Raça e Etnicidade:
Baseado no cáp. 7, Raça e Etnicidade, do livro - Sociologia: Sua Bússola para um Novo Mundo, serão apresentadas afirmações que constam no texto ora de forma literal, ora de forma interpretativa, afim de que o/a estudante possa confrontar suas aprendizagens e o conteúdo abordado, levando a rememorar o texto e interpretar criticamente o seu processo de ensino-aprendizagem. Obs: Sugestão anotar as respostas, pois ao final será dada as respostas corretas.
0
0
0
1
Os argumentos biológicos acerca de diferenças raciais tornaram-se mais sofisticados com o tempo.
Errado?
Certo?
2
Leia o fragmento abaixo: "Sendo assim, podemos definir raça como um construto social utilizado para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas, o que normalmente tem consequências profundas para suas vidas. No entanto, essa definição não levanta uma questão interessante: se raça é meramente um construto social e não um termo biológico útil, por que as percepções de diferenças físicas não são usadas para distinguir grupos de pessoas?" Dado o fragmento acima, e a leitura prévia realizada indique: O fragmento encontra-se incorreto?
Oxe! Que texto era pra ler?
Errado?
Certo?
3
Quando abordamos sobre a situação étnica e racial no Brasil, seja através de textos ou vídeos, podemos perceber que o racismo é institucionalizado e estrutural. Acerca da situação no Brasil , o texto deixa explicito que há um extremo em que a maioria dos negros não desfrutam da etnicidade simbólica. É importante salientar que a etnicidade simbólica é uma "lealdade nostálgica à cultura da geração imigrante, ou àquela do antigo país." (GANS, 1979b: 436). A respeito dessa afirmação acima interpela-se que:
Sua identidade como negros é opcional, porque o racismo se impõe sobre eles cotidianamente.
Sua identidade como negros não é opcional, visto que o racismo se impões sobre eles cotidianamente.
4
"A proporção dos negros condenados é mais alta do que a sua proporção na distribuição racial da população do município de São Paulo [...] O princípio da igualdade de todos perante as leis, independe de diferenças sociais e desigualdades, aprece estar comprometido pelo funcionamento preconceituoso do sistema de justiça criminal." (ADORNO, 1995: 63)
Nem sei onde está isso no texto. ¬¬'
Errado?
Certo?
5
"Os brasileiros têm hoje mais liberdade para escolher sua identidade étnica do que os cidadãos da União Soviética jamais tiveram. Entretanto, membros de minorias étnicas no Brasil têm hoje mais liberdade para escolher sua identidade do que membros de minorias sociais."
Mais uma? ¬¬
Errado?
Certo?