O Quizz da Saúde Mental

O Quizz da Saúde Mental

Existem diversos fatores que podem comprometer a saúde mental de um indivíduo, uma vez que provocam intensa dor emocional, tais como crises de natureza afetiva, vivências de perda das mais variadas ordens, adoecimento físico, entre outros, sendo que a forma com que cada um poderá lidar com tais experiências, dependerá também de seu próprio grau de organização mental. Portanto, a saúde mental está relacionada com a capacidade do sujeito de processar a invasão de estímulos internos e externos, pelos quais seu aparelho psíquico é acometido constantemente ao longo da vida. Participa neste Quizz e testa os teus conhecimentos acerca desta temática!

Imagem de perfil user: Cristiana Marques Matos
1
O que é que se entende pelo conceito de Saúde Mental?

O que é que se entende pelo conceito de Saúde Mental?

É a capacidade que o sujeito tem de processar estímulos internos e externos, pelos quais o seu aparelho psíquico é acometido constantemente ao longo da vida.
É a capacidade que o sujeito tem de processar estímulos internos, pelos quais o seu aparelho psíquico é acometido constantemente ao longo da vida.
É a capacidade que o sujeito tem de processar estímulos externos, pelos quais o seu aparelho psíquico é acometido ao longo da vida.
2
Qual é a diferença entre um Psicólogo e um Psiquiatra?

Qual é a diferença entre um Psicólogo e um Psiquiatra?

O principal método de tratamento do Psicólogo é a indicação de fármacos, enquanto que, o Psiquiatra, através do diálogo, auxilia no processo de autoconhecimento, ao possibilitar que a pessoa aprenda a pensar sobre as próprias questões, sentimentos, comportamentos, escolhas e encontre em si mesmo recursos, ferramentas para lidar com as situações adversas.
O principal método de tratamento do Psiquiatra é a indicação de fármacos, enquanto que, o Psicólogo, através do diálogo, auxilia no processo de autoconhecimento, ao possibilitar que a pessoa aprenda a pensar sobre as próprias questões, sentimentos, comportamentos, escolhas e encontre em si mesmo recursos, ferramentas para lidar com as situações adversas.
3
Qualquer pessoa pode vir a desenvolver um Transtorno Mental, dependendo das circunstâncias da sua vida e do meio envolvente.

Qualquer pessoa pode vir a desenvolver um Transtorno Mental, dependendo das circunstâncias da sua vida e do meio envolvente.

Falso.
Verdadeiro.
4
Existem várias Perturbações Mentais. Seleciona a opção que menciona de forma correta alguns exemplos.

Existem várias Perturbações Mentais. Seleciona a opção que menciona de forma correta alguns exemplos.

Depressão; Esquizofrenia; Bipolaridade; Distimia; Ansiedade Generalizada; Burnout; Perturbação Obsessiva-compulsiva; Fobia Social; Fobia Específica; Dependência Química.
Depressão; Esquizofrenia; Bipolaridade; Distimia; Ansiedade Generalizada; Burnout; Perturbação Obsessiva-compulsiva; Fobia Social; Fobia Específica; Parkinson; Alzheimer e Esclerose Múltipla.
5
Qual é a diferença entre tristeza e depressão?

Qual é a diferença entre tristeza e depressão?

A tristeza é momentânea, enquanto que, a Depressão é caracterizada por humor deprimido (e outros fatores inerentes) durante um longo período de tempo (pelo menos duas semanas).
A Depressão é momentânea e, caracteriza-se pelo humor deprimido e pela perda de apetite e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, enquanto que, a tristeza pode-se prolongar no tempo e é caracterizada por sofrimento intenso.
6
Quais os sintomas característicos da Depressão?
Seleciona a opção correta.

Quais os sintomas característicos da Depressão? Seleciona a opção correta.

