O que você sabe sobre coagulação sanguínea?
Sabemos que a coagulação do sangue é um processo extremamente importante para nossa saúde, uma vez que evita a perda excessiva de sangue por hemorragias. Mas será que você sabe como esse processo ocorre? Participe do quiz para descobrir o quanto você sabe sobre esse assunto. Esse é um quiz com intuito acadêmico, pertencente aos alunos do 6° período do curso de farmácia do Unisales. Ana Flávia, Yara, Marcus Vinicius e Kessia.
0
0
0
1
Na coagulação sanguínea, o sangue perde sua característica fluída e torna-se uma massa sólida (coágulo). Marque a alternativa que indica corretamente o nome do elemento sanguíneo ligado a esse processo:
Linfócitos.
Eritrócitos.
Hemácias.
Plaquetas.
Leucócitos.
2
A hemofilia é uma condição genética que afeta a coagulação do sangue, o que pode provocar sangramentos prolongados na pessoa com esse tipo de problema. A forma mais comum de hemofilia é o tipo A, que afeta o fator de coagulação:
V.
III.
VII.
VIII.
IV.
3
No modelo conhecido como cascata de coagulação, a ativação do fator X e sua combinação com fosfolipídios e com o fator V – formando, assim, o complexo ativador da protrombina – ocorrem em qual via?
Via extrínseca.
Via comum.
Via direta.
Via intrínseca.
Via indireta.
4
Atualmente, a coagulação é explicada com base em superfícies celulares que ocorrem em quatro fases. Indique o nome da fase em que há a liberação de anticoagulantes naturais que impedem todo o fechamento do vaso sanguíneo com a coagulação.
Amplificação.
Alongamento.
Propagação.
Iniciação.
Finalização.
5
(Unesp) Uma das mais importantes propriedades do sangue é sua capacidade de se coagular, o que evita a sua perda excessiva quando um vaso é lesado. Assim que o sangue começa a sair do vaso lesado, na região do corte:
O fibrinogênio converte-se em fibrina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.
As hemácias e os glóbulos brancos formam um coágulo que retém as plaquetas, paralisando a hemorragia.
As hemácias formam um coágulo que retém a fibrina e a trombina, paralisando a hemorragia.
A protrombina converte-se em trombina, que se adere às paredes do vaso e retém os glóbulos sanguíneos.
As plaquetas aderem-se às paredes do vaso e retêm os glóbulos sanguíneos.
6
As plaquetas são fragmentos de células produzidos na medula óssea, que recebem o nome de megacariócitos. Elas relacionam-se principalmente com:
o transporte de oxigênio.
a produção de heparina e histamina.
a produção de anticorpos.
a coagulação sanguínea.
a fagocitose de organismos invasores.
7
O número de plaquetas em um indivíduo normal varia entre 140.000 e 340.000 por milímetro cúbico de sangue. Se uma pessoa apresenta valores inferiores aos indicados, ela pode ter:
hemorragia.
leucemia.
leucopenia.
trombose.
anemia.
8
Uma plaqueta tem vida média de dez dias, após esse período, elas são destruídas e retiradas da circulação pelo:
útero.
pulmão.
baço.
medula óssea.
rim.
9
(UFMG) Na prática médica, a utilização de sanguessugas como agentes indutores de sangramento remonta ao ano 180 a.C. Atualmente, as sanguessugas têm sido usadas na prevenção de necrose tecidual, após cirurgias reparadoras. Considerando-se essa situação, é CORRETO supor que o uso de sanguessugas se deve à:
redução da oxigenação dos tecidos lesados.
ação anestésica, visando-se à redução da dor.
prevenção da coagulação sanguínea.
estimulação da atividade da trombina.
10
A heparina é um anticoagulante usado com frequência para interferir na formação de trombos. O efeito anticoagulante da heparina é consequência de sua ligação com:
a mioglobina.
a actina.
a antitrombina III.
o ácido hialurônico.
a queratina.