REGIÃO CENTRO SUL

REGIÃO CENTRO SUL

Uma das características de destaque da região Centro-Sul é a extensão das áreas destinadas à agricultura.

Imagem de perfil user: Almir Junior
Almir Junior
1

Uma das características de destaque da região Centro-Sul é a extensão das áreas destinadas à:

agricultura
CAFÉ
AÇUCAR
2

Até a década de 1970, a maior parte da produção brasileira no setor concentrava-se nessa região do país. O valor da terra aumentou gradativamente no Sul e no Sudeste, levando a um avanço da da agropecuária para:

o Mato Grosso do Sul, Goiás e Maceió, principalmente. O preço das terras nas áreas pioneiras sempre foi muito mais baixo do que nas áreas tradicionais.
o Mato Grosso do Sul, Ceará e Mato Grosso, principalmente. O preço das terras nas áreas pioneiras sempre foi muito mais baixo do que nas áreas tradicionais.
o Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, principalmente. O preço das terras nas áreas pioneiras sempre foi muito mais baixo do que nas áreas tradicionais.
3

Com o valor de uma pequena propriedade rural, nas áreas de ocupação tradicional, era possível adquirir grandes extensões de terra nas novas áreas de expansão. Essa transformação, que atendeu aos interesses de diversos setores econômicos, só pode acontecer com o apoio:

do governo federal, que garantiu a infraestrutura necessária (energia e transporte, por exemplo) nas novas áreas agrícolas.
Dos grandes empresarios, que garantiu a infraestrutura necessária (energia e transporte, por exemplo) nas novas áreas agrícolas.
do governo federal, mas não garantiu a infraestrutura necessária (energia e transporte, por exemplo) nas novas áreas agrícolas.
do governo federal, que garantiu a infraestrutura necessária (praia, parques e praças) nas novas áreas agrícolas.
do governo estadual, que garantiu a infraestrutura necessária (energia e transporte, por exemplo) nas novas áreas agrícolas.
4

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins têm produção agrícola moderna, que se caracteriza pelo uso intensivo de máquinas e outros insumos agrícolas. Soja, trigo e milho são alguns produtos que merecem destaque. No geral, esses grãos são destinados a:

Abastecer a indústria alimentícia de massas, óleos e margarinas, de ração para animais, além de serem produtos de exportação.
abastecer a indústria alimentícia de massas, óleos e margarinas, de ração para animais, além de serem produtos de importação.
abastecer a indústria alimentícia somente de massas e óleos e de ração para animais, além de serem produtos de exportação.
5

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins têm produção agrícola moderna, que se caracteriza:

Por não usar máquinas e outros insumos agrícolas. Soja, trigo e milho são alguns produtos que merecem destaque.
pelo uso intensivo de máquinas e outros insumos agrícolas. Soja, trigo e milho são alguns produtos que merecem destaque.
pelo uso intensivo de máquinas, mas sem insumos agrícolas. Soja, trigo e milho são alguns produtos que merecem destaque.
6

O bom desempenho da agricultura na região está vinculado à maneira pela qual fo realizada a organização do espaço ao longo do processo de ocupação. Foram aspectos favoráveis ao bom desempenho da atividade.

Somente ao desenvolvimento de pesquisas cientificas na agronomia
As caracteristicas naturais - clima, relevo, solo e hidrografia - e também o desenvolvimento de pesquisas cientificas na agronomia.
As caracteristicas naturais - clima e hidrografia - e também o desenvolvimento de pesquisas cientificas na agronomia
7

As caracteristicas naturais -clima, relevo, solo e hidrografia - e também o desenvolvimento de pesquisas cietificas na agronomia foram aspectos favoráveis ao bom desempenho da atividade.

Avanços obtidos na seleção de sementes, além do aumento da capacidade produtiva do solo, têm contri- buído para que os resultados na agricultura sejam cada vez melhores Fol o que ocorreu com a produção de látex e de maça.
Avanços obtidos na seleção de sementes, além do aumento da capacidade produtiva do solo, têm contribuído para que os resultados na agricultura sejam cada vez melhores Foi o que ocorreu com a produção de látex e de laranja
Avanços obtidos na seleção de sementes, além do aumento da capacidade produtiva do solo, têm contri- buído para que os resultados na agricultura sejam cada vez melhores Fol o que ocorreu com a café e de laranja
Avanços obtidos na seleção de sementes, além do aumento da capacidade produtiva do solo, têm contri- buído para que os resultados na agricultura sejam cada vez melhores Fol o que ocorreu com a produção de café e cana de açucar
8

o centro sul tem grande importancia na agricultura e tambem na:

o Centro-Sup tem importante parcela de sua economia baseada no fornecimento de açai (exportação de açai)
o Centro-Sup tem importante parcela de sua economia baseada no fornecimento de carnes (exportação de carne)
o Centro-Sup tem importante parcela de sua economia baseada no fornecimento de carnes (importação de carne)
9

Agronegócio é um conjunto de atividades ligadas à:

