Principais métodos contraceptivos para prevenção da gravidez na adolescência
Contracepção é o ato de evitar uma gravidez não programada. A escolha do método a ser adotado deve ser feita a partir do perfil da mulher e em comum acordo com o parceiro, além disso, é recomendada a orientação médica.
0
0
0
1
Controle da ejaculação e ejaculação fora da vagina.Exige que o homem tenha um controle muito bom e que a mulher confie no seu parceiro.
Coito interrompido
Camisinha
2
Distribuição gratuita, baixo custo, eficiente para proteção de IST'S, feminino e masculino.
Camisinha(preservativo)
Diu de cobre
3
Pode ser utilizado de 2 a 3 anos. Requer treinamento da usuária. Tamanho variado. É uma "cúpula" de látex usado com espermicida que reveste o colo uterino.
Diaframa
Anticoncepcional injetável
4
A injeção pode ser mensal ou trimestral. Pode ser aplicado mensalmente ( 1vez só mês) ou a cada 3 meses.
Anticoncepcional injetável
Camisinha
5
Baseia-se na análise do ciclo menstrual, na identificação do período fértil da mulher e na suspensão das relações sexuais durante esse período
Tabelinha
Camisinha
6
A colocação é feita por um ginecologista no consultório, além disso, há a versão com a liberação de hormônios, que otimiza ainda mais essa proteção.
Camisinha
DIU
7
Elas possuem uma eficácia de 99,8% quando utilizados de forma correta e regular, ou seja, é recomendado que seja tomada uma pílula por dia sempre no mesmo horário.
Anticoncepcional oral
Anticoncepcional injetável
8
Semelhante a um esparadrapo, sendo aplicado na pele para que ocorra a liberação dos hormônios, que acontece de forma contínua.
Camisinha
Contraceptivo em forma de adesivo
9
Procedimento cirúrgico feito no homem que consiste na interrupção do “caminho” percorrido pelos espermatozoides. É um procedimento seguro e que pode, em alguns casos, ser revertido.
Vasectomia
Laqueadura
10
É um procedimento médico de esterilização para mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.
Laqueadura
Diu
11
Aparência semelhante a uma pulseira ou anel, é flexível e transparente. É introduzido na vagina e acomodado no colo do útero no 5º dia de menstruação, onde permanece por 3 semanas liberando hormônios que evitam a liberação dos óvulos.
Anel vaginal
Coito interrompido
12
Do tamanho de um palitinho de fósforo, o implante é inserido debaixo da pele do braço sob anestesia local e fica liberando hormônios para a circulação por até três anos. Ele atua por meio da inibição da ovulação e também pode dar fim à menstruação. É um método novo e pouco usado pelas mulheres.
Anticoncepcional oral
Implante sub dérmico