DOENÇAS CRÔNICAS
Hora de testar seu conhecimento sobre a apresentação do tema Doenças Crônicas.
0
0
0
1
No acompanhamento psicológico de pacientes com doenças crônicas, a especialização de cada profissional da equipe multidisciplinar garante uma visão global do paciente, evitando uma abordagem dicotomizada e despersonalizada, o que torna a leitura multidisciplinar superior à interdisciplinar.
VERDAIRO
FALSO
2
As doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortes no mundo, afetando a qualidade de vida e causando impactos econômicos. Entre os fatores de risco dessas doenças ESTÁ O TABAGISMO que é considerado modificável.
FALSO
VERDADEIRO
3
As doenças crônicas não interferem na condição mental dos pacientes.
FALSO
VERDADEIRO
4
Sabemos que o apoio psicológico auxilia nas doenças crônicas, porém não ajuda a lidar com o estresse, ansiedade e depressão associados a doença.
FALSO
VERDADEIRO
5
Os psicólogos podem ajudar esses pacientes a desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com os altos e baixos da doença, bem como a gerenciar a dor crônica.
FALSO
VERDADEIRO
6
Os psicólogos desempenham um papel fundamental na melhoria da adesão ao tratamento, trabalhando com os pacientes para entender suas preocupações e desenvolver estratégias para superá-las.
VERDADEIRO
FALSO
7
O acompanhamento multidisciplinar não faz diferença no tratamento das doenças crônicas tendo em vista que elas não tem cura.
VERDADEIRA
FALSA
8
Além de auxiliar no manejo emocional e na adesão ao tratamento, os psicólogos podem desempenhar um papel importante na promoção da qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas.
VERDADEIRO
FALSO
9
A obesidade é uma das doenças crônicas mais prevalentes em todo o mundo. Ela não apenas aumenta o risco de várias outras condições de saúde, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, como também pode ter um impacto significativo na saúde mental.
VERDADEIRO
FALSO
10
As DIIs, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, são doenças crônicas do trato gastrointestinal que podem causar sintomas debilitantes, como dor abdominal, diarreia e perda de peso.
VERDADEIRO
FALSO