Simulação da P.O de história do 4° bimestre. ( Leia a descrição).
• Fazer sem consulta. • Leia as perguntas e respostas com atenção. • Lembre-se, isto é apenas uma simulação do que pode cair na prova. • Capítulos 13 e 14. • Bom quiz 🍰🪄
0
0
0
1
Quais foram as principais forças políticas e sociais que se enfrentaram nas sociedades europeias do século XIX.
Monarcas que a muito tempo detinham o poder e um governo autoritário VS representantes das forças sociais que surgiram na Revolução Industrial e defendiam os princípios iluministas.
Monarcas que a muito tempo detinham o poder e um governo autoritário VS Burgueses que tornaram-se parte importante da sociedade após a Revolução Industrial e queriam ter maior influência e benefícios políticos.
Nenhuma das outras alternativas.
2
O que foi a primeira onda revolucionária e o que ela causou?
Foi o movimento de industrialização em que houve a introdução de novas tecnologias à produção industrial. Além disso, diversos outros países além da Inglaterra começaram a industrializar-se também, proporcionando grandes alterações ao equilíbrio político que existia até então na Europa.
Foi um conjunto de movimentos da década de 1820 em que as forças da monarquia enfrentaram os liberais da época. Causou diversos protestos em várias partes da Europa reivindicando mudanças políticas, assim o equilíbrio político que existia até então, pôde ser restituído pelo Congresso de Viena.
Nenhuma das outras alternativas.
3
Leia a seguinte descrição e complete a oração corretamente. • Começaram com a Revolução Francesa, graças a revolta da população contra as medidas absolutistas de Carlos X, logo espalhando-se pelo resto da Europa. Desfez a ordem política estabelecida na Europa pelo Congresso de Viena, fez com que os monarcas sentissem-se ameaçados pela burguesia que havia se fortalecido com todo esse movimento e os princípios iluministas disseminaram-se pela Europa. Este texto descreve...
Nenhuma das outras alternativas.
a Comuna de Paris.
as revoluções de 1930
4
Entre as consequências dos desdobramentos das revoluções temos: 1° a expansão da industrialização pela a Europa entre as décadas de 1820 e 1830, o que possibilitou a Segunda Revolução Industrial e 2° o domínio de terras que não seriam apenas de nobres e religiosos, agora as terras transformaram-se em mercadoria, o que fez com que os monarcas perdessem partes dos seus privilégios. Sobre a segunda consequência responda: que impacto ela trouxe para a classe mais pobre da sociedade?
Nenhuma das outras alternativas.
Como as terras tornaram-se mercadorias, agora a classe mais pobre que antes não detinha o domínio delas poderia compra-las, o que causou um dos problemas que provocaram a Primavera dos Povos, já que houve uma grande concentração de pessoas no campo e as colheitas tornaram-se ruins.
Como as terras tornaram-se mercadorias e essa classe não possuía um grande poder aquisitivo, acabou que ela ficou sem terras e os mais pobres começaram a migrar em massa para as cidades atrás de emprego, tornando-se futuramente mão de obra barata.
5
Quais elementos causaram tensões na Europa em meados do século XIX.
Nenhuma das outras alternativas.
População em processo de empobrecimento, colheitas ruins no campo, desemprego nas cidades, a burguesia que queria maior participação na sociedade e a organização dos trabalhadores nas indústrias e sindicatos, já que a população se preocupava que as ideias socialistas pudessem ser motivo para revoltas.
Os burgueses e monarcas temendo que a classe operária causasse mais uma onde revolucionária por conta das ideias socialistas que que se espalhavam pela sociedade da época e a classe operária adquirindo cada vez mais poder por meio de sindicatos.
6
O que foi a Primeira dos Povos? E qual foi o seu desfecho?
Nenhuma das outras alternativas.
Foi uma onda revolucionária que a população revoltou-se contra a burguesia por conta das péssimas condições de trabalho as quais eram impostas. Teve o seu desfecho pois, como os governos apoiavam a burguesia pelo fato de lhes trazer lucro, criou um exército, assim rapidamente contendo as revoltas.
Foi uma onda revolucionária que por conta das tensões sociais e políticas na Europa fez com que a população revolta-se contra os governos em busca de mais direitos políticos e melhores condições de vida, sendo a onda mais agressiva. Teve o seu desfecho pois, com as ideias tão radicais dos envolvidos, a burguesia acabou afastando-se do movimento, possibilitando que os governos formassem exércitos e rapidamente contecem as revoltas.
7
A burguesia não teve nenhum benefício com o fim do movimento revolucionária iniciado em 1848. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa?
Falsa. Pois para evitar mais revoltas como as anteriores, os governos que restaram decidiram aliar-sem com a burguesia, criando diversas medidas econômicas liberais que a favoreçam, como permitir que burgueses votassem e participassem da formação de governos.
Verdadeira. Pois como distanciou-se do movimento apenas no seu final, os governos retiraram vários dos benefícios políticos que possuiam, para assim não possibilitar que outras revoltas como essa ocorressem, já que os burgueses não teriam mais tanta influência na sociedade.
