1
Analise as afirmações a seguir que tratam de mobiliários urbanos: I-O mobiliário urbano deve proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso. II-Deve-se projetar o mobiliário urbano de modo a não se constituir em obstáculo suspenso. III-O mobiliário urbano não deve possuir cantos vivos, arestas ou quaisquer outras saliências. Dentre as afirmações anteriores quais estão CORRETAS em termos de mobiliários urbanos acessíveis?
I, II e III.
Apenas, III.
Apenas, II e III.
Apenas, I e II.
Apenas, I e III.
2
Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma característica típica do estilo inglês de paisagismo:
Grande presença de estátuas.
Água em formas mais naturais.
Simetria nos jardins.
Proporções matemáticas.
Rígida distribuição axial.
3
Burle Marx viveu em Recife, entre 1934 e 1937, onde atuava como chefe do setor de parques e jardins da diretoria de arquitetura e urbanismo de Pernambuco. Nesse período, ele lançou as bases de sua carreira, que incluíram
concepção da vegetação como meio de amenizar o clima e a poluição urbana, além de emprego e valorização da flora autóctone.
reflexão sobre o paisagismo no espaço público como disciplina autônoma e fortemente ancorada em movimentos internacionais de composição paisagística.
preferência por temas prosaicos e pitorescos representados em jardins interiores de pequena escala.
valorização de desenhos de piso e elementos fabricados como componentes principais da comunicação artística, em detrimento da vegetação.
formulação de pressupostos e princípios de ação, sobretudo por meio do desenho, excluindo experiências botânicas.
4
[...] ocorreu a solução de criar-se uma sequência contínua de grandes quadras emolduradas por uma larga cinta densamente arborizada [...], prevalecendo em cada quadra determinada espécie vegetal, com chão gramado e uma cortina suplementar intermitente de arbustos e folhagens, a fim de resguardar melhor, qualquer que seja a posição do observador, o conteúdo das quadras, visto sempre num segundo plano e como que amortecido na paisagem. [...] tratada com bosques e campos de feição naturalista e rústica para os passeios e amenidades bucólicas de toda a população urbana. COSTA, Lucio. Relatório do plano piloto de Brasília. 1957 (com adaptações). Considerando os trechos do relatório referenciado bem como aspectos relacionados à arquitetura paisagística da capital nele descritos, assinale a opção correta.
Considera-se a arquitetura paisagística como aspecto importante para intermediação entre escala humana e edificações.
A feição rústica e naturalista descrita aproxima os bosques de amenidades bucólicas à composição geometrizada dos jardins franceses.
Há possibilidade de adequação fitossanitária nas superquadras pela distribuição de indivíduos e grupos de árvores idênticos.
O termo “chão gramado” diz respeito a pavimentos intertravados que permitem drenagem por meio de gramíneas.
Propõe-se o sombreamento constante e regular de áreas verdes nos setores residenciais por meio de arbustos decíduos.
5
Quanto às características projetuais das praças contemporâneas brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.
Na composição formal das praças, destacam-se os traçados geométricos, gráficos e rígidos.
As praças voltam a ser palco de atividades de comércio e serviços, como feiras livres, mercado e lanchonetes.
As praças ganham vocação para área de passagem de pedestres com a criação de grandes pisos e esplanadas de circulação.
Os projetos são livres e irreverentes, com elementos e equipamentos de diversos tipos e formas, como pórticos, ruínas e esculturas.
A revitalização ganha espaço com a valorização de ícones do passado, mudança de uso e reestruturação dos espaços antigos.
6
Sobre as características projetuais dos parques modernos brasileiros, é correto afirmar que
a configuração formal e funcional do parque moderno se vincula tanto cultural como socialmente ao nacionalismo vigente.
são resgatados no projeto os objetos pitorescos e a composição romântica.
o programa de usos dos parques modernos é restrito, tendo destaque as atividades esportivas.
a vegetação nativa existente é descartada para a inserção de vegetação exótica e ornamental.
a estrutura morfológica dos parques é rebuscada e complexa, com forte hierarquia e determinação de uso dos espaços.
