Quiz Projetos Político-Pedagógicos
Erros clássicos na escrita do Projeto Político Pedagógico
0
0
0
1
Para a escrita do PPP na escola, é interessante contratar uma consultoria externa, uma vez que os envolvidos no processo educacional necessitam de orientação constante na construção do documento, além de contribuir com uma visão holística sobre ensino e aprendizagem.
Verdade
Falso
2
Caracterizar as famílias e o entorno escolar de maneira abstrata e superficial é uma maneira de não expor a comunidade educativa em documentos oficiais da escola.
Verdade
Falso
3
Mencionar o protagonismo juvenil no PPP não é suficiente, é necessário muito mais que isso, a escola deve envolver os estudantes na participação democrática dos espaços, como as assembleias e grêmio estudantil. Dar vez e voz aos estudantes significa favorecer o processo pedagógico e a aprendizagem.
Verdade
Falso
4
Temas que podem gerar controvérsia entre a comunidade escolar, como racismo, homofobia e desigualdade social, devem ser evitados nas discussões de embasamento teórico para a escrita do PPP.
Verdade
Falso
5
Por se tratar de um documento identitário da instituição escolar, o PPP precisa ser escrito com uma linguagem técnica e rebuscada. Os atores envolvidos precisam se adequar às formalidades.
Verdade
Falso
6
Não é necessário alinhar o PPP da escola com documentos oficiais a nível federal ou estadual como a BNCC ou currículo Bahia, uma vez que o Referencial Curricular de Jacobina (RCJ) e demais documentos do município já contemplam o suficiente para investir nas concepções de ensino e aprendizagem do documento.
Falso
Verdade