Guerra Fria (o mundo bipolar)❄️
Intuito de aumentar seu conhecimento e fazer com que você queira procurar sobre isso e outros assuntos dentro da historia.
0
0
0
1
Easy : Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
Japão e Estados Unidos.
Inglaterra e União Soviética.
Alemanha e França.
Itália e União Soviética.
Estados Unidos e União Soviética.
2
“A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”. A afirmação de Thomas Hobbes (1588 – 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:
A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).
3
(FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
4
(TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.
Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
5
(Enem 2009) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta:
o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares
o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.