Produção agropecuária referente a toda a cadeia produtiva agricola e pecuária, desde o plantio e o cuidado com o gado. até a comercialização de seus produtos, incluindo a produção de insumos e os diversos serviços envolvidos.
Produção agropecuária referente apenas a pecuária, desde o plantio e o cuidado com o gado .
Produção agropecuária referente a apenas a cadeia produtiva agricola, com o plantio .
10

A região Centro-Sul, o agronegócio desenvolveu-se principalmente com os seguintes produtos:

cultivo da soja associado ao esmagamento do grão; cultivo da cana-de-açúcar associado à produção de álcool combustivel e açúcar, cultivo da maçã associado à produção de suco; criação de aves e suínos associada ao abate, ao empacotamento e à refrigeração.
cultivo da soja associado ao esmagamento do grão; cultivo da cana-de-açúcar associado à produção de suco de cana de açúcar, cultivo da laranja associado à produção de refrigerante de laranja; criação de aves e suínos associada ao abate, ao empacotamento e à refrigeração.
cultivo da soja associado ao esmagamento do grão; cultivo da cana-de-açúcar associado à produção de álcool combustivel e açúcar, cultivo da laranja associado à produção de suco; criação de aves e suínos associada ao abate, ao empacotamento e à refrigeração.
11

Hidrografia: transporte e energia Grande parte das terras do Centro-Sul abrange a região hidrográfica do no Paraná) Em geral, a hidrografia do Centro-Sul é bastante diversa:

alguns rios correrem áreas planas, destacando-se pela extensão,finura e pouca profundidade. Ha, ainda, aqueles que apresentam grandes quedas de água e vales encaixados, com alto potencial de geração de energia hidrelétrica
alguns rios correrem áreas planas, des tacando-se pela extensão, largura e profundidade. Ha, ainda, aqueles que apresentam grandes quedas de água e vales encaixados, com baixo potencial de geração de energia hidrelétrica
alguns rios correrem áreas planas, des tacando-se pela extensão, largura e profundidade. Ha, ainda, aqueles que apresentam grandes quedas de água e vales encaixados, com alto potencial de geração de energia hidrelétrica
12

Apesar de o nosso país apresentar uma rede hidrográfica bastante significativa, cal cula-se que apenas 10% do volume de carga sejam transportados por hidrovias no Brasil. As hidrovias mais extensas estão:

Na Amazónia Isso está relacionado ao relevo daquela região, que favorece a navegação fluvial.
No nordeste, isso está relacionado ao relevo daquela região, que favorece a navegação fluvial.
No sudeste, Isso está relacionado ao relevo daquela região, que favorece a navegação fluvial.
13

As hidrovias não precisam necessariamente coincidir com as áreas de relevo plano nos casos em que há grande necessidade de navegação em cursos-d'água com desniveis porque podem ser empregadas diversas soluções técnicas. É o que ocorre na região Centro-Sul. Em parte de suas hidrovias, foram construidas:

pontes
barreiras e eclusas
novos rios
14

A energia elétrica é distribuida para a população por meio das linhas de transmissão. O Centro-sul apresenta duas condições que permitem grande geração de energia hidrelétrica nas usinas hidreletrica.,

O aproveitamento da rede hidrográfica para a geração de energia tem estreita relação com o volume de água dos rios e com a declividade do relevo da região
O aproveitamento da rede hidrográfica para a geração de energia tem estreita relação com o pouco volume de água dos rios e com a declividade do relevo da região.
O aproveitamento da rede hidrográfica para a geração de energia tem estreita relação com o volume de água dos rios e com a baixa declividade do relevo da região.
15

Para a construção de uma usina a água de um rio, a agua é:

represada por uma barragem. Essa água represada forma um lago, que é o reservatório Quando abertos, os canas da barragem permitem que a água do resenatorio seja condunda até as turbinas da usina girando suas pls. O gerador é acionado sem a ajuda das pás.
represada por uma barragem. Essa água represada forma um lago, que é o reservatório Quando abertos, os canas da barragem permitem que a água do resenatorio seja conduzida até as turbinas da usina que não precisam girar suas pás. As pás das turbinas são ligadas a um gerador que produra energia elétrica
represada por uma barragem. Essa água represada forma um lago, que é o reservatório Quando abertos, os canas da barragem permitem que a água do resenatorio seja condunda até as turbinas da usina girando suas pls. As pas das turbinas são ligadas a um gerador que produra energia elétrica
16

As principais bacias hidrográficas do Centro- -Sul tem grande aproveitamento de seu potencial hidrelétrico. Na região hidrográfica do Paraná, por exemplo, 72% desse potencial já é utilizado atualmente. É nessa bacia que se localiza a usina de Itaipu, uma das maiores do mundo.

