1
1) A superfície freática ou nível de água subterrânea corresponde à altura do nível de água no poço tubular. Com base nas alternativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
O nível freático acompanha aproximadamente as irregularidades da superfície do terreno.
Em áreas de clima úmido o nível freático é determinante para o aumento da vazão dos rios efluentes à montante.
Em áreas de clima árido o nível freático possui tendência a movimento descendente por capilaridade, precipitando parte do conteúdo dissolvido na água nas camadas do regolito.
O nível freático situa-se acima da zona vadosa, onde os processos de interação da água subterrânea com a rocha são mais intensos.
O nível freático marca o limite inferior da zona saturada.
2
A contaminação das águas subterrâneas constitui grande preocupação dos órgãos ambientais governamentais em razão de degradar a qualidade da água disponibilizada à população. Com base nas alternativas abaixo, em relação aos processos de contaminação, assinale a alternativa CORRETA.
A contaminação das águas subterrâneas decorre exclusivamente de mecanismos antrópicos.
Os metais pesados como chumbo, cromo, mercúrio e cádmio podem ser altamente danosos à saúde humana e sua disseminação em muitos ambientes naturais é favorecida pela elevada mobilidade que apresentam.
A água subterrânea na zona não saturada movimenta-se em geral de forma rápida, disseminando a contaminação em condições anaeróbicas.
O nitrato é o contaminante mais comum e de ocorrência mais ampla na água subterrânea, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, sendo caracterizado, pela alta mobilidade geoquímica e longa persistência.
A contaminação decorre de processos e mecanismos atuantes principalmente na zona saturada do aquífero, onde a vulnerabilidade é maior, decorrente da presença de argilas.
3
3) Os diferentes tipos de aquíferos são dependentes de características físicas como permeabilidade, espessura, geometria das camadas. Com base nas alternativas abaixo, assinale a CORRETA.
Em aquíferos confinados a recarga de água se faz diretamente em zonas aflorantes, em geral nas regiões topograficamente mais elevadas.
Os aquíferos denominados aquicludes possuem baixa permeabilidade e são constituídos por arenitos finos e/ou siltitos.
Aquíferos não-confinados podem apresentar artesianismo nas zonas elevadas.
Aquíferos confinados caracterizam-se por possuírem aquicludes sotopostos.
A água subterrânea move-se nos aquíferos devido à pressão confinante.
4
4) Segundo o IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) a temperatura média da superfície da Terra tem aumentado de forma mais acentuada desde 1960, principalmente devido ao aumento de emissões dos gases de efeito estufa derivados da ação antrópica. Como consequências desse aumento de temperatura pode-se esperar os seguintes efeitos: I – Subida do nível do mar. II – Geleiras de montanha terão aumento de precipitação e consequente expansão. III – Aumento da frequência de fenômenos atmosféricos drásticos (tornados, ciclones e furacões).
Apenas II e III
Apenas I e II
Apenas II
I, II e III
Apenas I e III
5
O aumento das queimadas gera material particulado, o chamado carbono negro, que é liberado para a atmosfera e transportado por longas distâncias podendo chegar as regiões polares. Com a deposição desse material sobre a neve, qual o efeito que se deve esperar nessa região?
Aumento do albedo.
Diminuição do albedo.
Não apresentaria alteração.
Aumento da reflexão.
Aumento da acumulação de neve.
6
As perfurações de testemunhos de gelo na Antártica e Groenlândia que se iniciaram na década de 1950 expandiram o conhecimento sobre uma variedade de informações paleoclimáticas, entre elas pode-se citar?
Concentração dos gases estufa, variação de temperatura ao longo de períodos glaciais e interglaciais e idade do gelo perfurado.
Distribuição de vegetação e variação de temperatura ao longo de períodos glaciais e interglaciais.
Distribuição de vegetação e a idade do gelo perfurado.
Concentração de gases estufa e padrões de circulação oceânica
Concentração de gases estufa, padrões de circulação oceânica e a idade do gelo perfurado.
