1
Analise a situação a seguir: Um diretor de escola adotou uma prática de gestão que se caracteriza pelo espaço ocupado pelos colegiados na definição da proposta pedagógica da escola e na criação e decisão sobre mecanismos para fortalecer a participação da comunidade na escola. Ele coloca em discussão e decide com o coletivo dos professores os projetos de ensino, a definição das responsabilidades, os processos de avaliação, bem como a análise dos seus resultados, buscando, em conjunto, formas de superar as dificuldades que se apresentam, de alunos e também de professores. No que se refere à estrutura hierárquica, observa-se, nesse modelo de prática, que:
se caracteriza por abolir a hierarquia, incluindo todos os atores no universo das decisões como forma de desobrigar o diretor de atividades pedagógicas e do relacionamento com a comunidade.
se fundamenta em uma concepção de cidadania que busca, por meio de um processo de informação, apenas o consentimento de todos os atores sobre as medidas que a escola deve adotar.
busca superar as relações de verticalidade presentes no modelo de gestão racional a partir de uma concepção de cidadania que ressalta a prática coletiva com o objetivo de eliminar o conflito e aderir à coletividade e à participação.
2
Cabe ao gestor escolar assumir o seu compromisso político com a educação no processo de construção da autonomia da escola. Para alcançar o que pretende, precisa conseguir:
a mobilização da equipe de professores para garantir auxílio à escola e à região, reconhecendo o papel deles para convencer os pais sobre a participação na escola.
apenas a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos e de suas responsabilidades.
a aprovação dos professores para implantar uma gestão democrática, reconhecendo-os como parceiros de luta para atingir as metas traçadas.
3
(Enade 2006) Considerando a organização e a gestão escolar, quais características organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos?
existência de gestão descentralizada; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; relações hierárquicas embasadas em normas e regras.
existência de normas legais; plano previamente elaborado; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas; ausência de discussão entre os profissionais da escola.
existência de gestão descentralizada, que contemple a elaboração de projeto pedagógico curricular; bom clima de trabalho e disponibilidade de condições físicas e materiais.
4
Leia atentamente e assinale a alternativa correta: O gestor escolar que atua com base nos princípios da gestão democrática, visando ao fortalecimento da autonomia escolar e à qualidade do ensino, desenvolve a ação de:
apoio na elaboração do projeto pedagógico, estimulando reflexões na análise das fragilidades e das medidas necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, acompanhando resultados e aplicando medidas de correção de rumos.
apoio aos professores em suas queixas, visto que esses não têm respostas para os problemas cotidianos.
porta-voz do Estado, levando para a escola as orientações ditadas pelos órgãos centrais, seguindo as referências legais e adequando-as à realidade de cada escola.
5
Para os especialistas, a gestão da escola realmente democrática e autônoma depende de algumas condições, entre as quais, se inclui:
o reconhecimento da participação enquanto mecanismo para eliminar os conflitos e os antagonismos da escola, construindo a hegemonia do grupo escolar.
um processo contínuo de coordenação da prática educacional em seus aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
a presença de uma equipe disciplinada que reconheça a função de cada membro no interior da escola.