Espaço Geográfico e Industrialização
Compreender as transformações do Espaço Geográfico a partir da industrialização.
0
0
0
1
A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a descaracterização da hierarquia urbana.
o aumento da migração campo-cidade.
o recuo na oferta de matérias-primas.
a contenção da migração pendular.
2
Assinale a alternativa que NÃO aponta um dos efeitos do processo de industrialização sobre o espaço geográfico.
Ampliação das trocas comerciais.
Aumento do consumo de energia.
Intensificação do processo de urbanização.
Aumento das ofertas de emprego no setor primário.
3
A industrialização é considerada como um dos parâmetros necessários para a modernização das transformações socioespaciais. Sobre esse processo, assinale o que for correto:
A industrialização do tipo clássica corroborou para profundas transformações no espaço geográfico europeu dos séculos XVIII e XIX.
A industrialização nos países periféricos ocorreu sem a manifestação do capital estrangeiro, que não enxerga nesses países a possibilidade de investimentos.
A industrialização do tipo planificada foi algo recorrente nos países subdesenvolvidos.
Mesmo acontecendo em períodos históricos diferentes, a industrialização ocorreu da mesma forma em todos os países existentes.
4
Por todos os continentes e países do mundo encontramos inúmeros produtos oriundos da indústria. Mas, não precisamos viajar para conhecê-los. Em cada espaço de nossa casa temos esses exemplos: a cama, a roupa, o som e a TV estão entre eles. Todos esses produtos são o resultado da transformação de matérias-primas, com suprimento de energia, em produtos industrializados. Até consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 123). Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indústrias no Brasil e no Mundo, assinale a alternativa INCORRETA:
A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão vegetal como principal fonte de energia e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial.
O Sudeste afirmou-se como polo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada do imigrante e pela concentração de consumidores urbanos.
A Segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX com o surgimento das indústrias de vanguarda como a metalúrgica, a siderúrgica, a automobilística e a petroquímica, sendo o petróleo a sua principal fonte de energia.
O avanço da Revolução Técnico-científica Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial.
5
No contexto da revolução técnico-científica, governantes e empresas de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Japão, têm estimulado a criação de arranjos territoriais chamados tecnopolos, caracterizados por
centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento que apresentam concentração de mão de obra qualificada
capaz de gerar novos produtos de alta tecnologia que poderão ser absorvidos pelas indústrias.
conjuntos empresariais voltados para a prestação de serviços avançados a distância com o emprego de mão de
obra barata adaptada ao uso de sistemas de comunicação e informação
centros tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento instalados em fazendas que utilizam ferramentas tradicionais
e mão de obra intensiva para realizar estudos que aumentem a produtividade.
áreas centrais das grandes cidades que apresentam alta concentração de compra e venda de produtos
tecnológicos e serviços de manutenção com mão de obra pouco qualificada.
6
A evolução do processo de transformação de matérias primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se
empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.
trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
7
Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo. Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir
o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.
a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.
a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.
o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.