7
A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre: I. Purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo; IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.
III e IV estão corretas
I e II estão corretas
todas estão corretas
I, II e III estão corretas
II, e IV estão corretas
8
Quanto ao dimensionamento e à programação dos equipamentos públicos e comunitários, julgue o item . São considerados como equipamentos públicos comunitários as instalações e o mobiliário de uso público destinados à comunidade, tais como bancos, lixeiras localizadas em locais públicos, postes de iluminação, fontes d'água etc.
Certo
Errado
9
Sobre as funções urbanísticas das praças, qual das alternativas descreve sua função ecológica?
Oferecem como ambiente para o desenvolvimento de atividades extra-classe e de programa de educação.
São espaços nos quais as pessoas, em contato com os elementos naturais dessas áreas, relaxam, funcionando como ambientes anti-estresse.
São espaços que, graças à qualidade do projeto, permitem a diversidade da paisagem construída e o embelezamento da cidade.
Nenhuma das anteriores.
10
O planejamento ambiental visa à incorporação dos valores ecológicos nos planos e projetos urbanos. Nesse sentido, pesquisadores têm desenvolvido o conceito de infraestrutura verde urbana, que seria o conjunto de espaços abertos ou áreas verdes que ligam o meio urbano ao campo vizinho. Sobre a infraestrutura verde, assinale a alternativa correta.
A infraestrutura verde é uma alternativa mais custosa que uma infraestrutura urbana tradicional.
A infraestrutura verde não permite aliar a manutenção ou recuperação de fragmentos de vegetação com os demais usos urbanos.
A infraestrutura verde pode fornecer importantes contribuições para um desenho ecologicamente mais eficiente da cidade.
A infraestrutura verde pode criar um retorno financeiro de curto prazo em termos de valor das propriedades, investimentos urbanos e aumento da base fiscal municipal.
Os espaços livres podem conectar fragmentos de vegetação, conduzir as águas com segurança e oferecer melhorias microclimáticas, em detrimento de melhorias estéticas.
11
O paisagismo e a arborização urbana possibilitam a criação planejada de ambientes construídos com elementos vivos, de modo a promover o bem-estar das pessoas que por eles transitam ou que neles se reúnem. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
Em relação à tipologia e à localização da vegetação em vias, nas proximidades de cruzamentos e mudanças de direção, devem ser dispostos arbustos e árvores de pequeno porte.
Em ruas estreitas com passeios largos, na calçada onde se encontra a rede aérea, devem-se utilizar espécies de médio porte e com sistema radicular superficial.
Para a arborização urbana, considera-se uma característica positiva que as espécies possuam sistema radicular profundo, pivotante e não volumoso.
Para árvores de copa horizontal, são consideradas de grande porte aquelas com diâmetro da copa maior que 5 m e altura maior que 8 m.
Caducifólia ou decídua é o nome dado às plantas que mantêm as suas folhas durante todo o ano.
12
Em relação à importância e influência da vegetação sobre a qualidade do ambiente da cidade, assinale a afirmativa correta.
As barreiras vegetais densas conseguem atenuar a poluição sonora, especialmente quando se usam barrancos combinados à vegetação.
A vegetação funciona como termorregulador climático, interferindo na radiação perdida durante o dia e recebida durante a noite.
As árvores de pequeno porte e os arbustos criam zonas de baixa ventilação nos passeios, impedindo a passagem dos ventos e causando desconforto aos pedestres.
As árvores de grande porte aumentam a inércia térmica da área urbana, provocando aumento diurno das variações de temperatura.
As árvores emitem substâncias químicas que contribuem para a poluição do ar, o que exige menor número de espécies arbóreas nas áreas urbanas.