Alterações fisiológicas do músculo com aumento da força
O corpo humano possui aproximadamente 600 músculos, cujas principais funções concentram-se na locomoção e manutenção da postura do organismo. Esses tecidos têm uma grande capacidade metabólica e respostas incríveis podem ser observadas frente à prática de exercícios. Diversos sistemas são envolvidos ao se realizar um único gesto motor: respiratório, cardiovascular, nervoso e muscular, que trabalharão integrados para que tudo ocorra com perfeição. Além disso, o entendimento do funcionamento fisiológico e bioquímico muscular durante a produção do movimento e a produção de força trará aporte teórico para proposições de práticas profissionais mais eficientes.
0
0
0
1
A prática do exercício físico sistematizado provoca uma série de alterações capazes de repercutir em melhor saúde para o organismo. Refletindo as alterações fisiológicas mais agudas e depois mais crônicas da prática do exercício físico, podem-se considerar, na seguinte ordem:
alterações de frequência cardíaca e aporte sanguíneo.
aporte sanguíneo e aumento da massa muscular.
alterações de frequência cardíaca e temperatura.
aporte sanguíneo e melhor ativação neural.
aumento na produção de suor e aporte sanguíneo.
2
Os processos fisiológicos que propiciam o aumento no volume muscular ocorrem basicamente em duas maneiras, denominadas de hipertrofia. Leia as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta: I – A hipertrofia pode ocorrer basicamente pelo aumento no volume e densidade das miofibrilas. II – A hipertrofia muscular representa um aumento da área de seção dinâmica do músculo III – A hipertrofia muscular pode ocorrer tanto de maneira intra e entre miofibrilias quanto na parte externa das mesmas, envolvendo organelas presentes no sarcoplasma. IV – Levando em consideração as estruturas envolvidas no processo de hipertrofia, pode-se classificá-la como hipertrofia miofibrilar ou sarcoplasmática.
I, III e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas II está correta.
Apenas I está correta.
Apenas IV está correta.
3
Avaliando a proposição de programa de treinamento de força, é possível manipular muitas variáveis agudas do treinamento. Por isso, a estruturação dividida em partes pode auxiliar a enxergar melhor o proposto e seu acompanhamento. Refletindo as possibilidades de estruturação de um treinamento de força, podemos destacar as principais como sendo, respectivamente:
adaptação, macrociclo, mesociclo e microciclo.
macrociclo, adaptação, microciclo.
macrociclo, mesociclo e microciclo.
adaptação, macrociclo e microciclo.
adaptação, macrociclo e mesociclo.
4
Refletindo sobre as alterações bioquímicas decorrentes de um treinamento de força, podemos relacionar as seguintes como correspondentes das diferentes etapas de elaboração do treinamento (partindo das alterações mais crônicas para as agudas), respectivamente:
mudanças estruturais e hormonais, melhora na síntese e aproveitamento dos canais de cálcio e bomba de sódio-potássio, melhor recrutamento das fibras musculares.
mudanças estruturais e hormonais, melhora na síntese e aproveitamento apenas dos canais de cálcio, porém não interfere no recrutamento das fibras musculares.
melhor recrutamento das fibras musculares, mudanças estruturais e hormonais, melhora na síntese e aproveitamento dos canais de cálcio e bomba de sódio-potássio.
melhor recrutamento das fibras musculares, melhora na síntese e aproveitamento dos canais de cálcio e bomba de sódio-potássio, mudanças estruturais e hormonais.
melhora na síntese e aproveitamento dos canais de cálcio e bomba de sódio-potássio, melhor recrutamento das fibras musculares, mudanças estruturais e hormonais.
5
Mediante o estudo do mecanismo de ação sobre os efeitos do exercício físico sistematizado para o organismo humano, é possível inferir que o exercício representa, do ponto de vista fisiológico e bioquímico:
um obstáculo.
um benefício.
uma quebra da homeostase.
um impacto para a saúde.
uma dificuldade.