1
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. Aliando a maiêutica à ironia, a intenção do pensador era demonstrar como as chamadas “autoridades” em determinados assuntos julgavam saber algo que, na verdade, não sabiam. Assim, este método filosófico consiste:
num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
na busca da purificação e da oração, para encontrar respostas concretas e confiáveis.
na arte de falar bem, sendo fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional.
em uma troca de informações do constante movimento da natureza que resulta num complexo entendimento do natural como algo que nunca muda.
2
Na história das ideias, qual filósofo grego, foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
Tales de Mileto
Aristóteles
Platão
Sócrates
3
O processo dialético platônico - pelo qual, ao longo do debate de idéias, depuram-se o pensamento e os dilemas morais - também se relaciona com a procura de respostas durante o aprendizado. "Platão é do mais alto interesse para todos que compreendem a educação como uma exigência de que cada um, professor ou aluno, pense sobre o próprio pensar". A educação, segundo a concepção platônica, visava:
indagar seus alunos, perguntando sobre vários assuntos, como política, economia, religião, conhecimento etc, construindo assim, uma atitude questionadora.
testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes
Analisar a mudança de postura e do modo de ver a educação, sendo que esta não pode e nem deve ser um processo monolítico, único, mas um processo que comtempla a diversidade.
Por meio do diálogo, buscar uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos.
4
John Locke é tratado como pai do empirismo, apesar de não o ter inventado. Ele foi o primeiro a estabelecer uma linha de paradigmas, métodos e críticas sobre o empirismo. Inclusive, ele concordava com Aristóteles sobre a mente ser uma “tabula rasa”. Ele foi o empirista que inspirou filósofos como David Hume, Immanuel Kant, Voltaire, e Adam Smith. John queria compreender o início, meio e fim do entendimento humano, sendo assim, para ele o conhecimento vinha da :
assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
socialização da jovem geração pela geração adulta.
instrução baseada no método da memorização palavra por palavra, revisada pelo professor.
experiência, tendo os sentidos como ponto de partida.
5
Para qual desses filósofos a Educação e a Escola, são vistas como ações de vigilância e adestramento do corpo e da mente, sendo que a Escola também é considerada uma Instituição e estrutura condicionante do poder (Aparato de controle):
Émile Durkheim
Karl Marx
Pierre Bourdieu
Michael Foucault