GEOGRAFIA AGRÍCOLA
QUIZ DESTINADO A VERIFICAR O SEU CONHECIMENTO SOBRE AGRICULTURA BRASILEIRA
0
0
0
1
Os maiores produtores brasileiros de cana-de-açúcar e cacau são, respectivamente:
São Paulo e Bahia
Pernambuco e Bahia
2
O maior parcelamento das propriedades, a presença de culturas diversificadas em áreas de brejos constituem características no Nordeste, notadamente:
na Zona da Mata.
no Agreste.
3
A Reforma Agrária é fruto de um amplo debate no Brasil desde a década de 1950. Sobre Reforma Agrária, pode-se afirmar que:
Foi implantada com sucesso no Brasil na década de 1990 e teve como resultado a igualitária distribuição das terras no Brasil, bem como o fim dos latifúndios.
A Reforma Agrária no Brasil fracassou devido à grande influência dos grandes produtores rurais no meio político brasileiro.
4
A cana-de-açúcar produzida nos estados de São Paulo e do Paraná alcança produtividade mais elevada por hectare quando comparada à produzida nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A desvantagem que se verifica no Nordeste deve-se:
Às frequentes secas que assolam o semi-árido nordestino.
Aos baixos investimentos na melhoria genética das plantas.
5
À época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
Plantation.
Agricultura de subsistência.
6
Chamamos de sistemas agrícolas:
Aos sistemas planejados de produção agrícola.
Ao conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.
7
O meeiro constitui, no Brasil, um tipo característico de trabalhador rural:
Que recebe em pagamento metade dos lucros do proprietário.
Que entrega ao proprietário metade do que produziu.
8
Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa
Do intenso processo de modernização da agricultura.
Da expansão da fronteira agrícola.