1
ESTE ALFANUMÉRICO SE TRATA DE QUAL ETAPA DE ENSINO?
EJA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
2
A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSISTE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE 0 E 5 ANOS. QUAIS OS PRINCIPAIS EIXOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
BRINCADEIRAS E CONTO DE FADA
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
INTERAÇÕES E PRINCÍPIOS ESTÉTICOS
3
SÃO QUANTOS CAMPOS DE EXPERIENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
6
4
5
3
4
QUAIS OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
O EU, O OUTRO E O NÓS. VISA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E, TAMBÉM, E SUAS SUBJETIVIDADES, CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS, ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E SABEDORIA.
MUSICA, VISA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E, TAMBÉM, E SUAS SUBJETIVIDADES, CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS, ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO E ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
O EU, O OUTRO E O NÓS. VISA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E, TAMBÉM, E SUAS SUBJETIVIDADES, CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS, TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS, ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO E ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
5
QUAIS AS 7 LINGUAGENS TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
ARTES PLÁSTICAS VISUAIS, LINGUAGEM CORPORAL, LINGUAGEM DIGITAL, LINGUAGEM ESCRITA, LINGUAGEM MUSICAL, LINGUAGEM MATEMÁTICA, LINGUAGEM ORAL.
ARTES PLÁSTICAS VISUAIS, LINGUAGEM CORPORAL, LINGUAGEM ESTÉTICA, LINGUAGEM ESCRITA, LINGUAGEM MUSICAL, LINGUAGEM MATEMÁTICA, LINGUAGEM ORAL.
ARTES PLÁSTICAS VISUAIS, LINGUAGEM CORPORAL, LINGUAGEM DIGITAL, LINGUAGEM ESCRITA, LINGUAGEM MUSICAL, LINGUAGEM MATEMÁTICA E LINGUAGEM CIENTIFICA;
6
SOBRE AS FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL É CORRETO AFIRMAR QUE:
A ação pedagógica é caracterizada pela indissociabilidade entre educar e cuidar.
A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e psicomotor da criança, não havendo necessidade da complementaridade da ação da família e comunidade.
A Educação Infantil tem apenas por finalidade o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança.
A ação pedagógica é caracterizada apenas pelo cuidar.
7
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem por princípio:
O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas.
O desenvolvimento das crianças a partir da realização de estímulos aos aspectos cognitivos
O desenvolvimento afetivo das crianças a partir das atividades de brincar.
8
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR APRESENTA 10 COMPETÊNCIAS GERAIS, INDICANDO COMO ELAS DEVEM EVOLUIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO. AS COMPETÊNCIAS GERAIS INTEGRAM O CAPÍTULO INTRODUTÓRIO DA BNCC E FORAM DEFINIDAS A PARTIR DOS DIREITOS ÉTICOS ESTÉTICOS E POLÍTICOS ASSEGURADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E VALORES ESSENCIAIS PARA A VIDA NO SÉCULO XXI. OS PRINCÍPIOS SÃO: AGIR PESSOAL E COLETIVAMENTE COM AUTONOMIA; RESPONSABILIDADE, FLEXIBILIDADE, RESILIÊNCIA E DETERMINAÇÃO; ALÉM DA TOMADA DE DECISÕES COM BASE EM PRINCÍPIOS ÉTICOS, DEMOCRÁTICOS, INCLUSIVOS, SUSTENTÁVEIS E SOLIDÁRIOS. ESTES PRINCÍPIOS SE REFEREM ÀS COMPETÊNCIAS ABAIXO:
AUTOCONHECIMENTO, AUTOCUIDADO E ARGUMENTAÇÃO
AUTOCONHECIMENTO, AUTOCUIDADO E ARGUMENTAÇÃO
RESPONSABILIDADE E CIDADANIA.
9
CONSIDERANDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) NO QUADRO DAS MUDANÇAS PROVOCADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), É CORRETO AFIRMAR QUE OS PCNS:
DEIXAM DE SER OBRIGATÓRIOS POR CONFLITAREM COM A BASE, SENDO SUBSTITUÍDOS PELA BNCC
PERDERAM SUA FUNÇÃO NO MOMENTO DA EDIÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
NÃO SÃO TORNADOS INVÁLIDOS PELA BNCC, PERMANECENDO DOCUMENTOS ORIENTADORES.
10
CONSIDERAM-SE ATIVIDADES PERMANENTES, EXCETO:
RODA DE HISTÓRIA;
PROGRAMAS DE TELEVISÃO, PREFERENCIALMENTE DESENHOS ANIMADOS;
CUIDADOS COM O CORPO.
BRINCADEIRAS NO ESPAÇO INTERNO E EXTERNO;
11
DE ACORDO COM AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DEVEM RESPEITAR OS SEGUINTES FUNDAMENTOS NORTEADORES, EXCETO:
PRINCÍPIOS POLÍTICOS DOS DIREITOS E DEVERES DE CIDADANIA, DO EXERCÍCIO, DA CRITICIDADE E DO RESPEITO À ORDEM DEMOCRÁTICA;
PRINCÍPIO DO APERFEIÇOAMENTO DO APLICADOR, NÃO LIMITANDO A EDUCAR PELO CONHECIMENTO DESTITUÍDO DA COMPREENSÃO DO HOMEM MÉDIO;
PRINCÍPIOS ÉTICOS DA AUTONOMIA, DA RESPONSABILIDADE, DA SOLIDARIEDADE E DO RESPEITO AO BEM COMUM;
PRINCÍPIOS ESTÉTICOS DA SENSIBILIDADE, DA CRIATIVIDADE, DA LUDICIDADE E DA DIVERSIDADE DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS.