Simulação da P.O. de história 📖 do 1° bimestre

Simulação da P.O. de história 📖 do 1° bimestre

❗ REGRAS ❗ • Fazer sem consultar o material. • Pode refazer quantas vezes achar necessário. • As perguntas com "(Questão do livro)" são as perguntas que a professora falou que iria cair na prova.

Imagem de perfil user: Strawberry
Strawberry
1

Complete o período corretamente. "A passagem do século XIX para o XX foi marcada por diversas mudanças no Brasil, no caso a transição da monarquia para a república. Entretanto, esse processo não mudou muito as condições de vida da população em geral, pois...

Nenhuma das outras alternativas está certa.
dês do período da monarquia a população havia aumentado consideravelmente o padrão de vida que possuíam no período colonial e isso foi mantido durante a transição para a república, tanto que foi essa a razão da população em geral não ter intervido na queda da monarquia.
as desigualdades sociais não diminuíram, enquanto a maior parte dos moradores seguiam pobres, quem governava o país eram os líderes oligarcas que representavam apenas os interesses das elites, uma pequena parcela da população.
2

Nas últimas décadas do século XIX, tornou-se frequente na elite brasileira um debate sobre a "teoria do embranquecimento". O que dizia essa teoria? Quais os seus desdobramentos no contexto brasileiro? (Questão do livro).

Nenhuma das outras alternativas está certa.
A teoria tentava justificar o racismo alegando que os brancos seriam intelectualmente mais desenvolvidos do que negros e indígenas. No Brasil isso desencadeou um movimento em que integrantes das elites brasileiras migraram para o continente europeu.
A teoria tentava justificar o racismo alegando que os brancos seriam intelectualmente mais desenvolvidos do que negros e indígenas. No Brasil isso desencadeou o incentivo da imigração de europeus para o país, com o objetivo de trabalharem nas lavouras e embranquecerem a população.
3

Como eram as condições de trabalho no início da industrialização?

Nenhuma das outras alternativas está certa.
Eram mal desenvolvidas e as indústrias eram pequenas, por isso os trabalhadores recebiam um salário maior pela fato de haver pouca mão de obra desposta a trabalhar nas indústrias.
Eram precárias. Os trabalhadores passavam por extensas jornadas de trabalho em ambientes insalubres, muitas vezes suscetíveis a acidentes e desenvolvimento de doenças, recebendo um salário que não garantia estabilidade financeira, tudo isso não havendo leis trabalhistas.
4

Como você viu na questão anterior, as condições de trabalho no início da industrialização eram precárias, isso causou mobilizações entre os funcionários para melhorar essa situação. Que atitudes os trabalhadores adotaram para reinvindicar diretos e melhores condições de trabalho?

Eles faziam protestos e greves, além disso também foram criadas associações em prol dos trabalhadores, assim dando origem aos sindicatos.
Eles agendavam reuniões com os donos das empresas e enviavam um representante dos funcionários para debater em prol das reivindicações de seus colegas, assim dando origem aos sindicatos
Nenhuma das outras alternativas está certa.
5

No começo do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, na época capital federal, passou por uma fase de reformas urbanas conhecida popularmente como "Bota-abaixo". Quais foram suas causas e consequências? (Questão do livro).

Conjunto de medidas do governo, visando melhorar o centro da cidade. Obrigaram os moradores a abandonarem seus imóveis. Eles não tinham para aonde irem, então começaram a viver em barracos nos morros, iniciando-se às favelas.
Conjunto de medidas do governo, visando eliminar as áreas florestais restantes no Rio de Janeiro, pois isso era considerado um sinônimo de progresso na época.
Nenhuma das outras alternativas está certa.
6

As notáveis desigualdades sociais existentes na sociedade brasileira durante a virada do século XIX para o século XX causou diversas revoltas e conflitos. Haviam muitos grupos que, em busca de condições melhores de vida, juntaram-se e começavam a seguir líderes religiosos. Quais conflitos encaixam-se nessa descrição?

O cangaço e a Revolta da Chibata.
A Guerra dos Canudos e a Revolta do Contestado.
Nenhuma das outras alternativas está certa.
7

Como se deve a origem do cangaço?