7
7) Gemas são normalmente minerais. Uma das características que atribui valor às gemas é a cor. Deste modo afirma-se que: I – Para variedades gemológicas a cor pode estar relacionada a impurezas, ou seja, elementos-traço, que podem ser substitucionais ou intersticiais. II – A presença de um mesmo íon como impureza (e.g. Fe+3) sempre atribui a mesma cor, mesmo para diferentes minerais. III – Uma das causas da cor dos minerais é a absorção e reflexão seletiva de determinadas porções do espectro visível, que pode ser definida pela presença de determinados íons. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas II e III
Apenas I e II
Apenas I
I, II e III
Apenas I e III
8
Uma das gemas mais utilizadas é o diamante. Sobre este mineral, pode-se afirmar: I – As ligações químicas entre os átomos de carbono são do tipo covalente, onde cada átomo de carbono está ligado a quatro carbonos, compartilhando elétrons. II – Uma das principais propriedades do diamante é a dureza, atribuída a este mineral tanto pelo tipo de ligação entre os átomos, mas também pelo empacotamento cristalino, que é resultado das condições de pressão e temperatura durante a cristalização. III – Embora o diamante possua a maior dureza existente, existem ligações mais fracas em alguns planos cristalinos, o que atribui a este mineral planos de clivagem. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas II e III
I, II e III
Apenas I
Apenas I e II
Apenas I e III
9
Com base nas propriedades físicas dos minerais, pode-se afirmar: I – O diamante é formado apenas por ligações iônicas e representa o maior valor de dureza na Escala de Mohs. II – Minerais formados por ligações covalentes possuem clivagens imperfeitas e os formados por ligações iônicas produzem clivagens perfeitas. III – A densidade de um mineral depende da massa atômica dos íons e como eles estão empacotados na estrutura do mineral. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas I e III
Apenas I e II
Apenas I
I, II e III
Apenas II e III
10
Através de estudos geofísicos pode-se identificar uma descontinuidade da passagem de ondas P e S no manto terrestre que ocorre em um intervalo de 400 a 650 km. Esta descontinuidade é conhecida como zona de transição do manto e é causada principalmente:
Pela alta viscosidade das rochas presentes nesta região.
Pela presença de minerais do grupo dos filossilicatos;
Pela presença de H2O na estrutura cristalina dos minerais;
Pela baixa pressão e alta temperatura que torna a estrutura dos minerais mais densa;
Pelo aumento da densidade causada pela alta pressão que afeta a estrutura cristalina dos minerais;
11
Com base nas rochas ígneas, seus ambientes de formação e mecanismos de geração de magma, pode-se afirmar: I – Em zonas de subducção, o principal mecanismo de formação de magma é a fusão por indução de fluidos que são liberados para a cunha mantélica abaixando o ponto de fusão das rochas. II – Em regiões de arco de ilhas, o magmatismo ocorre através do processo de fusão por descompressão dos peridotitos mantélicos que se encontram mais próximo da superfície. III – Erupções fissurais são o principal vulcanismo em um ambiente de dorsais meso-oceânicas. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas II e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas I
Apenas I e III
12
Soleiras podem, superficialmente, serem semelhantes a fluxos de lavas. No entanto, algumas feições são importantes para distinguir as duas ocorrências. A partir desta premissa e com base no exposto abaixo, pode-se afirmar: I – É comum a sobreposição de fluxos de lava antigos pelos fluxos subsequentes e a presença de paleossolos entre diferentes fluxos de lavas. II – As rochas encaixantes podem apresentar modificações texturais e mineralógicas, decorrentes do efeito térmico provocado pela intrusão da soleira. III – As rochas relacionadas aos fluxos de lavas tendem a serem texturalmente mais finas do que as soleiras. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
I, II e III
Apenas I e III
Apenas III
Apenas II e III
Apenas II
13
Os estilos eruptivos e as formas de relevo dos vulcões são determinados principalmente pela composição do magma. Com base nas alternativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
Erupções hawaianas são extremamente violentas e capazes de produzir fluxos piroclásticos catastróficos.
