História - Avaliação 2 terceirão doutor Blumenau 2024 - parte 3

História - Avaliação 2 terceirão doutor Blumenau 2024 - parte 3

- Imperialismo - Guerra de Secessão - Liberalismo - Socialismos - Anarquismo

Imagem de perfil user: Morgana Frahm
Morgana Frahm
1

-Leia o trecho abaixo escrito pelo médico legista e psiquiatra Nina Rodrigues. A concepção espiritualista de uma alma da mesma natureza em todos os povos, tendo como consequência uma inteligência da mesma capacidade em todas as raças, apenas variável no grau de cultura e passível, portanto, de atingir, mesmo em um representante das raças inferiores, o elevado grau a que chegaram as raças superiores, é uma concepção irremissivelmente condenada em face dos conhecimentos científicos modernos. (RODRIGUES). Analisando o pensamento exposto de Nina Rodrigues, inserido no fim do século XIX, podemos compreender que:

diversos intelectuais adotaram a existência de uma raça superior às demais, defendendo inclusive o incentivo à imigração de trabalhadores europeus como forma de branqueamento da população brasileira ao longo do tempo.
dito de Nina Rodrigues se encaixa no pensamento imperialista em que grandes potências europeias tentaram legitimar sua dominação aos continentes africano e asiático, demonstrando como as qualidades e os defeitos dos diferentes povos eram exclusivamente fonte de seu meio social.
a teoria demonstrada no texto foi inspirada nas ideias de Thomas Malthus, economista britânico que desenvolveu a hipótese de que o aumento populacional traria maiores possibilidades genéticas e, por consequência, um aprimoramento evolucionista.
o autor foi influenciado pelo darwinismo social, desenvolvido pelo naturalista britânico Charles Darwin como forma de explicar a seleção natural, que privilegiava os mais fortes e adaptados diante dos demais, reforçando a dominação europeia sobre outros continentes.
2

A Big Stick Policy, estabelecia nos Estados Unidos da América no início do século XX, consistiu: I-numa reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as revoltas da população negra. II-numa política interna com a qual se pretendeu corrigir os excessos do sistema federativo. III-numa política externa com a qual se pretendeu reservar o direito de intervir na América Latina. Assinale a opção correta:

Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa I está correta.
Nenhuma alternativa correta.
Apenas a alternativa III está correta.
3

A política de expansionismo e domínio econômico, cultural e territorial praticada por países europeus, pelos Estados Unidos e pelo Japão, entre o fim do século XIX e o início do século XX, é chamada de imperialismo. Sobre o imperialismo, analise as afirmativas a seguir. I–A expansão do capital financeiro produziu um sistema internacional onde regiões agrícolas ou pouco industrializadas ficaram dependentes das principais potências econômicas. II–Os defensores do expansionismo imperialista argumentaram que a conquista seria justificável, pois regiões atrasadas ou selvagens seriam “civilizadas” pelo comércio, pela moral e pela ciência. III–A ampliação da circulação de mercadorias, pessoas e ideias construiu, por décadas, um ambiente internacional de contínua prosperidade, abundância e paz. IV–O ideal civilizatório que sustentou o expansionismo imperialista possibilitou o desenvolvimento de teorias racistas que afirmavam a superioridade de colonizadores frente aos colonizados. Estão corretas as afirmativas:

I, II e IV.
I e IV.
I e III.
II, III e IV.
4

-Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes. (Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo). Os historiadores acima estão se referindo aos:

socialistas científicos.
marxistas
socialistas utópicos.
)anarquistas.
5

Os autores registram de forma pungente os dramas das populações proletárias que se aglomeravam nas cidades , na época da Revolução Industrial, vivendo em condições horríveis, entregues ao vício, incapazes de se enquadrarem nos preceitos morais da classe burguesa. A vivência desses indivíduos em uma mesma vida miserável proporciona o nascimento de uma série de movimentos sociais, muitos dos quais denunciam os males do capitalismo. Nessa época, um patrão filantropo e sensível ao problema proletário toma iniciativas que virão dar nascimento ao movimento cooperativista. Foi ele:

Friedrich Engels.
Mikhail Bakunin.
)Karl Marx.
Robert Owen
6

O movimento do owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século XIX, caracterizou-se por:

pretender a conquista do poder imediatamente através da luta armada.
pretender chegar ao socialismo através da barganha entre a cúpula sindical e os representantes dos patrões unicamente.
pretender a criação de comunidades-modelo, à base da cooperação, nas quais não haveria a instituição do lucro.
pretender destruir o sistema capitalista através da sua população por uma greve universal e de duração indeterminada.
7

“...Propunha a organização de comunidades compostas, cada uma, de 10 mil pessoas, a que chamava de phalanstères. Nestas comunidades, a distribuição dos encargos seria feita segundo a atração passional, porquanto acredita que a natureza distribuiu aos indivíduos as vocações de tal maneira que ficam em perfeita harmonia com as necessidades que a humanidade pode ter em relação a tal ou qual espécie de trabalho”. As ideias de Fourier refletem o que seria posteriormente categorizado como socialismo:

cristão.
utópico.
sindical.
solidário.
8

Sobre o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico, assinale a alternativa correta.

O Socialismo Científico defendido por Thomas Morus em seu livro Utopia teve como base a teoria socialista de Karl Marx.
)Para o Socialismo Científico a igualdade social só seria possível se o sistema econômico fosse privatizado.
O pensamento dos socialistas utópicos como Fourier e Proudhon não influenciou as revoluções do século XIX.
Para o Socialismo Científico o surgimento de uma sociedade sem classes se daria pela união e triunfo do proletariado e para os socialistas utópicos pela assistência do Estado, pela associação dos trabalhadores, pela ação revolucionária e pelo anarquismo.
9

A teoria de que a existência das classes está ligada a determinadas condições históricas de desenvolvimento da produção foi apresentada, no contexto do chamado socialismo científico, por:

Karl Marx.
Robert Owen.
Saint-Simon.
François Fourier.
10

O socialismo científico tem as seguintes características, exceto:

)teoria da mais-valia com ênfase na defesa da propriedade privada.
desenvolvido por Marx e Engels;
)a crise do capitalismo daria origem ao socialismo;
)luta de classe entre burguesia e proletariado;
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.