GUERRA FRIA - trabalho de história
Trabalho de história - Julia C - Luiza D - Maria Eduarda - Phelipe
0
0
0
1
Por que o período histórico chamado “Guerra Fria” ganhou este nome?
A rivalidade entre EUA e URSS se deu apenas no campo cultural, comercial e político e não bélico.
As disputas do mundo bipolar passavam por fortalecer internamente o modelo político sem importar com a opinião exterior.
O arsenal de ambas as potências não era suficiente para garantir a destruição do adversário.
Não houve enfrentamentos de fogo direto entre os EUA e a URSS, apenas em zonas onde os dois países disputavam sua influência.
2
A Corrida Espacial foi um dos acontecimentos mais espetaculares da Humanidade, no entanto, o objetivo não era apenas explorar o universo.Assinale a alternativa que expressa quais eram outros propósitos da Corrida Espacial
Desenvolver mísseis intercontinentais e construir um escudo que protegesse cada nação dos mísseis do país inimigo.
Entender o funcionamento da Terra e de todo o Sistema Solar com o objetivo de colonizá-lo caso ocorresse uma guerra nuclear.
Todas as alternativas estão incorretas
Canalizar o patriotismo e desviar a atenção dos cidadãos para os problemas que decorriam da Guerra Fri
3
Quais fatos são considerados como fim da Guerra Fria?
Queda do Muro de Berlim, em 1989 e fim da União Soviética, em 1991.
A Queda do Muro de Berlim, em 1989 e o anúncio da "perestroika" (reconstrução) da União Soviética, em 1986, que visava uma reforma no sistema socialista soviético
O fim da União Soviética, em 1991 e o final da ditadura de Pinochet, no Chile, em 1993.
Anúncio de eliminação de armas nucleares de médio alcance, em 1987, entre EUA e URSS e o fim da Guerra do Afeganistão, em 1992.
4
Duas organizações militares foram fundadas pela União Soviética e os Estados Unidos com o objetivo de garantir alianças dentro da lógica bipolar que o mundo vivia durante a Guerra Fria. São elas:
ONU e OEA
Pacto de Varsóvia e ONU
ONU e OTAN
Pacto de Varsóvia e OTAN
5
O Muro de Berlim dividiu a cidade em duas partes durante 28 anos, separando famílias inteiras e, em última análise, um país. Para o mundo, ele se transformou num símbolo da Guerra Fria.Escolha a alternativa que explica a razão do Muro de Berlim ser um símbolo da Guerra Fria.
Como ocorreram milhares de fuzilamentos nas suas paredes por ambos os governos, o Muro acabou simbolizando a divisão mundial.
A construção, realizada com o apoio dos soviéticos, separava não só a cidade, como duas maneiram bem distintas de pensar a política e a economia.
O Muro de Berlim foi edificado devido a uma das milhares de crises entre americanos e soviéticos que disputavam o território alemão.
Sem poder conter a fuga de pessoas entre as duas cidades, o governo de Berlim Ocidental, capitalista, decide construir uma barreira física na cidade berlinesa
6
A Guerra Fria ficou conhecida pela corrida armamentista e o alto poder de destruição das superpotências, mas a guerra, de fato, não ocorreu. Desse modo, justifica-se a denominação de Paz Armada.
Verdadeiro
Falso
7
A partir de 1947, os EUA colocaram em prática uma doutrina para a contenção do avanço do socialismo no mundo. Essa doutrina se chamou Plano Marshall.
Falso
Verdadeiro
8
A Ordem Bipolar, conflito Leste x Oeste, foi marcada pela hegemonia dos EUA e URSS, em que cada lado possuía sua ideologia militar, política e econômica.
Falso
Verdadeiro
9
Com o fim da II Guerra Mundial até a queda do muro de Berlim em 1989, o mundo conheceu esse período como Guerra Fria.
Falso
Verdadeiro
10
No período do pós II Guerra, a Europa foi dividida em 3 áreas distintas: ocidental capitalista ou 1º mundo, oriental socialista ou 2º mundo e Meridional ou 3º mundo
Verdadeiro
Falso
11
Assinale a alternativa que NÃO se relaciona ao momento histórico denominado Guerra Fria
Os Estados Unidos criaram uma série de programas que foram implementados com o objetivo de recuperar e reformar a economia, além de auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão
As bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaki pelos norte-americanos também ajudaram a eclodir o conflito da Guerra Fria.
Criou-se o Conselho de Assistência Mútua econômica (COMECON), com o objetivo de integrar as economias da URSS e dos países do Leste Europeu, criando um mercado comum.
A chamada Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do comunismo no que se considerava como países democráticos.
12
O Plano Marshall foi uma das ações do governo norte-americano motivadas pela rivalidade na Guerra Fria. Esse plano propunha:
a imposição de embargos para os países da Europa Ocidental que não aderiram à Otan.
o financiamento da reconstrução de países europeus destruídos pela Segunda Guerra.
o envio de espiões para executar as lideranças de esquerda na Europa Ocidental
a realização de golpes militares no sul da Europa.
13
Ao longo da Guerra Fria, os Estados Unidos intervieram em uma série de países como forma de garantir os seus interesses políticos e econômicos nesses locais ao mesmo tempo que isso prejudicava os interesses soviéticos. Qual dos países seguintes contaram com intervenções norte-americanas que não resultaram em regimes ou acontecimentos violentos:
Vietnã
Indonésia
Brasil
Alemanha Ocidental
14
Qual país socialista foi invadido por tropas soviéticas, em 1968, por conta de um movimento de reformismo democrático que nele estava em curso:
Checoslováquia
Romênia
Bulgária
Lugoslávia
15
Qual das nações seguintes NÃO possuiu um governo socialista durante os anos da Guerra Fria
África do Sul
Albânia
Polônia
Vietnã