A estrutura eutaxítica é diagnóstica de depósitos piroclásticos não soldados.
As principais formas de relevo dos vulcões são: escudo, cinder-cone, domos, estrato-vulcão e caldeiras.
Morfologia pahoehoe e a´a´ são as formas de relevo vulcânico conhecidas.
Pillow lavas são feições típicas de rochas vulcânicas ácidas.
14
A Grandes Províncias Ígneas (Large Igneous Provinces – LIPs) são eventos magmáticos anômalos responsáveis pela extrusão de volumes imensos de rochas predominantemente vulcânicas e máficas. A partir desta premissa e com base no exposto abaixo, pode-se afirmar: I - Nas LIPs as rochas intrusivas podem ocorrer relacionadas às rochas vulcânicas. II - As LIPs mais comuns são representadas por basaltos de platô continental e basaltos de fundo oceânico. III - As LIPs máficas podem ter um grande volume de riolitos e traquitos. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas I e III
Apenas II e III
Apenas II
Apenas III
I, II e III
15
Considerado o cinturão de montanhas com as maiores altitudes do mundo, o Himalaia é resultante de colisão continental entre a Índia e a Eurasia, que iniciou à cerca de ___________, após o consumo do oceano __________. Após o início da colisão continental a Índia penetrou a Eurásia cerca de __________. Selecione qual das alternativas abaixo preenche corretamente as lacunas do texto.
50 milhões de anos - Thetys - 4000 km
150 milhões de anos - Adamastor - 2000 km
150 milhões de anos - Iapetus - 2000 km
50 milhões de anos - Adamastor - 2000 km
50 milhões de anos - Thetys - 2000 km
16
Escolha nas opções abaixo que mineral indica quando rochas crustais foram levadas a condições de pressão litostática elevadas (P > 45 kbar) em profundidades mantélicas.
Coesita
Safirina
Cordierita
Tridimita
Estaurolita
17
As trajetórias de P-T-t são registros da história singular de mudança de temperatura e pressão de cada rocha metamórfica. Sobre essas trajetórias, pode-se afirmar: I – A trajetória P-T-t de cada rocha é refletida em sua textura e mineralogia. II – As trajetórias de P-T-t produzidas por colisão continental têm formas diferentes daquelas produzidas apenas por subducção. III – A parte retrogressiva da trajetória de P-T-t gerada em ambiente colisional representa o soerguimento e a exumação da rocha metamórfica que pode ocorrer conduzido por intemperismo-erosão ou por colapso das montanhas. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
I, II e III
Apenas II e III
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas I
18
Com relação ao decaimento radioativo e sistemas isotópicos, pode-se afirmar: I – O número de átomos-pai em um grão mineral diminui, e o número de átomos-filho aumenta durante o decaimento radioativo. II – Um dos sistemas isotópicos utilizados em geologia é o Rb-Sr, onde o átomo-pai 87Rb decai para o átomo-filho 87Sr. III – Em um diagrama isocrônico Rb-Sr o eixo X é representado pela razão 87Rb/86Sr enquanto o eixo Y pela razão 87Sr/86Sr. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas I e III
Apenas I
Apenas I e II
I, II e III
Apenas II e III
19
No método U-Pb são utilizados minerais que contem urânio no seu retículo cristalino. Dentre esses minerais, principalmente o zircão, é utilizado pois: I - Possibilita determinações precisas em cristais minúsculos. II – Apresenta temperatura de bloqueio muito alta para o sistema isotópico U-Pb, cerca de 1800oC. III – Possui um retículo cristalino muito resistente a alterações posteriores, retendo com eficiência tanto o elemento-pai Pb como o elemento-filho U. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta
Apenas II e III
Apenas I
Apenas I e II
I, II e III
Apenas I e III
20
Com relação à diferenciação magmática, pode-se afirmar: I – É um processo por meio da qual rochas de proporções variadas podem surgir a partir de um magma parental uniforme. II – Ocorre porque diferentes minerais cristalizam em diferentes temperaturas. III – Registra evidências de P-T-t de processos no estado sólido desenvolvidos durante estágios precoces de formação de intrusões magmáticas. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta
Apenas I e III
I, II e III
Apenas II e III
Apenas I
Apenas I e II
21
Com relação às rochas resultantes de atividade tectônica concentrada, avalie as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que indica quais afirmativas estão corretas. I - O reconhecimento e classificação de rochas miloníticas tem por base a relação volumétrica entre material recristalizado e material preservado. II - O teor de porfiroclastos versus o teor de matriz permite distinguir rochas da série cataclástica de rochas da série milonítica. III - Rochas cataclásticas são mais comuns em profundidade inferior a 4 km e temperatura menor que 100 °C.
