A importância da discussão e elaboração sobre do projeto político pedagógico.
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO SÁ PEREIRA
0
0
0
1
O que significa PPP?
Projeto Político do Proficiente
Projeto Pensando no Professor-Aluno
Projeto Político Pedagógico
Projeto Preparando o Pedagógico
2
As palavras que compõem o nome do PPP referem-se: o P - projeto - porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. o P - político - por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. o P - pedagógico - porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
falso
verdadeiro
3
A elaboração do PPP precisa contemplar os Tópicos abaixo? o Missão o Clientela o Dados sobre a aprendizagem o Relação com as famílias o Recursos o Diretrizes pedagógicas o Plano de ação
não
sim
4
Segundo Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo: "O PPP se torna um documento _________________ na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos.".
vivo e eficiente
importante
necessário
relevante
5
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP ou simplesmente projeto pedagógico)
verdadeiro
falso
6
O Projeto Pedagógico deve ser revisado?
Sim, de dois em dois anos.
Sim, ele deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse período, se a comunidade escolar sentir tal necessidade.
Sim, a cada troca de gestão ou se a comunidade escolar sentir tal necessidade.
7
Quem deve/pode elaborar o PPP?
A elaboração do Projeto Político Pedagógico ocorre na GERED e após definido o currículo escolar é enviado a Escola.
O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por profissionais especializados em conjunto com a gestora escolar.
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que dêem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos.
8
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes.
Verdadeiro
Falso
9
Qual o nº da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional?
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1986.
LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013.
10
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, como deve ser composto o calendário escolar?
O calendário deve obedecer ao ano civil, sendo possível a redução do número de horas letivas previsto por lei conforme as peculiaridades locais.
O calendário escolar deve obedecer ao ano civil e todas as redes deverão cumprir o mínimo de 800 horas anuais
11
Em 1996 a LDB alterou a norma sobre inclusão. Sobre o tema, a lei diz que:
Os sistemas de ensino são responsáveis por oferecer o currículo adaptado, recursos, professores capacitados, terminalidade própria para quem não conseguir atingir o nível exigido para conclusão, Educação especial para o trabalho e acesso aos programas sociais existentes para incluir alunos com deficiência.
Os sistemas de ensino são responsáveis por oferecer o currículo regular ministrado por professores especializados e recursos específicos, como a infraestrutura
12
As funções dos docentes, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, são:
Elaborar e cumprir o plano de trabalho e zelar pela aprendizagem dos estudantes. Outras atribuições, como ministrar os dias letivos ou colaborar com a articulação escola-comunidade, são exclusivas apenas de algumas redes.
Elaborar e cumprir o plano de trabalho, conforme a proposta pedagógica da unidade, e zelar pela aprendizagem dos estudantes.
13
Pela LDB é dever dos pais matricular os filhos na escola, em especial no ensino fundamental. O que pode acontecer com os pais que não cumprirem com este dever?
Receber uma advertência verbal do juiz e ser ordenada a matrícula compulsória da criança ou adolescente.
Podem perder a guarda dos filhos, que serão encaminhados a abrigos e terão sua matrícula efetivada em uma escola próxima
Podem ser presos pelo não cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
14
A Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade
Preparar o educando para o trabalho e para a cidadania, tornando-o capaz de se adaptar a novas condições de ocupação.
Desenvolver integralmente o educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Estimular a criação cultural do educando e o seu desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Desenvolver a capacidade do educando para aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
15
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), o artigo 26A estabelece o estudo obrigatório da história e da cultura afro-brasileira e indígena para os estabelecimentos de
Ensino fundamental e médio.
Ensino fundamental, médio e superior.
Educação infantil, ensino fundamental e médio.
Ensino médio e superior.