Quiz sobre sexualidade
Para evitar uma gravidez indesejada e para se prevenir de doenças que podem ser transmitidas durante o sexo devemos sempre usar os métodos contraceptivos. Falando nisso, você sabe quais sãos os métodos contraceptivos e para que servem? Conhece as doenças sexualmente transmissíveis? E ainda, consegue identificar quais situações nos colocamos em risco de contrair uma doença ou uma gravidez? Você topa o desafio?? Então vamos ver como estão seus conhecimentos sobre o assunto.
0
0
0
1
A camisinha possui um modelo masculino e um modelo feminino. Além disso, é o único método que previne tanto contra a gravidez como contra doenças sexualmente transmissíveis, porque impede o contato entre os órgãos genitais durante o sexo.
Falso
Verdadeiro
2
O anticoncepcional é um método a base de hormônios que impede que a mulher engravide. A pílula deve ser tomada logo após o sexo. Ou seja, se a mulher tiver uma relação sexual pela manhã e à noite, ela deverá tomar duas pílulas no dia.
Falso. A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, mesmo se a mulher teve ou não relação sexual.
Verdadeiro. A pílula só faz efeito imediato, ou seja, se caso a mulher tiver duas relações sexuais no dia e tomar somente uma pílula, ela tem mais chance de engravidar
3
O coito interrompido é um excelente método para prevenção da gravidez. Basicamente, momentos antes da ejaculação o homem retira seu pênis, impedindo o contato dos espermatozoides com a vagina, assim prevenindo a gravidez 100%. Da mesma forma, a pílula do dia seguinte é outro método muito eficiente, que pode ser tomado logo após todas as relações sexuais.
Verdadeiro. Os espermatozoides só são liberados durante a ejaculação, então se o homem retirar seu pênis antes, não terá nenhum problema. A pílula do dia seguinte também é um ótimo método pois pode ser usada no próximo dia todas as vezes em que a pessoa fizer sexo.
Falso. O coito interrompido não é um método seguro, pois apesar de a maior quantidade de espermatozoides ser liberada durante a ejaculação, certa quantidade pode ser liberada antes. Da mesma forma, a pílula do dia seguinte só deve ser usada em situações de emergência, devido sua grande quantidade de hormônios.
4
Entre os métodos contraceptivos a base de hormônios podemos citar o anticoncepcional, o DIU, o implante hormonal, o adesivo cutâneo, o anel vaginal e o contraceptivo injetável. Todos estes previnem apenas a gravidez, não doenças sexualmente transmissíveis.
Falso. Além de prevenirem a gravidez, também previnem doenças sexualmente transmissíveis
Verdadeiro. Todos estes métodos utilizam hormônios para prevenir a gravidez.
5
O diu é um dispositivo no formato da letra T colocado pelo ginecologista no interior do útero. Ele libera diariamente doses de progesterona dificultando a entrada de espermatozoides no útero. Já o anticoncepcional atua, principalmente, acabando com a ovulação e, consequentemente, impedindo a gravidez. Deve ser tomado todos os dias, no mesmo horário. Além disso, possui também uma versão injetável, em que a mulher deve receber a injeção de hormônios a cada três meses
Verdadeiro
Falso