Tristeza; fadiga; dificuldades de concentração; dificuldade de tomar decisões; perda de interesse em atividades que antes lhe davam prazer e alegria; desvalorização; desespero; sentimentos de Auto desvalorização; falta de motivação e apatia.
Tristeza; fadiga; dificuldades de concentração; dificuldade de tomar decisões; perda de interesse em atividades que antes lhe davam prazer; desvalorização; delírios; desconfiança exagerada; sentimentos de Auto desvalorização.
7
O que é a ansiedade?

O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma emoção atípica, que provoca mau estar e prejudica sempre o indivíduo. É caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.
A ansiedade é uma emoção normal, experienciada pelas pessoas no seu dia a dia, e caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.
8
Quais os sintomas característicos da ansiedade? 
Seleciona a opção correta.

Quais os sintomas característicos da ansiedade? Seleciona a opção correta.

Sensações de apatia, de impotência, de medo ou pânico. Estes associam-se frequentemente a manifestações físicas como a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, vómitos, suores, tremores e picos de energia.
Sensações de apreensão ou preocupação, de impotência, de medo ou pânico. Estes associam-se frequentemente a manifestações físicas como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores e sensação de fadiga.
9
O que é a Perturbação Bipolar?

O que é a Perturbação Bipolar?

A Perturbação Bipolar pode ser definida como uma patologia em que existem períodos de humor elevado, outros em que o humor é depressivo e ainda outros (episódios mistos) em que podem coexistir sintomas típicos do episódio de euforia e sintomas típicos do período depressivo. A mudança de um estado de euforia para um estado de tristeza pode ser demorada ou relativamente breve.
A Perturbação Bipolar pode ser definida como uma patologia em que existem períodos de humor elevado, outros em que o humor é depressivo e ainda outros (episódios mistos) em que podem coexistir sintomas típicos do episódio de euforia e sintomas típicos do período depressivo. A mudança de um estado de euforia para um estado de tristeza é um processo repentino e rápido.
10
Quais os sintomas da Perturbação Bipolar?
Seleciona a opção correta.

Quais os sintomas da Perturbação Bipolar? Seleciona a opção correta.

Autoestima aumentada ou sentimento de grandiosidade; diminuição da necessidade de dormir; falar mais do que o habitual ou sentir pressão para continuar a falar; fuga de ideias ou experiência subjetiva de aceleração do pensamento; distração relatada ou observada; aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora; envolvimento excessivo em atividades com potencial elevado para consequências desagradáveis como, por exemplo, efetuar negócios insensatos, gastos desenfreados; ter comportamentos sexuais inapropriados; depressão; sentimento de desvalorização e inutilidade. Geralmente há oscilação de sentimentos, mas apesar disso, o indivíduo com Perturbação Bipolar nunca experiencia sentimentos diferentes ao mesmo tempo, ou está com o humor depressivo, ou está em estado de euforia.
Autoestima aumentada ou sentimento de grandiosidade; diminuição da necessidade de dormir; falar mais do que o habitual ou sentir pressão para continuar a falar; fuga de ideias ou experiência subjetiva de aceleração do pensamento; distração relatada ou observada; aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora; envolvimento excessivo em atividades com potencial elevado para consequências desagradáveis como, por exemplo, efetuar negócios insensatos, gastos desenfreados; ter comportamentos sexuais inapropriados; depressão; sentimento de desvalorização e inutilidade. Geralmente há oscilação de sentimentos, o que leva o indivíduo com Perturbação Bipolar a experienciar uma dicotomia de sentimentos e de pensamentos.
11
A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado.
Seleciona a opção que caracteriza os sintomas experienciados por um individuo com Esquizofrenia.

A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado. Seleciona a opção que caracteriza os sintomas experienciados por um individuo com Esquizofrenia.

A pessoa pode ter uma variedade de sintomas, incluindo comportamento bizarro e certo (ideologia ou paranoia fixa); fala organizada, exagerada e ofensiva e, dicotomia de emoções. Os indivíduos portadores de Esquizofrenia, demonstram também incapacidade de se concentrar e se lembrar de eventos.
A pessoa pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções, bem como pouca ou nenhuma fala até a incapacidade de se concentrar e se lembrar de eventos.
12
O que entendes por Anorexia Nervosa?
Seleciona a opção correta.

