ATENDIMENTO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NA PEDIATRIA
Após a apresentação do seminário, da disciplina de Psicologia Hospitalar, cuja administradora da disciplina é a Profª Keila Matos, responda esse quiz que têm como objetivo confirmar o que foi fixado sobre o tema. Discentes: Adrielly Oliveira dos Santos, Beatriz Ramos Silva, Juliana Santos dos Santos, Mayra Martins da Silva, Micael Oliveira Marques, Patrícia Santos Alves, Paula Silva dos Santos e Rafaela Barros Oliveira.
0
0
0
1
A psicologia hospitalar no Brasil se iniciou na década de 50, sendo uma das pioneiras Matilde Neder, dispondo o atendimento a crianças que foram acometidas a cirurgias de coluna e a sua família. Sendo assim podemos dizer que o atendimento psicológico infantil no ambiente hospitalar teve sua iniciação mesmo que mínima a partir deste momento.
VERDADEIRO
FALSO
2
A criança ao ser hospitalizada desenvolve estratégias de enfrentamento, onde todas vão lidar de maneira única com as situações que se depararem.
VERDADEIRO
FALSO
3
A ludoterapia consiste em uma ferramenta terapêutica que pode ser utilizada no ambiente hospitalar, que utiliza-se recursos lúdicos como mediadores do processo de atendimento de crianças.
VERDADEIRO
FALSO
4
O processo de hospitalização para a criança na maioria das vezes representa a perda de sua vida social, e de suas fantasias. Assim a utilização da ludoterapia dentro do contexto hospitalar, tem por objetivo resgatar a sociabilidade e a fantasia perdida durante este processo.
FALSO
VERDADEIRO
5
A participação efetiva dos pais ou responsável no cuidado com a criança hospitalizada, é fator determinante no processo de recuperação.
FALSO
VERDADEIRO
6
A equipe de saúde não precisa da participação da família nos cuidados com a criança.
FALSO
VERDADEIRO
7
Compreende-se que a família é o primeiro grupo ao qual a criança pertence e estabelece as primeiras relações vinculares, além de ter grande importância na participação para o desenvolvimento saudável. Assim, a família, deve ter participação considerada pela equipe como necessária, para que seja preservada a saúde mental da criança mesmo naquele momento de hospitalização.
VERDADEIRO
FALSO
8
O brincar é uma atividade infantil de expressão unicamente verbal em que a criança produz seus medos, fantasias, desejos e ansiedades e outros sentimentos.
VERDADEIRO
FALSO
9
Sobre a relação entre o lúdico, o brincar, e o jogo (ou seja, a ludoterapia) podemos citar como instrumentos de intervenção o jogo de avental no hospital, conversinha no hospital e baralho da Hospitalização.
VERDADEIRO
FALSO