Apenas II e III
I, II e III
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas I
22
Em relação às rochas metamórficas, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que indica quais afirmativas estão corretas. I - A composição mineralógica de uma rocha metamórfica sempre reflete as condições de metamorfismo às quais a rocha foi submetida. II - A estrutura das rochas metamórficas permite avaliar suas condições de metamorfismo. III - A preservação de estruturas ígneas durante o metamorfismo é facilitada se o acesso de água ao sistema for limitado.
Apenas II e III
Apenas I
I, II e III
Apenas I e III
Apenas I e II
23
Em relação às rochas metamórficas, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que indica quais afirmativas estão corretas. I - A partir de protólitos pelíticos, a mineralogia metamórfica se torna menos variada se a temperatura for mais alta. II - O grau de penetratividade das transformações mineralógicas e texturais durante o metamorfismo depende, ao menos em parte, do grau de hidratação do sistema. III - Rochas submetidas a pressões muitos elevadas preservam a associação mineral gerada sob estas condições quando levadas à superfície.
Apenas I e III
Apenas I
Apenas II e III
I, II e III
Apenas I e II
24
As afirmativas a seguir dizem respeito ao papel dos fluidos nos processos de metamorfismo. I - Em rochas onde não há pressão de fluidos intersticiais, a pressão litostática é transmitida por meio dos contatos entre os minerais. II - Durante o metamorfismo, a presença de uma fase fluida intersticial tende a contrabalançar a pressão litostática. III - A pressão dirigida tem o mesmo efeito da pressão litostática no controle das reações metamórficas.
Apenas I e II
I, II e III
Apenas I e III
Apenas I
Apenas II e III
25
Em relação à análise de dobras, avalie as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que indica quais afirmativas estão corretas. I - A observação de uma dobra cilíndrica em plano perpendicular ao seu flanco resulta na percepção alterada de espessura da charneira. II - Dobras reclinadas são tipos especiais de dobras mergulhantes com caimento. III - A inversão estratigráfica é uma feição comum em qualquer tipo de dobra.
Apenas I e II
Apenas II e III
I, II e III
Apenas I e III
Apenas II
26
Com relação à geração dos magmas e suas propriedades físicas, é correto dizer que: I - O aumento da pressão e da quantidade de água favorecem temperaturas de fusão mais altas e maior volume de magma. II - A velocidade de assentamento de um cristal num líquido não depende apenas da densidade do cristal. III - A viscosidade de um magma representa a sua resistência ao fluxo. Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas I e II
Apenas I e III
I, II e III
Apenas II e III
Apenas II
27
Com relação às estruturas rúpteis, escolha as afirmativas corretas. I - Falha transformante é uma falha direcional que constitui um limite de placas. II - Na curva para a direita de uma falha lateral direita forma-se um ambiente extensional local. III - Estruturas de cavalgamento sempre geram inversão estratigráfica dos pacotes afetados.
Apenas I e II
Apenas II
I, II e III
Apenas I e III
Apenas II e III
28
A diversidade composicional dos magmas decorre de diversos fatores, entre os quais estão corretos: I - Tipo de rocha da área a ser fundida II - Taxa de fusão parcial na área-fonte III - Profundidade onde ocorre a fusão Com base nas afirmativas acima, qual é a alternativa correta:
Apenas I e III
I, II e III
Apenas II e III
Apenas I e II
Apenas II