1
incluem forças-tarefa e grupos de projeto, de auditoria, de qualidade total ou de segurança designados para resolver problemas específicos. As equipes de consultoria quase sempre têm uma data predeterminada para concluir os trabalhos.
Equipes de consultoria
Equipes de Gestão
2
Essas equipes atuam na linha de frente ou estão bem próximas dela. Elas são responsáveis pela produção básica, pelo desenvolvimento, pelas operações, pelo marketing, pelas vendas, pelos serviços e por outras atividades que agregam valor. Com algumas exceções, como é o caso das equipes que atuam no desenvolvimento de novos produtos ou na elaboração de processos, não é comum que as equipes de produção tenham datas predefinidas de conclusão do pro-jeto, visto que suas atividades nunca param.
Equipes de produção
Equipes autogerenciáveis
3
Equipes de gestão: são aquelas que supervisionam alguma atividade, um programa corrente ou uma ativi-dade funcional significativa. Outro exemplo é apresentado por QUICK (1991), que estabelece quatro categorias, a saber: • Comissões: geralmente atuam como organismos de pesquisa ou assessoramento, reportando-se à pessoa ou unidade que os indicou e organizou. • Força-tarefa ou Grupos-tarefa: com maior frequência, são temporariamente grupos de resolução de problemas constituídos para lidar com questões que cruzam funções ou linhas de autoridade. Uma força-tarefa pode, durante sua existência, funcionar em tempo integral ou parcial.
Equipes de consultoria
Equipes de Gestão
4
geralmente atuam como organismos de pesquisa ou assessoramento, reportando-se à pessoa ou unidade que os indicou e organizou.
Círculos de qualidade
Força tarefa
Comissões
5
são temporariamente grupos de resolução de problemas constituídos para lidar com questões que cruzam funções ou linhas de autoridade. Uma força-tarefa pode, durante sua existência, funcionar em tempo integral ou parcia
Círculos de qualidade
Força tarefa ou grupos força tarefa
Grupos de tarefa
6
consiste em grupos de funcionários e supervisores que buscam formas de aumentar a sua eficácia por intermédio de produtividade mais alta e da melhoria da qualidade.
Grupos de projeto
Círculos da qualidade
Grupos força tarefa
7
organizados para trabalhar especificamente em um projeto, como no caso de um novo produto, uma nova fábrica ou um programa de processamento de dados. Da mesma forma que um grupo-tarefa, o grupo de projetos pode ter existência temporária e, depois de cumprida sua missão, ele se dissolve
Equipes autogerenciáveis
Grupo de projetos
Grupo força tarefa
8
esse tipo de grupo pode definir um trabalho a ser feito, mas não se preocupa com o desempenho coletivo, nem tenta conquistá-lo.
Grupo de trabalho
Equipe potencial
Pseudoequipe
9
Os membros desse grupo não veem nenhuma razão para se transformarem numa equipe. Podem partilhar informações entre si, porém responsabilidades e objetivos, por exemplo, pertencem a cada indivíduo.
Equipe real
Equipe de alto desempenho
Grupo de trabalho
10
esse grupo quer produzir um trabalho conjunto. No entanto, os membros precisam de esclarecimentos e orientações sobre sua finalidade e
Equipe real
Equipe potencial
Grupo de trabalho
11
Uma equipe real compõe-se de poucas pessoas, mas com habilidades complementares e comprometidas umas com as outras por intermédio de missão e objetivos comuns. Registra-se a confiança entre os membros do grupo.
Equipe Real
Equipe potencial
Pseudoequipe
12
Este grupo atende a todas as condições de uma equipe real e tem um comprometimento profundo entre seus membros com o intuito de crescimento pessoal de cada um.
Equipe de alto desempenho
Equipe real
Equippe potencial
13
Quanto a titularidade das equipes compostas por uma chefia e seus subordinados diretos. Essas equipes têm regras claras no que se refere ao processo de tomada de decisões, à liderança e gerenciamento.
Equipes funcionais
Equipes multifuncionais
14
envolvem grupos de pessoas bem integradas, que são responsáveis por todo um processo de trabalho, por seu planejamento e melhoria contínua. Os membros desse tipo de equipe trabalham em conjunto e se autogerenciam para enfrentar os problemas do dia a dia, além de planejar e controlar suas atividades.
Equipes multifuncionais
Equipes autogerenciáveis
15
combinam diferentes habilidades em torno de um objetivo ou vários departamentos funcionais para resolver problemas mútuos. Essas equipes podem ser, inclusive, permanentes ou temporárias.
Equipes de Gestão
Equipes multifuncionais
Equipes consultiva
16
refere-se à percepção coletiva que as pessoas têm da organização e de sua cultura.
Cultura oganizacional
Clima organizacional
17
A cultura da organização pode ser definida como um conjunto de normas, crenças, valores e mitos, mais ou menos estável, que define os padrões de comportamento esperado dos membros que a ela pertencem e são utilizados como modelos de comparação e julgamento.
CORRETO
INCORRETO
18
O clima organizacional refere-se às representações compartilhadas das percepções dos membros sobre o agir da organização, construídas com base na cultura, e envolve padrões de ação e reação menos estáveis que a cultura organizacional.
INCORRETO
CORRETO
19
O apoio e reconhecimentos das chefias ou gerências.
Relaciona se com a motivação
Não tem relação com a motivação
20
conjunto de fatores psicológicos – conscientes e inconscientes – de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta do indivíduo.
DESEMPENHO
MOTIVAÇÃO
21
Os processos de codificação e decodificação de mensagens são vitais para a maximização da comunicação.
CORRETA
INCORRETA
22
A Escrita e a Palavra fazem parte da
CODIFICAÇÃO
DECODIFICAÇAO
23
Leitura e Audição fazem parte da
CODIFICAÇÃO
DECODIFICAÇÃO
24
Níveis organizacionais: quanto mais complexa for a estrutura, cargos e departamentos, maior será a distorção entre a mensagem original e a que chega ao destino final. Cada nível funciona como um filtro, modificando, acrescentando ou retirando parte do conteúdo da mensagem.
Constitui uma barreira de comunicação
Nao se constitui uma barreira de comunicação
25
Autoridade da administração: necessária e inerente à organização, ela dificulta uma comunicação livre e aberta; quem possui autoridade, em geral, tenta mostrar controle da situação, evitando qualquer comunicação que o coloque em posição vulnerável. Os subordinados, por sua vez, tendem a manter uma aparência favorável, evitando expressar problemas, desacordos e frustrações são consideradas barreiras que influenciam na comunicação.
VERDADEIRO
FALSO
26
Especialização: fragmenta a organização em vários grupos com interesses, atitudes, maneiras de ver os fatos e vocabulário próprios, que dificultam o intercâmbio de ideias.
Não influencia, não sendo considerada uma barreira de comunicação
É considerada uma Barreira na comunicação
27
Hierárquicos: quando envolvem tensões no nível gerencial ou mais precisamente na relação com as autoridades dentro da organização. Esse tipo de conflito pode ser decorrente, inclusive, da falta de legitimidade ou não reconhecimento do corpo dirigente.
Não se constitui uma origem de conflito.
Se constitui uma origem de conflitos nas organizações
28
Pessoais: quando envolvem tensões entre os indivíduos, geralmente causadas por disputas, luta por poder e prestígio ou discordâncias de concepção e procedimentos no processo de trabalho.
Se constitui uma origem de conflito
Não se constitui uma origem de conflito