Nenhuma das outras alternativas está certa.
Se deve à expulsão dos moradores dos cortiços de suas residências, tornando tais moradores violentos, montando assim os primeiros grupos de cangaço.
Se deve à prática dos coronéis nordestinos de contratarem pessoas armadas, chamadas jagunços, para defender suas propriedades e fazer valer os seus desejos por meio da violência.
8

Um marujo, ao ser acusado de entrar com dois litros de bebida alcoólica no navio, feriu o seu delator com golpes de navalha. Pela inflação, foi condenado a receber 250 chibatadas. Diante desse ocorrido, em 1910 mais de dois mil marinheiros, ancorados na Baía de Guanabara, desencadearam uma revolta que se estendeu por vários dias visando o fim dos castigos físicos e melhorias nas condições de trabalho dos marinheiros, revolta essa que ficou conhecida como Revolta da Chibata. Qual foi o desfecho da revolta?

Nenhuma das outras alternativas está certa.
Após semanas de conflito, ambos os lados desistiram e a revolta ficou sem desfecho.
O governo decretou o fim da aplicação da chibatada e se comprometeu a não punir os revoltosos. Entretanto, com o fim da revolta, mandou prender João Cândido, principal líder do movimento, e outros líderes.
9

Após diversas medidas que descontentaram a população carioca tomadas pelo governo para a urbanização do Rio de Janeiro, capital federal da época, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola foi o stop in, desse modo surgira a Revolta das Vacinas. No que consistia o movimento?

Consistia no desapontamento da população com o governo, que ao invés de vacinar a todos sem priorizar ninguém deu preferência a imunizar as elites políticas e agrícolas da época.
Consistia na exigência por parte da população do governo focar primeiro no combate de doenças como febre amarela e malária que causavam maior mortalidade entre os cidadãos da época.
Nenhuma das outras alternativas está certa.
10

Descreva o cotidiano de um seringueiro e seu trabalho de coleta do látex e produção da borracha. (Questão do livro).

O seringueiro começava cedo, percorria as estradas em dias alternados, com um facão. Ele fazia um corte na parte na parte de baixo da árvore, prendia um balde para a coleta do látex. Por volta do meio-dia, recolhia o látex e levava para ser defumado.
O seringueiro começava cedo, percorria as estradas em dias alternados, com um facão. Ele abria mata cortando as árvores nativas do bioma amazônico, para assim poder plantar as seringueiras.
Já sabe né? Nenhuma das outras alternativas está certa. 🙄
11

A economia da borracha teve efeitos diretos no desenvolvimento de cidade como Belém e Manaus. Explique de que modo essa atividade econômica proporcionou mudanças urbanas importantes nesses espaços. (Questão do livro).

Devido o aumento das exportações, as pessoas começaram a se mudar para as cidades de Belém e Manaus, fazendo acontecer o desenvolvimento de comércios e moradias.
Devido o aumento de exportações, cada vez mais pessoas enriqueciam e decidiam ir embora dos municípios, tornando assim mais fácil para a prefeitura cuidar do local e de seus habitantes em decorrência do baixo nível populacional.
Nenhuma das outras alternativas está certa.
12

O que foi o Tratado de Petrópolis?

Foi um tratado feito entre os governos brasileiro e boliviano para o Brasil anexar o território do Acre. O tratado determinou que o Brasil deveria pagar 2 milhões de libras à Bolívia, uma indenização 110 mil libras à Bolivian Syndicate e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré que atravessasse a Floresta Amazônica, visando facilitar o escoamento de mercadorias ao Atlântico.
Foi um tratado feito entre os governos brasileiro e boliviano para determinar que país poderia ser o principal exportador de látex da América do Sul. O tratado determinou que seria o Brasil, porém o país deveria pagar 2 milhões de libras à Bolívia, uma indenização 110 mil libras à Bolivian Syndicate e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré que atravessasse a Floresta Amazônica, visando facilitar o escoamento de mercadorias ao Atlântico.
Nenhuma das outras alternativas está certa.
13

O que causou o declínio da economia da borracha no Brasil?

Nenhuma das outras alternativas está certa.
Foi ocasionado pela concorrência da produção de borracha vinda de outros países. As mudas de seringueiras foram plantadas em países como Malásia e Cingapura, por exemplo, com pouco espaçamento uma da outra, agilizando o processo de coleta do látex.
Foi ocasionado pela extinção das seringueiras no bioma amazônico. Ao invés dos seringalistas tentarem recuperar a espécie, eles simplesmente desistiram da comercialização da borracha.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.