Como o consumo de energia nessa região está cada vez maior, há uma pressão para elevar o aproveitamento do potencial energético das bacias predominantemente amazónicas, como a do Araguaia-Tocantins e a do Amazonas.
Como o consumo de energia nessa região está cada vez menor, não há uma pressão para elevar o aproveitamento do potencial energético das bacias predominantemente amazónicas, como a do Araguaia-Tocantins e a do Amazonas.
17

O subsolo do Centro-Sul é composto de rochas de diferentes tipos e idades, favorecendo a riqueza mineral da região. A localização das principais áreas de exploração mineral da região estão

• nas serras cristalinas dos planaltos em Minas Gerais, onde são explorados diversos minérios • nas depressões do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde são exploradas as áreas carboníferas • no planalto e na chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso, com garimpo de ouro e diamante, ⚫ na depressão Sul-Amazônica, em Goiás e na sua divisa com o Tocantins, de onde são extraidos diamante e outras gemas preciosas, ouro, estanho e amianto.
Somente: • no planalto e na chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso, com garimpo de ouro e diamante, ⚫ na depressão Sul-Amazônica, em Goiás e na sua divisa com o Tocantins, de onde são extraidos diamante e outras gemas preciosas, ouro, estanho e amianto.
18

No Brasil, as reservas de carvão mineral localizam-se em __________________,____________________ e _______________ Em Santa Catarina, encontra-se a maior delas, no vale do rio Tubarão e nos municipios de Urussanga, Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma. Como essas reservas são de pouca profundidade, sua exploração é mais barata, diferentemente da que ocorre no Rio Grande do Sul, cujas jazidas estão a maiores profundidades

Santa Catarina, no méxico e no Paraná.
Goias, no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Pará.
19

Em Santa Catarina, encontra-se a maior delas:

no vale do rio Tubarão e nos municipios de Urussanga, Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma.
no vale do rio Baleia e nos municipios de Urussanga, Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma.
no vale do rio Tubarão e nos municipios de Missangaa, Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma.
20

As reservas carboníferas no subsolo brasileiro são extensas, mas o carvão é de baixa qualidade. O carvão do Brasil possui baixo teor calorifero, grande quantidade de cinzas e alto nivel de enxofre - ele é um carvão betuminoso É usado de duas maneiras:

para a produção de coque, material utilizado para elevar a temperatura dos altos-fornos das siderúrgicas, e para a obtenção de vapor, a fim de mover turbinas e geradores.
para a produção de coque, material utilizado para abaixar a temperatura dos altos-fornos das siderúrgicas, e para a obtenção de vapor, a fim de mover turbinas e geradores.
21

O Centro-Sul concentra a maior extensão de desmatamento do Brasil Em todos os dominios de natureza da região, a taxa de destruição das paisagens originas é bastante elevada. Todo esse desmatamento impacta fortemente no ambiente acelerando: .

Somente a contaminação dos solos a poluição das águas e do a
os processos erosivos, a contaminação dos solos mas não a poluição das águas e do ar
os processos erosivos, a contaminação dos solos a poluição das águas e do ar
22

É uma das áreas com maior biodiversidade no mundo, vern sendo desmatada desde o iníco da colonização portuguesa no Brasil Da área orginal, restam menos de 8%. Os solos do local foram des gastados, pois sofreram processos erosivos decorrentes das práticas agricolas realizadas inadequadamente.

O CERRADO
A Mata Atlântica,
A AMAZONIA
23

Vem sendo continuamente desmatado nas ultimas três décadas Sua paisagem natural deu lugar a grandes propriedades agrícolas, que fazem uso intensivo de máquinas, técnicas de imgação, agrotóxicos e adubos. Nessas áreas de cerrado, hoje são criados grandes rebanhos de bovinos e produzidos milhões de tone- ladas de grãos, como soja, milho e arroz

A MATA ATLANTICA
O cerrado
A AMAZONIA
PANTANAL
24

As feições vegetais do complexo do pantanal também estão sofrendo com o desmatamento para a realização da agropecuária. Para essa atividade económica são utilizados, em larga escala, agrotóxicos e adubos inorgánicos. Esses produtos:

são levados pelas chuvas aos leitos dos rios que cortam o Pantanal MAS NÃO contamina-os. Em consequência, os animais também são contaminados peixes e aves do Pantanal já apresentam no organismo elevado Indice de substâncias tóxicas utilizadas na agricultura.
são levados pelas chuvas aos leitos dos rios que cortam o Pantanal, contaminando-os. Em consequência, os animais também são contaminados peixes e aves do Pantanal já apresentam no organismo elevado Indice de substâncias tóxicas utilizadas na agricultura.
25

A expansão dos areais já existentes nas pradarias do Rio Grande do Sul for provocada pela prática da pecuária concentrada na região. O processo de arenização em áreas de agropecuária do estado é um caso típico de degradação provocado pelo uso inadequado do solo. Esse fenómeno faz com que:

As raizes fiquem restritas as camadas mais superficiais do terreno, prejudicando a absorção de nutrientes e água.
As raizes fiquem restritas as camadas mais superficiais do terreno, não prejudicando a absorção de nutrientes e água.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.