Vanguardas Artísticas
Vamos testar os conhecimentos sobre as Vanguardas Artísticas?
0
0
0
1
O que é movimento de vanguarda?
Movimento do passado
Tem a ver com ideias literárias
É estar a frente do seu tempo
Pouco contribuiu para o avanço do campo artístico
2
A imagem apresentada, trata-se da Guernica (1937), de Pablo Picasso. É uma tela cubista que representa os horrores da Guerra Civil Espanhola Guernica é considerada uma das obras mais conhecidas do artista. O pintor realizou a composição em 1937 por ocasião da Guerra Civil Espanhola, que dizimou centenas de pessoas.
Trata-se de um painel ideográfico, monocromático que serve com testamento por enfocar várias dimensões de um mesmo acontecimento e colocando em plano frontal ao espectador.
Trata-se de um painel expresso de pessoas de diferentes classes sociais
Guernica é o símbolo do movimento cubista, no entanto, não reflete suas características por registrar a guerra.
Trata-se de um painel que mistura estilos e recai na figuração
3
As esculturas barrocas de Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho) no período colonial brasileiro (figura ao lado) possuem fortes características que lembram as características...
Devido os detalhes e gestos, as esculturas de Aleijadinho possuem fortes características expressionistas.
Surrealismo, pois possuem tamanho maiores que a média humana.
Cubista, pois seus detalhes são facetados
Dadaísmo, que que Aleijadinho esculpiu em pedra sabão.
4
E nesse contexto complexo, rico em contradições e muitas vezes angustiante que se desenvolve a arte do nosso tempo. Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Pintura Metafísica, a Op-art e a Pop-art expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo (Graça Proença). Qual das alternativas correspondem melhor os movimentos de Vanguarda?
Contrapor o modelo tradicional de arte; apresentar estranheza; ser uma arte de museu; uso de cores fortes e puras; não questionar a sociedade e propor novos caminhos para a arte e cultura.
Contrapor o modelo tradicional de arte; apresentar estranheza; aproximar arte e vida; uso de cores fortes e puras; questionar a sociedade como um todo, provocar reações e propor novos caminhos para a arte e cultura.
Contrapor o modelo tradicional de arte; fazer uma arte figurativa; uso de cores fortes e puras; questionar a sociedade como um todo e propor novos caminhos para a arte e cultura.
Contrapor o modelo tradicional de arte; apresentar pouca inovação; aproximar arte e vida; uso de cores mais sutis; questionar a sociedade como um todo e propor novos caminhos para a arte e cultura.
5
Os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. E como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Qual alternativa melhor reflete o movimento cubista?
Resumindo, significava o abandono da busca da ilusão da perspectiva ou das três dimensões dos seres, ou seja, o cubismo apresenta a 4ª dimensão na arte. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo analítico e Cubismo sintético.
O cubismo apresenta a 4ª dimensão na arte. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em grandes tendências chamadas Cubismo analítico, Cubismo sintético e Cubismo abstrato.
Resumindo, significava o abandono da busca da ilusão da perspectiva ou das três dimensões dos seres, ou seja, o cubismo apresenta a 3ª dimensão nas obras de arte.
Ao abandonar a busca da ilusão da perspectiva ou das três dimensões dos seres, ou seja, o cubismo apresenta a 3ª dimensão na arte.
6
Ao analisar a história da arte de maneira linear, podemos afirmar que o período histórico das vanguardas artísticas no início do Séc. XX foi o momento de maior ruptura com um modelo de representação pictórica tradicional, modelo que até então vinha sido dominante no mundo ocidental, desde o classicismo. Consequentemente, a era moderna, em síntese, é sinônimo de superação a esse modelo. Escolha a alternativa que melhor representa os movimentos de Vanguarda.
As técnicas utilizadas para representar o estranhamento no campo das artes visuais e para as novas reflexões sobre a arte no séc. XX, são atualmente pouco utilizadas na arte contemporânea.
As vanguardas artísticas fizeram parte de um período histórico no qual se teve campo fértil para o surgimento de várias manifestações estilísticas inovadoras, transformações que negavam, ironizavam, parodiavam e subvertiam o modelo clássico de representação. As inovações ficaram restritas ao campo específico das artes visuais e não influenciou a literatura como um todo.
As Vanguardas artísticas propuseram transformações que negavam, ironizavam, parodiavam e
subvertiam o modelo clássico de representação. No entanto, mesmo sendo um período rico em novidades e experimentações, não desenvolveu técnicas inovadoras para o campo da arte.
As vanguardas artísticas fizeram parte de um período histórico no qual se teve campo fértil para o surgimento de várias manifestações estilísticas inovadoras, transformações que negavam, ironizavam, parodiavam e subvertiam o modelo clássico de representação. Esse período, rico em novidades e experimentações, foi ideal para um maior desenvolvimento das técnicas de
estranhamento no campo das artes visuais e para as novas reflexões sobre a arte no séc. XX.
7
A impaciência de viver era grande, o desgosto aplicava-se a todas as formas de civilização ditas modernas, às suas próprias bases, à lógica, a linguagem, e a revolta assumia formas em que o grotesco e o absurdo superavam de longe os valores estéticos. (MICHELI, 1991, pág. 131). Apresentavam uma violenta negação intelectual, negação extrema, questionava os princípios básicos da própria razão. A qual movimento se caracteriza o texto acima?
Dadaísmo
Expressivismo
Cubismo
Surrealismo
8
Por isso busca outras relações que a mente é capaz de entender, que estão presentes na onipotência dos sonhos, no jogo desinteressado do pensamento, no acaso, na ilusão, no fantástico; com o objetivo de resolução dos principais problemas da vida. O sonho representa uma parcela de tempo significativa em nossas vidas, fundamental para a nossa existência. Sobre qual movimento artístico o texto trata?
Surrealismo
Cubismo
Expressionismo
Dadaísmo
9
O (...) procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Os artistas desse movimento procuravam por meio da cor e da deformação proposital da realidade, fazer com que os seres reais nos revelassem seu mundo interior. Na verdade, essa tendência para traduzir em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem já vinha sendo realizada por Van Gogh. Qual movimento artístico caracteriza o texto acima?
Surrealismo
Cubismo
Dadaísmo
Expressionismo
10
Nega a arte; tem a cor e a deformação como principal elemento; sua composição apresenta a 4ª dimensão; as imagens são irreais. Observe a sequencia de características apresentadas e escolha uma alternativa.
Dadaísmo; Expressionismo; Cubismo e Surrealismo
Expressionismo; Dadaísmo; Cubismo e Surrealismo
Cubismo, Surrealismo, Expressionismo
Dadaísmo; Surrealismo; Expressionismo; Cubismo