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Iriani Melhem
1
O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a):

O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a):

procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente
justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
2
A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
3
Esta imagem é a reprodução de:

Esta imagem é a reprodução de:

um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.
uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
4

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas:

mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.
5
O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.
uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
6

O autor foi o criador do Ready-made, termo criado para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critério estético e expostos como obras de arte em espaços especializados como museus e galerias. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assinale a alternativa que mencione respectivamente o nome do artista responsável pelos trabalhos apresentados na questão e o movimento artístico que adotava os procedimentos expostos no enunciado, levando muitos a exclamarem: “Isso não é arte!”

Marcel Duchamp – Dadaísmo
Henri Moore – Surrealismo;
Georges Braque – Expressionismo;
Franz Arp – Dadaísmo.
Alberto Giacometti – Surrealismo;
7

As artes, com suas vanguardas e seus desafios estatísticos, ganharam espaços históricos no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:

romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.
renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.
mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.
conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
8
Observe a imagem:
Ela retrata uma das mais destacadas produções do expressionismo alemão nas primeiras décadas do século XX. Sobre esse movimento artístico, NÃO é correto afirmar que

Observe a imagem: Ela retrata uma das mais destacadas produções do expressionismo alemão nas primeiras décadas do século XX. Sobre esse movimento artístico, NÃO é correto afirmar que

teve como principal influência o movimento operário, tomando como base o cinema soviético de David W. Griffith.
ele foi um movimento de vanguarda surgido na primeira década do século XX.
suas mais destacadas produções no cinema foram o Gabinete do Dr Caligari, Nosferatu e Metrópolis.
se manifestou basicamente na pintura, na literatura e no teatro.
no cinema, suas principais preocupações foram o indivíduo, suas inquietações pessoais e o drama de uma sociedade devastada pela guerra.
9
A obra Les demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

A obra Les demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

produção de máscaras ritualísticas africanas.
rituais de fertilidade das comunidades celtas.
festas profanas dos povos mediterrâneos.
danças ciganas do sul da Espanha.
culto à nudez de populações aborígenes.
10
Os quadros tratam do mesmo tema, embora pertençam a dois momentos distintos da história da arte. O confronto entre as imagens revela um traço fundamental da pintura moderna, que se caracteriza pela:

Os quadros tratam do mesmo tema, embora pertençam a dois momentos distintos da história da arte. O confronto entre as imagens revela um traço fundamental da pintura moderna, que se caracteriza pela:

ruptura com o princípio de imitação característico das artes visuais no Ocidente.
tentativa de compor o espaço pictórico com base nas figuras naturais.
secularização dos temas e dos objetos figurados com base na assimilação de técnicas do Oriente.
busca em fundar a representação na evidência dos objetos.
continuidade da preocupação com a nitidez das figuras representadas
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As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

mecanização do homem expressa por formas tubulares.
uniformidade de tons como crítica à industrialização.
abordagem sentimentalista do homem.
aproximação impossível entre máquina e homem
imagem plana para expressar a industrialização.
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O expressionismo foi um movimento de vanguarda que surgiu na Alemanha na primeira década do século XX. Desponta através do grupo Die Bruck, formado pelos artistas Ernst Kirchner, Erickh Heckel e Karl Schimidt-Rottluff. Podemos afirmar que são influências e motivações da vertente:

as ideias de industrialização da Art Nouveu e referências em artistas como o francês René Lalique.
o intuito de expressar uma arte de massa inspirada na fotografia, como era próprio da produção de Andy Warhol.
a observação dos efeitos luminosos nas cenas e a representação das cores em contato com a luz do sol, tendo como influência a pintura de Monet e Renoir.
a influência de artistas como Van Gogh e Munch, que retrataram os sentimentos humanos como a angústia e a solidão.
a preocupação em elaborar uma pintura que se aprofunda na observação ótica, fragmentando as cenas, assim como os pintores Georges Seraut e Paul Signac.
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O movimento que ficou conhecido como Fauvismo tinha como maior representante Henri Matisse, autor da tela “A dança”, de 1910.
Essa foi uma vanguarda que tinha como características:

