do governo em relação ao Arraial de Canudos?
Retaliou o arraial com força militar e o destruiu sem muito esforço na primeira tentativa de invasão.
Propôs uma oferta onde os desejos dos sertanejos seriam atendidos, porém eles se rejuntariam a soberania brasileira.
Deixa-lo viver de forma livre.
Atacar com forças militares o pequeno arraial, falhando em 3 invasões e dizimando-o na última.
15
Qual foi o estado brasileiro que foi anexado do território boliviano após acordos comerciais? E qual foi o principal produto de exportação deste novo estado, que marcou uma era nas exportações do Brasil?
Amazonas e Madeira.
Acre e Café.
Acre e Borracha.
Amazonas e Borracha.
Amapá e Madeira.