Nenhuma das outras alternativas.
8
Parte da burguesia da península acreditava que para a expansão do seu negócio, era necessária a unificação do território, a partir disso, grupos começaram a lutar por essa unificação que ocorreu quando líderes do reino de Piemonte formaram alianças para juntar diferentes partes da península e derrotar os austro-hungáros, que impediam essa unificação. Esse texto descreve o processo de unificação...
Já sabe né? Nenhuma das outras alternativas 🙄.
do Reino da Prússia.
da Alemanha.
da Itália.
9
Por que a Guerra Franco-Prussiana está relacionada com a unificação da Alemanha, na segunda metade do século XIX?
Porque um dos fatores que impedia a unificação da Alemanha era França, por acreditar que unida, a nação tornaria-se poderosa e poderia ameaçar os seus interesses. Porém quando os franceses foram derrotados na Guerra Franco-Prussiana, esse empecilho deixou de existir.
Porque o Reino da Prússia controlava a região onde hoje é a Alemanha, e por medo de perder a sua influência no local e ganhar mais um país que ameaçasse os seus interesses, impedia que a ocorressem a sua unificação. Porém quando a Guerra Franco-Prussiana iniciou-se, o exército não poderia tanto lutar na guerra quanto retaliar qualquer tentativa de unificação no território alemão, então os alemães aproveitaram-se desse desfalque para unificaram o seu território e se tornarem uma só nação.
Nenhuma das outras alternativas.
10
A Segunda Revolução Industrial foi o conjunto de inovações na tecnologia da época que promoveram uma mudança na maneira que a produção industrial ocorria na Primeira Revolução Industrial. Cite quais foram algumas da novas tecnologias introduzidas.
Nenhuma das outras alternativas.
Aprimoramento das técnicas de produção de aço, a eletricidade, o uso do carvão e as locomotivas à vapor.
Aprimoramento das técnicas de produção de aço, a eletricidade, o uso do petróleo e o telégrafo elétrico.
11
Lembra-se das tecnologias do exército anterior? Por que elas foram importantes para a produção econômica do século XIX?
Nenhuma das outras alternativas.
Porque possibilitavam a criação de máquinas que proporcionaram um ambiente de trabalho melhor do que o da Primeira Revolução Industrial para os trabalhadores 🤗 🥰.
Pois possibilitavam a criação de máquinas capazes de produzir em menor tempo.
12
Na Segunda Revolução Industrial, houve a disseminação de industrias em outros países e indústrias maiores enriquecendo, depois comprando menores, criando os conglomerados industriais dando origem a holdings, trustes e cartéis. Qual descrição está certa?
Truste- organização em que uma empresa exerce controle sobre outras, por meio da posse da maioria das ações delas; cartel- união de empresas que detêm grande poder no mercado lideradas por um liderança centralizada para decidir coisas como preço e quantidade de produção. Objetivisa eliminar a concorrência e gerar mais lucro; holding- acordo ente empresa independentes que trabalham no mesmo ramo, para manter um preço igual de mercadorias, a fim de dificultar a concorrência. ( Proibido no Brasil ).
Holdings- organização em que uma empresa exerce controle sobre outras, por meio da posse da maioria das ações delas; truste- união de empresas que detêm grande poder no mercado lideradas por um liderança centralizada para decidir coisas como preço e quantidade de produção. Objetivisa eliminar a concorrência e gerar mais lucro; cartel- acordo ente empresa independentes que trabalham no mesmo ramo, para manter um preço igual de mercadorias, a fim de dificultar a concorrência. ( Proibido no Brasil ).
13
Quais foram as principais estratégias da classe operária para lutar por condições de vida melhores?
Era feita uma reunião entre o patrão e um representante do sindicato que apresentava as reivindicações dos operários. Após o seu término, era anunciado para os demais trabalhadores o acordo feito em reunião.
Foram as greves, que afetavam o lucro dos patrões. Também ocorreram protestos e passeatas
Nenhuma das outras alternativas.
14
A Comuna de Paris foi um movimento em que quando a monarquia caiu na França, os burgueses queriam formar um novo governo, porém os operários ocuparam Paris a fim de criar um governo mais justo. Mesmo assim, a burguesia ainda conseguia assumir o governo, como isso ocorreu?
Após a tomada de Paris, a burguesia fugiu para a cidade de Versalhes. Como a Inglaterra temia que a França se tornasse uma potência industrial, decidiu apoiar os burgueses militarmente e financeiramente, com o intuito de causar uma guerra civil que fragilizasse a França. Desta forma os burgueses rapidamente conseguiram formar um exército para invadir a capital, assim tirando os operários do poder.
Após a tomada de Paris, a burguesia fugiu para a cidade de Versalhes. Como o resto da França não apoiava os operários que estavam na capital, os burgueses rapidamente conseguiram formar um exército para invadi-la, assim tirando os operários do poder.