O que entendes por Anorexia Nervosa? Seleciona a opção correta.

Na Anorexia Nervosa, existe uma distorção da imagem corporal na qual o paciente se vê com excesso de peso mesmo quando já se encontra num estado muito avançado de magreza. Estes doentes recusam-se a comer, realizam exercício físico de forma compulsiva e vão perdendo peso em grandes quantidades, colocando a sua vida em risco.
Na Anorexia Nervosa, existem períodos de ingestão descontrolada de alimentos, mas, neste caso, os pacientes não eliminam o excesso de calorias.
Na Anorexia Nervosa, os pacientes ingerem grandes quantidades de comida e depois eliminam as calorias ingeridas através de laxantes, clisteres, diuréticos, pelo vómito e pelo exercício físico. Todos estes comportamentos são realizados em segredo e existe um forte sentimento de culpa e de vergonha após o ato de ingestão de alimentos. No entanto, ele repete-se porque permite aos pacientes aliviar toda a tensão e a carga emocional negativa que sentem quando o estômago está de novo vazio.
13
O que entendes por Bulimia Nervosa?
Seleciona a opção correta.

O que entendes por Bulimia Nervosa? Seleciona a opção correta.

Na Bulimia Nervosa, os pacientes ingerem grandes quantidades de comida e depois eliminam as calorias ingeridas através de laxantes, clisteres, diuréticos, pelo vómito e pelo exercício físico. Todos estes comportamentos são realizados em segredo e existe um forte sentimento de culpa e de vergonha após o ato de ingestão de alimentos. No entanto, ele repete-se porque permite aos pacientes aliviar toda a tensão e a carga emocional negativa que sentem quando o estômago está de novo vazio.
Na Bulimia Nervosa, existe uma distorção da imagem corporal na qual o paciente se vê com excesso de peso mesmo quando já se encontra num estado muito avançado de magreza. Estes doentes recusam-se a comer, realizam exercício físico de forma compulsiva e vão perdendo peso em grandes quantidades, colocando a sua vida em risco.
Na Bulimia Nervosa, existem períodos de ingestão descontrolada de alimentos, mas, neste caso, os pacientes não eliminam o excesso de calorias.
14
O que entendes por Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico?
Seleciona a opção correta.

O que entendes por Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico? Seleciona a opção correta.

No Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico, existem períodos de ingestão descontrolada de alimentos, mas, neste caso, os pacientes não eliminam o excesso de calorias.
No Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico, os pacientes ingerem grandes quantidades de comida e depois eliminam as calorias ingeridas através de laxantes, clisteres, diuréticos, pelo vómito e pelo exercício físico. Todos estes comportamentos são realizados em segredo e existe um forte sentimento de culpa e de vergonha após o ato de ingestão de alimentos. No entanto, ele repete-se porque permite aos pacientes aliviar toda a tensão e a carga emocional negativa que sentem quando o estômago está de novo vazio.
No Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico, existe uma distorção da imagem corporal na qual o paciente se vê com excesso de peso mesmo quando já se encontra num estado muito avançado de magreza. Estes doentes recusam-se a comer, realizam exercício físico de forma compulsiva e vão perdendo peso em grandes quantidades, colocando a sua vida em risco.
15
O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é realizado através de psicoterapia e de fármacos.

O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é realizado através de psicoterapia e de fármacos.

Verdadeiro.
Falso.
16
Depois deste Quizz sobre Saúde Mental e Perturbações associadas ao foro Psicológico, pode aferir-se que todas as Perturbações do Foro Psicológico são permanentes (crónicas) e exigem toma de fármacos.

Depois deste Quizz sobre Saúde Mental e Perturbações associadas ao foro Psicológico, pode aferir-se que todas as Perturbações do Foro Psicológico são permanentes (crónicas) e exigem toma de fármacos.

Falso.
Verdadeiro.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.