O movimento que ficou conhecido como Fauvismo tinha como maior representante Henri Matisse, autor da tela “A dança”, de 1910. Essa foi uma vanguarda que tinha como características:

a arbitrariedade cromática e a simplificação das formas.
a fragmentação das figuras, buscando um entendimento da realidade em várias dimensões.
o abstracionismo, revelando a natureza de formas e cores, sem a preocupação com a representação.
a busca da representação das cores da forma como se apresentam na natureza.
a influência da arte futurista, valorizando o dinamismo e a velocidade.
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O cubismo é uma das vanguardas europeias de maior destaque na história da arte. O movimento teve duas vertentes: o cubismo sintético e o analítico. Sobre esses desdobramentos, podemos afirmar:

No cubismo sintético, também chamado de Colagem, a intenção era trabalhar temas como a vida noturna e o sentimento de inadequação presente na sociedade.
Henri Matisse e Wassily Kandinsky são os artistas de destaque nessa vertente.
Tanto o cubismo sintético quanto o analítico tinham a preocupação em transmitir uma realidade objetiva, abusando da profusão e intensidade cromática.
O cubismo analítico surge em um primeiro momento como uma tentativa de representar objetos por todos os ângulos, gerando posteriormente a dificuldade em reconhecer a representação figurativa.
As fases azul e rosa de Pablo Picasso fazem parte da vertente do cubismo analítico.
15
A pintura do artista brasileiro utiliza elementos de estética de uma das Vanguardas Europeias, a saber o:

A pintura do artista brasileiro utiliza elementos de estética de uma das Vanguardas Europeias, a saber o:

cubismo
expressionismo
realismo
surrealismo
dadaísmo
16
Considerando a obra Inserções em circuitos ideológicos: projeto cédula, de Cildo Meireles, julgue o item seguinte.
O artista carimbou uma cédula de dinheiro com o intuito de expô-la em diversas galerias e museus do mundo todo, o que garantiria a concretização de sua proposta de difundir ideias por meio de artefatos de alta circulação na sociedade.

Considerando a obra Inserções em circuitos ideológicos: projeto cédula, de Cildo Meireles, julgue o item seguinte. O artista carimbou uma cédula de dinheiro com o intuito de expô-la em diversas galerias e museus do mundo todo, o que garantiria a concretização de sua proposta de difundir ideias por meio de artefatos de alta circulação na sociedade.

certo
errado
17

A arte conceitual é um movimento da Arte Contemporânea. São características da Arte Conceitual, EXCETO

trazer, em todas as obras, uma crítica ao consumo.
dispensar a habilidade manual do artista.
ter uma ideia por trás de cada obra.
ser cerebral e não retiniana.
ser provocativa.
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Com relação à arte conceitual e suas formas de representação, assinale a opção correta.

Uma obra é classificada como arte conceitual quando está concluída, não sendo o seu processo de construção considerado.
Um evento montado dentro de um museu em que o artista utiliza materiais como terra e móveis para criar sua obra é considerado arte ambiental.
Os conceitualistas valorizam o objeto, no qual, segundo eles, reside o conceito essencial da obra.
As instalações são exposições que podem ocupar uma sala inteira cheia de um conglomerado de objetos comuns sem sentido, como palavras, vídeos, fotos, latas etc.
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Obra representativa do movimento artístico retratado no texto (Roy Lichtenstein - No carro).
Tal movimento artístico floresceu em meados do século XX e baseava-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Foi visto como uma reação ao expressionismo abstrato, pois seus praticantes reintroduziram no repertório plástico imagens figurativas e fizeram uso de temas banais.

Obra representativa do movimento artístico retratado no texto (Roy Lichtenstein - No carro). Tal movimento artístico floresceu em meados do século XX e baseava-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Foi visto como uma reação ao expressionismo abstrato, pois seus praticantes reintroduziram no repertório plástico imagens figurativas e fizeram uso de temas banais.

Certo
Errado
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Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois: Assinale a alternativa errada.

com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
O cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.
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