1
A primeira campanha de que se tem notícia, promovida por um centro espírita, foi criada e lançada por Allan Kardec na Revista Espírita de janeiro de 1863, para arrecadar recursos para socorrer os operários da cidade de Rouen, França, devido a um terremoto.
ERRADO
VERDADEIRO
2
Em 20 de abril de 1890, foi criada a assistência aos necessitados na Federação Espírita Brasileira
FALSO
VERDADEIRO
3
A assistência social é uma política pública, não contributiva, que integra a Seguridade Social e é prestada a quem dela necessitar, conforme artigo 203 da Constituição Federal de 1998.
VERDADEIRO
FALSO
4
A política de assistência social tem como objetivos a proteção social, a vigi- lância socioassistencial e a defesa de direitos.
VERDADEIRO
FALSO
5
Promoção social: é o alcance de um patamar social superior em relação às condições em que o destinatário da ação se encontrava antes da intervenção.
VERDADEIRO
FALSO
6
A promoção social espírita, de acordo com o OAPSE, é “a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.”
FALSO
VERDADEIRO
7
Promover o ser humano é oferecer-lhe condições para adequar-se as dificuldades econômicas, sociais, morais e espirituais em que momentaneamente se encontre.
VERDADEIRO
FALSO
8
Na questão 800 de O livro dos espíritos, a caridade, como entendia Jesus, transcende a esmola. É acima de tudo, sentimento de amor, cujos componentes são “a benevolência para com todos, a indulgência para as imper- feições dos outros e o perdão das ofensas”.
VERDADEIRO
FALSO
9
O método de referência para a ação da APSE é a Parábola da semente de mostarda, a qual apresenta o roteiro de procedimento a ser adotado para o auxílio eficaz a todo aquele que se encontre no estado de vulnerabilidade e risco social.
VERDADEIRO
FALSO
10
Não pode a alma elevar-se às altas regiões espirituais, senão pelo de- votamento ao próximo; somente nos arroubos da caridade encontra ela ventura e consolação. Sede bons, amparai os vossos irmãos, deixai de lado a horrenda chaga do egoísmo. Cumprido esse dever, abrir-se- -vos-á o caminho da felicidade eterna. Esta é uma assertiva de São Vicente de Paulo.
VERDADEIRO
FALSO
11
É importante assinalar que o atendimento aos que procuram o centro espírita em busca de auxílio material e espiritual deve ser prestado sem imposição religiosa, com base na mais elevada recepção fraterna, acrescida do esclarecimento oportuno — graduado pela observação das necessidades e do interesse de cada um — sobre a excelência da mensagem espírita.
FALSO
VERDADEIRO
12
O trabalho de assistência e promoção social espírita deve ser dirigido exclusivamente por companheiros e companheiras espíritas que se eximam de receber qualquer tipo de remuneração. "O trabalho desinteressado sustenta a dignidade e o respeito nas boas obras”.
FALSO
VERDADEIRO
13
ACOLHIMENTO é uma das atividades da APSE.
FALSSO
VERDADEIRO
14
O acolhimento deve seguir as normas estabelecidas pela Área de Atendimento Espiritual do centro espírita.
FALSO
VERDADEIRO
15
A DOAÇÃO MEDICAMENTOS não faz parte da APSE, de acordo com o o Documento da APSE
FALSO
VERDADEIRO
16
Fazem parte da Assistência e Promoção social as atividades desenvolvidas por Grupos de Orientação, Encaminhamento e Convivência.
FALSO
VERDADEIRO
17
Não se devem considerar os rumos que norteiam a atividade de assistência social no Brasil, e menos ainda infringir alguma norma legal. Assim, os centros espíritas, independentemente do porte do trabalho realizado, deverão adequar-se, no que couber, à legislação específica vigente
FALSO
VERDADEIRO