1
Vygotsky trabalha com as ideias de "nível de desenvolvimento real" e a "zona de desenvolvimento proximal" e "zona de desenvolvimento distal". No que se refere ao primeiro, o autor entende que ele ocorre quando a criança:
não soluciona um problema.
soluciona um problema com a ajuda de seus genitores.
soluciona parcialmente um problema.
soluciona um problema com a ajuda de colegas.
soluciona um problema de forma autônoma.
2
A teoria da psicogênese desenvolvida por Piaget estudava as transformações ocorridas no processo de transição dos estados de conhecimento, os seus estudos sobre o desenvolvimento congênito consideravam as predominantes:
Socialista, afetiva e nativista
Inatista, socialista e interacionista
Nativista, ambientalista, afetiva e socialista
Afetiva, nativista e ambientalista
Inatista, ambientalista e interacionista
3
A temática da inclusão escolar é muito relevante, mas percebe-se que ainda há muito a ser feito para se combater a dicotomia da inclusão e exclusão presente nas escolas, tanto pela complexidade da questão como pelo volume de demandas de nossa Educação. O que se vivencia na prática difere do que é garantido pelas leis: as escolas comumente não têm condições físicas, pedagógicas e sociais para assegurar a inclusão de crianças com deficiência. Com base no excerto acima, assinale a afirmativa que indica os direitos dos alunos com base no artigo 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), "Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação":
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, mediante a apresentação de laudo diagnóstico
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, que promovam a sua autonomia;
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos, organização específicos e profissionais que auxiliem nas atividades em sala de aula;
Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, de acordo com a disponibilidade e estrutura da instituição;
4
O professor de uma escola pública tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria de Jean Piaget. Esse professor irá desenvolver com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental uma aula de Ciências sobre o tema força e movimento, utilizando a abordagem construtivista. Nesse contexto e considerando os pressupostos da teoria Piagetiana, qual deverá ser a proposta de trabalho elaborada pelo professor? Avalie as afirmações a seguir: (Adaptado do ENAD) I. Demonstrar aos alunos, em laboratório, experimentos relacionados ao tema e realizar avaliação do conteúdo trabalhado, já que esse processo é mais favorável para a aprendizagem. II. Usar livro didático e figuras previamente selecionadas para sintetizar conceitos e informações não relacionados ao conteúdo trabalhado. III. Aplicar exercícios de fixação em níveis de alta complexidade para internalização dos conteúdos pelos estudantes. IV. Partir do saber do cotidiano do estudante sobre a relação entre força e movimento para provocar o surgimento de hipóteses, criar conflitos cognitivos para desenvolver conceitos desejados; V. Fazer leituras apenas informativas sobre o conteúdo e, a partir de apresentação de materiais ilustrativos, descrever o conceito de força e de movimento, expondo exemplos. É correto apenas o que se afirma em:
Apenas IV
I e II apenas
III e IV apenas
IV e V apenas
Apenas III
5
A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:
Deve ser pensado como uma questão cognitiva, cabendo ao profissional de Psicologia realizar a intervenção de maneira individual.
É uma questão relativa à didática, cabendo ao profissional de Psicologia intervir no método de ensino utilizado pelo docente.
Deve ser pensado como uma produção do próprio sistema social e, consequentemente, do sistema educacional, uma vez que os discursos normativos privilegiam determinados saberes em detrimento de outros, determinadas condutas em detrimentos de outras, produzindo, assim, o fenômeno do fracasso escolar.
É uma questão para a qual não se tem solução, uma vez que em toda sala de aula haverá estudantes menos capacitados para determinadas aprendizagens, não cabendo ao profissional de Psicologia, nesse caso, encontrar um modo de resolvê-lo, mas reconhecê-lo e ajudar a comunidade escolar a lidar com a realidade.
O fracasso escolar era visto, a partir das perspectivas críticas, como uma produção do sistema de ensino neoliberal, portanto, determinada por fatores históricos e políticos, sendo que tal interpretação perde força a partir da década de 1980.
6
Assinale a alternativa correta sobre o que falam as teorias cognitivistas acerca do desenvolvimento e de aprendizagem:
A aprendizagem, realizada de forma mecânica, não conscientizada, aconteceria por meio de ensaio e erro até chegar ao resultado positivo, tornando o treinamento de habilidades uma das principais funções da educação escolar
Os seres humanos são capazes de se desenvolverem a partir do conhecimento que adquirem (sobre si e sobre o mundo) e a aprendizagem é o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva
Aprendizagem é possível considerando-se as relações entre as pessoas e sua interação com os contextos em que vivem produzem significados, desde que as mediações aconteçam pelos adultos.
Em variados contextos os seres humanos são capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos mas sua capacidade de aprendizagem diminui com o distanciamento do âmbito escolar.
O escola é a principal espaço para desenvolvimento das aprendizagens humanas
7
A Motivação na aprendizagem, tendo como referência o cenário específico da escola e as atividades para as quais o aluno deve estar motivado, pode ser extrínseca e intrínseca. Sobre a motivação intrínseca analise as afirmativas abaixo: I- É quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. II- A razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. III- A motivação está fora do sujeito que aprende; são as consequências do aprender, e não a própria atividade em si que movem a pessoa em direção à aprendizagem. IV- Esta motivação está associada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva. Estão CORRETAS as afirmativas:
I , II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I e III apenas.
8
As teorias psicológicas refletem a maneira pela qual pode ser visto o papel da escola no desenvolvimento psicológico das crianças. Um primeiro conjunto vê a escola como um local privilegiado para a aplicação de conhecimentos derivados de estudos e pesquisas realizados fora do âmbito escolar, como as concepções behavioristas e piagetianas. Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Disponível em: LOMÂNACO, J. F. B. Psicologia e educação: hoje e amanhã. Psicologia Escolar e Educação, 3, 1, 1999. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85571999000100002. Assim, levando em consideração os saberes da psicologia da aprendizagem nas diferentes práticas formais e informais da educação como espaços inclusivos, é correto afirmar que:
A abordagem vygotskyana, enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, descartando à consideração de eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo e atuariam como mediadores entre os estímulos e as respostas
A relação Psicologia-Educação, defende que a escola é um elemento decisivo para o desenvolvimento psicológico, podendo até mesmo atrapalhá-lo.
O trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos afetivos e cognitivos, exceto sociais.
A teoria Piaget, salienta a importância do ensino escolar para o desenvolvimento de conceitos científicos, envolvendo os aspectos socio-histórico do sujeito
De acordo com a concepção piagetiana, embora o desenvolvimento possa ocorrer fora da escola, possibilita avaliar a aplicação de princípios psicológicos a um grande número de sujeitos.