Processos Biológicos dos Sistemas Vitais e Reprodutor
Sistemas estudados: Tecido sanguíneo, tecido hematopoiético e tecido circulatório
0
0
0
1
A respeito do que foi estudado sobre as proteínas encontradas no sangue, responda respectivamente. Qual a proteína responsável pela coagulação? E qual a função da albumina?
O fibronogênio. A função da albumina é regular a pressão osmótica.
A gamaglobulina. A função da albumina é neutralizar as enzimas proteolíticas.
A albumina é responsável pela coagulação do sangue e por regular a pressão osmótica.
A betaglobulina. A função da albumina é servir de suporte para um anticorpo.
2
Hematopoiese é o processo contínuo e regulado de produção de células do sangue. Sobre o sistema hematopoético e suas características, marque a alternativa correta:
A medulas óssea se localiza apenas na cavidade dos ossos esponjosos.
As plaquetas não são consideradas células sanguíneas apesar de terem função de coagulação do sangue e reparação da parede dos vasos.
Apenas são consideradas células sanguíneas as hemácias e os leucócitos.
Com a formação óssea inicia-se a produção de sangue pela medula óssea, que dura por toda a vida.
3
Após analisar este quadro, marque a alternativa correta relacionando a composição dos constituintes dos ramos arteriais e venosos:
1. Arteríola;
2. Artéria de médio calibre ou muscular;
3. Artéria de grande calibre oumuscular;
4. Vênula.
1. Artéria de médio calibre ou muscular;
2. Arteríola;
3. Artéria de grande calibre ou muscular;
4. Vênula.
1. Arteríola;
2. Vênula;
3. Artéria de grande calibre ou muscular;
4. Artéria de médio calibre ou muscular.
1. Vênula;
2. Artéria de médio calibre ou muscular;
3. Arteríola;
4. Artéria de grande calibre ou muscular.
4
O sangue é o conjunto de células disposto por meio do plasma sanguíneo. Dentre essas células, as hemácias, que são essenciais para manutenção da oxigenção do nosso corpo. Sobre as hemácias é correto afirmar:
Compõe o grupo de eritrócitos, corados somente pela eosina.
É uma proteína que pode se ligar em até cinco grupamentos Heme.
Seu formato de disco bicôncavo, não influência ao cumprir suas funções.
Quando se liga a hemoglobina pode dar origem a caboxiemoglobina, desoxiemoglobina, carbamino-hemoglobina e oxi-hemoglobina.
5
Hemostasia é uma série de reações fisiológicas e bioquímicas, que ocorrem em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo, com objetivo de deter a hemorragia. Para que isso ocorra, é necessária a interação entre plaquetas, proteínas da coagulação e sistema fibrinolítico. Analisando as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:
Para que a coagulação ocorra de forma adequada, é necessária a ação de vários fatores, como o cálcio denominado fator III da coagulação.
As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos dos megacariócitos da medula óssea.
A Hemostasia é regulada por mecanismos vasculares, extravasculares e intravasculares.
A trombina catalisa a proteólise do fibrinogênio em monômeros da fibrina.
6
O sistema circulatório é formado por órgãos que destribuem nutrientes para as células. Sabendo que os vasos sanguíneos fazem parte desse conjunto de órgãos, quais as suas características e funções nesse sistema?
São vias que recebem e transportam um fluido vindo dos vasos linfáticos, chamados de linfa.
São vias onde o oxigênio circula, possuindo veias, artérias e linfonodos.
São vias onde o sangue para e entrega nutrientes para os capilares e veias.
São vias de transporte para o sangue, divididos em artérias, veias e capilares.
7
O sangue é um composto levemente alcalino que transporta substâncias como gases, células, nutrientes, excreções, hormônios e tem como funções a termo regulação, o equilíbrio osmótico dos tecidos e o equilíbrios ácido-básico dos tecidos. Não podemos descartar também que existem doenças relacionadas a esse sistema, com base em seu conhecimento sobre a matéria assinale a alternativa incorreta:
Policitemia: baixa do número de hemácias circulantes, abaixo dos valores normais.
•Causas: absoluta (proliferação anormal das células eritróides) ou relativa (desidratação – diarréia, vômitos, poliúria; e estresse).
ANEMIA HEMOLÍTICA tóxica:↓ n°total de eritrócitos, concentração da HB e/ou VG;
•Causa: são compostos oxidantes presentes na circulação que pode vir a reagir na hemoglobina em dois pontos: Quando atinge o radical sulfidril da globina e em parte da molécula de ferro, pois a oxidação da hemoglobina ocorre e leva à precipitação à formação do corpúsculo. Este tips de anemia é causado na maioria dos casos pela ingestão de substâncias oxidantes, ou de drogas oxidantes)
Anemia Hemolítica de origem parasita: ↓ n°total de eritrócitos, concentração da HB e/ou VG; altera os componentes do sangue em sua série vermelha caracterizando a diminuição de eritrócitos.
•Causas: microrganismos parasitas que afetam diretamente as hemácias que podem resultar em hemólise intravascular ou extravascular. Os Hemoparasitas como a babesia acabam sendo causadores da Babesiose Canina, que é transmitida por carrapatos)
Hemofilia: é uma doença que coagula o sangue do animal ocorrendo um sangramento anormal e na maioria das vezes excessivo.
•Causas: deficiência de fatores responsáveis pela coagulação, ou até mesmo pode ser devido a uma função anormal nas plaquetas. Se o animal está apresentando o sintoma de sangramento inexplicável, excessivo preste atenção, pode ser doenças que estão ligadas ao sangue aparecendo.
8
A medula óssea, um dos órgãos do sistema hematopoético e está relacionada com a produção de células sanguíneas, ela pode ser amarela ou vermelha. Marque a alternativa incorreta:
A medula óssea vermelha é rica em células troncos medulares, capazes de formar tipos celulares sanguíneos diferentes como hemácias, plaquetas e os glóbulos brancos.
A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme o aumento da idade.
A medula óssea amarela tem um aumento do tecido adiposo que continua gradualmente com o envelhecimento. Ausência de células sanguíneas.
A medula óssea é encontrada no canal medular, principalmente nos ossos curtos e nas cavidades dos ossos esponjosos.
9
Sabe-se que o sistema linfático é um sistema acessório ao sistema circulatório sanguíneo e participa da drenagem e do sistema imunológico. Tendo isso em mente, podemos considerar incorreta a afirmativa:
Uma falha na drenagem do fluído tecidual dos espaços intersticiais pode causar edema (acúmulo excessivo de líquido) nos tecidos da área.
A ruptura do ducto torácico linfático pode causar dificuldade respiratória.
Um cachorro com o linfonodo mandibular aumentado pode estar com alguma infecção na raiz do dente.
O sistema linfático interfere diretamente na pressão arterial, já que funciona em conjunto com o sangue.
10
O sistema circulatório é um sistema fechado de tubos revestidos internamente por endotélio, em que circula sangue de forma contínua. Sobre os componentes desse sistema marque a alternativa correta:
Os capilares se localizam interpostos entre as artérias e veias e são considerados sítios de trocas metabólicas.
As artérias possuem fluxo sanguíneo direcionado ao coração.
As veias possuem fluxo sanguíneo direcionado ao organismo.
As artérias transportam apenas sangue oxigenado.