Teste seus conhecimentos sobre aquecimento global!!!
Iniciativa de alunos do módulo de Geologia do Quartenário do curso de Ciências do Mar.
0
0
0
1
Com o aquecimento do sistema climático é possível observar algumas mudanças significativas em alguns sistemas naturais terrestres, dentre as alternativas abaixo indique a alternativa incorreta a respeito do aquecimento global.
Mudanças na salinidade da superfície oceânica fornecem evidências indiretas para mudanças no ciclo global da água sobre o oceano, é muito provável que regiões de alta salinidade, onde a evaporação domina, tenham se tornado mais salinas.
A taxa de subida do nível do mar desde meados do século XIX tem sido maior do que a taxa média durante os dois milênios anteriores.
O pH da água de superfície do oceano diminuiu por 0,1 o que corresponde a um aumento de 26% da acidez do oceano.
A extensão média anual do mar Ártico aumentou ao longo do período de 1979 a 2012.
2
As emissões de gases relacionados ao efeito estufa têm crescido desde a era pré-industrial até a atualidade devido ao desenvolvimento tecnológico ocorrido ao longo dos séculos. Os principais gases resultantes das atividades antrópicas são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Com relação à presença destes gases no planeta atualmente é correto afirmar que:
Resulta no acúmulo desses gases nas florestas onde são totalmente contidos pelos ciclos biogeoquímicos.
Permanece a taxas constantes visto que a energia proveniente do Sol é suficiente para quebrar as ligações covalentes destes compostos.
Está atribuída somente a ação humana visto que tais gases não existem na natureza.
Resulta no acúmulo desses gases na atmosfera, no continente (em plantas e no solo) e nos oceanos.
3
A Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), no seu Artigo 1, define alteração climática como: “uma alteração no clima que é atribuída, direta ou indiretamente, à atividade humana que altera a composição da atmosfera global e que é, além da variabilidade natural do clima, observada ao longo de períodos comparáveis.” Ou seja, as mudanças climáticas ocorrem por processos naturais e por interferência antrópica a longo ou a curto prazo. Assim, é possível relacionar quais impactos abaixo diretamente com as mudanças climáticas: I) Os glaciares continuam a diminuir em quase todo o mundo devido à mudança climática, afetando o escoamento e os recursos hídricos a jusante. A mudança climática está a causar o aquecimento e o descongelamento em regiões de alta latitude e em regiões elevadas II) Muitas espécies terrestres, de água doce ou marinhas mudaram a sua distribuição geográfica, sazonalidade, padrões de migração, abundância e interações entre espécies como resposta às alterações climáticas em curso III) Os impactos extremos recentes, tais como ondas de calor, secas, inundações, ciclones e fogos florestais, revelam a vulnerabilidade e exposição significativa de alguns ecossistemas e de muitos sistemas humanos à atual variabilidade do clima IV) A ocorrência de um fenômeno chamado de eutrofização da água. Esse processo consiste na presença excessiva de nutrientes oriundos de produtos químicos que contaminam os rios, provocando a proliferação desenfreada de algas e cianobactérias, que impedem a entrada de luz nos ambientes fluviais e reduzem a disponibilidade de oxigênio na água.
estão corretas a I e a III apenas
estão corretas a II e IV apenas
estão corretas a I, II, III.
estão corretas a I, II e IV
4
Pensando na ecologia da população humana, e os efeitos diretos e indiretos do aquecimento global em suas interações, quais das alternativas abaixo são propostas de mitigação?
Comprar produtos florestais sustentáveis, comprar produtos de empresas que emitem menos gases poluentes, usar automóvel movido a diesel
Diminuir o consumo de plásticos, reciclar, entomofagia e andar de carro
Andar de bicicleta, diminuir o consumo de carne, entomofagia (consumo de insetos) e Instalar sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias
Queimar florestas, plantar eucalipto, diminuir o consumo de carne e reciclar
5
Mitigar: ato de diminuir a intensidade de algo, fazer com que fique mais brando, calmo ou relaxado. Sobre a mitigação ambiental é incorreto afirmar que:
São medidas usadas para controlar a produção industrial e prejudicar os países em desenvolvimento, visto que o aquecimento global sempre existiu e não há necessidade de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Ainda que as estratégias sejam discutidas em âmbito governamental, é importante que as populações se conscientizem e busquem formas de remediar os impactos gerados no cotidiano, como por exemplo, reduzir o desperdício de água e optar por meios de locomoção mais sustentáveis.
São estratégias que buscam reduzir impactos ambientais, podem ser intersetoriais de forma a trazer vários co-benefícios.
Nenhuma das alternativas anteriores.
A cooperação internacional é fundamental para uma mitigação eficaz, visto que as vantagens incluem menores custos de mitigação, maior planejamento e maior eficácia.
6
O consumo de insetos, também conhecido como entomofagia, pode ser considerada uma proposta de mitigação do aquecimento global pois:
Não sei.
Durante o seu desenvolvimento, há grande incorporação de carbono em seus exoesqueletos, que trocados periodicamente, garantem um aprisionamento de gases do efeito estufa.
Diminuiria o dano deles causados em plantas, permitindo o crescimento e desenvolvimento de cobertura vegetal.
Podem ser criados em áreas bem menores, não necessitando de grandes áreas desmatadas para pastagens. Além disso, os insetos apresentam uma alta eficiência de assimilação de nutrientes e baixa eliminação de gases do efeito estufa.
7
Qual é a melhor estratégia para mitigar os problemas das mudanças climáticas?
Para se ter um planejamento devido, é necessário que exista apenas um responsável por todo o procedimento de mitigação. Isto é necessário por conta que o funcionário em questão estará a par de todo o procedimento, e portanto, fará o processo ser mais eficiente e com menos erros.
A alternativa mais viável é acabar com a produção de qualquer produto derivado do petróleo, para que assim, não haja mais poluição ambiental.
Não há necessidade de estratégias de mitigação, uma vez que as mudanças climáticas acontecem naturalmente.
O melhor proposta de mitigação é manter os índices de poluição ambiental, para que não haja poluição acima do ideal.
Respostas integradas são especialmente relevantes para o planejamento e implementação de energia; interações entre água, alimentos, energia e seqüestro biológico de carbono; e planejamento urbano, que oferece oportunidades substanciais para maior resiliência, redução de emissões e desenvolvimento mais sustentável