1
O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade. No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos
2
No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes.Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade
evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
3
A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
Nenhuma das alternativas
O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
4
Sobre a Revolução Industrial: I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis. II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial). III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais. Assinale, agora, a alternativa mais adequada:
I e II estão corretas
I e III estão corretas
Nenhuma das alternativas estão corretas
III e II estão incorretas
odas estão corretas
5
A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se expandiu para outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?
Alemanha
França
EUA
Portugal
6
Analise as afirmativas abaixo referentes à Segunda Revolução Industrial. (01) Durante o século XVI, a construção de rodovias e a produção de automóveis foram os ramos de transportes que mais cresceram por causa da produção do café. (02) O modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram uma busca constante por novidades, sendo que a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial. (03) O emprego da energia elétrica, o uso do motor a explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo impediram a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. (04) A eletricidade passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitida em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparada ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente estabeleceu um importante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época. (05) Com relação aos transportes, podemos ver que as novas fontes de energia e a produção do aço permitiram a concepção de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Durante o século XIX, a construção de rodovias e a produção de automóveis foram os ramos de transportes que mais cresceram. Qual das alternativas abaixo apresenta a somatória das afirmativas incorretas?
04
03
02
01
7
Sobre a economia globalizada:
Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo
Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
8
Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização. Com base na afirmação e na imagem, pode-se compreender que o processo de globalização: I. Possibilita que se viva numa aldeia global. II. Permite que as fronteiras desapareçam. III. Inclui e une todos os povos. IV. É benefício exclusivo de alguns. Está correto o que se afirma em:
III E IV
I e III
I
apenas II e III
apenas IV
9
Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente, essas transformações tornaram-se mais significativas. Esse fenômeno é chamado de:
Lugarização
Globalização
Estratificação
Nacionalização
Territorialização
10
O processo de Globalização consolidou-se no Brasil a partir da década de 1990, tendo como principais características as questões a seguir, exceto:
Transferência de patrimônio privado para o poder público
Flexibilização das frentes de trabalho
Expansão do sistema econômico neoliberal visto por você no fluxograma.
Frente de ampla abertura comercial para o mercado externo
Imigração de empresas multinacionais