Pensadores da educação durante o tempo
Quiz sobre alguns educadores e sobre o que pensavam.
0
0
0
1
O método da Maiêutica, desenvolvida por Sócrates na Grécia Antiga, consiste em:
O primeiro jogo de tabuleiro de todos os tempos. Onde Sócrates fazia perguntas e em caso de acerto, seu "aluno" avançava casas, o que chegasse ao final primeiro era denominado o "parteiro das ideias". Até um próximo usurpar seu lugar.
Criar mitos para tentar explicar a natureza, como a criação dos deuses gregos e o mito da caverna.
Um jogo de perguntas e respostas, gerando sempre novas perguntas. Baseado em conversas e indo a fundo nos conhecimentos de certa pessoa, descontruindo-os e tentando chegar o mais próximo da verdade sobre aquele conhecimento/ideia.
2
Sobre o período da Escolástica, está correto dizer que:
Teve como um dos principais difusores, Santo Agostinhp, e era uma filosofia que unificava a fé e a ciência: Entender como funciona a natureza e suas leis, para que possa entender a Deus
Teve como um dos principais difusores, Santo Agostinho, e era uma filosofia que debochava da fé, denominando-os como "contadores de história" e que tinham medo de descobrir as verdades da natureza.
Teve como um dos principais difusores, Tomás de Aquino, e era uma filosofia que unificava a fé e a ciência: Entender como funciona a natureza e suas leis, para que possa entender a Deus
Teve como um dos principais difusores, Tomás de Aquino, e era uma filosofia que perseguia a ciência, denominando os cientistas como hereges e inimigos da Igreja, podendo até tirar suas vidas, como exemplo de Galileu Galilei
3
O período onde a Patrística aconteceu foi:
Renascentismo
Idade Média
Grécia Antiga
Tendência futurística que está para dominar a educação
4
Jan Amos Comenios foi um grande pensador educacional e um dos destaques de seus trabalhos é:
A Carta Comeniana, o primeiro plano de aula já registrado
A fundação da primeira Universidade que já existiu
Sala de aula no modelo de carteiras enfileiradas, que perpetua até os dias atuais
A Carta Magna: Onde ficou conhecido pela frase que a "Didática é a arte de ensinar tudo a todos"
5
Pierre Bourdieu desenvolveu o conceito do Capital Cultural, que consiste em:
Acumular riquezas através de atividades culturais que elevam a qualidade de vida das classes mais pobres, levando esperança aos menos favorecidos da época.
Explicar as desigualdades sociais, dizendo que apenas a renda da pessoa não quer dizer muito, esse é o capital econômico, mas também conta o capital cultural e social que está relacionado ao seu prestígio e saberes.
Famoso pela frase: O importante é o que você é por dentro