1
O Pronunciamento Técnico CPC 00 é a base conceitual de toda a regulação contábil das International Financial Reporting Standards (IFRS) e define em seu escopo as características qualitativas da informação contábil-financeira. Sobre elas, afirma-se corretamente:
As características qualitativas de relevância e representação fidedigna são as mais críticas e desejáveis.
A característica essência sobre a forma foi formalmente retirada da condição de componente separado da representação fidedigna por ser considerada redundante, sendo, portanto, dispensável.
2
Em relação à contabilidade internacional, julgue os itens seguintes. Um ativo proveniente de projeto de desenvolvimento somente poderá ser classificado como ativo intangível se a empresa for capaz de demonstrar a viabilidade técnica de concluir o desenvolvimento do ativo, se houver comprovação da geração efetiva de resultados e se a empresa tiver a intenção de concluir o desenvolvimento desse ativo e a capacidade para usá-lo e vendê-lo.
Certo
Errado
3
Com base na Contabilidade Internacional, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Considerando-se que cada país tem seu conjunto de leis, regras, filosofias, procedimentos, objetivos (buscam proteger os seus interesses nacionais), é razoável supor que os sistemas contábeis de cada país venham a ser impactados por tais medidas, dependendo do seu grau de influência sobre outros. II. Como a contabilidade é usualmente mencionada como linguagem de comunicação, a regra contábil também pode se enquadrar na comparação de que a compreensão das regras internacionais é muito difícil por que as regras têm diferentes significados: Na Alemanha, tudo é proibido a menos que esteja explicitamente permitido na lei, enquanto que na Inglaterra tudo é permitido a menos que esteja explicitamente proibido na lei. III. A contabilidade é produto de uma complexa interação de fatores sociais, econômicos e institucionais de um país. Dez fatores são provavelmente importantes para modelar o desenvolvimento da contabilidade: 1) o tipo de mercado de capitais; 2) o tipo de regimes ou critérios de estrutura e apresentação de demonstrações contábeis; 3) o tipo de empresas; 4) o tipo de sistema legal; 5) o nível de exigência; 6) o nível de inflação; 7) vinculação econômica e política com outros países; 8) status ou amadurecimento da profissão contábil; 9) existência de um arcabouço teórico e conceitual e 10) qualidade da educação contábil.
Apenas as afirmações I e III estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
4
Analise as afirmações abaixo relacionadas a algumas diferenças entre a norma internacional IAS 1 e as normas brasileiras. I. A norma IAS 1 exige a apresentação da Demonstração do Valor Adicionado, sendo que essa demonstração deixou de ser obrigatória para as companhias abertas brasileiras com o advento da Lei 11.638 de 2.007. O objetivo principal dessa lei foi a convergência das normas brasileiras às normas internacionais. II. De acordo com as normas internacionais, a apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício pode ser feita com as contas de receitas e de despesas discriminadas por função ou natureza e, seguindo as normas brasileiras, essa demonstração deve ser apresentada por função.
Apenas a afirmação I está incorreta
Todas as afirmações estão incorretas
5
Os International Accounting Standards (IAS) são:
padrões contábeis internacionais emitidos a partir de 1973.
padrões contábeis emitidos pelo antigo IASC que a partir de 01.04.2001 foram extintos.
6
A afirmação: "Uma transação em moeda estrangeira deve ser registrada inicialmente na taxa de câmbio da data da transação"
é correta de acordo com o IAS 21 – Efeito das Alterações nas Taxas de Câmbio.
é correta apenas quando a moeda funcional da entidade for igual a moeda oficial do país.
7
A data de aquisição, de acordo com o IAS 22 - Combinações de Entidades, é:
a data em que o contrato de compra e venda é firmado.
a data na qual o controle do Patrimônio Líquido e Operações da adquirida é efetivamente transferido para a adquirente.
8
Quais são os países-membros do Mercosul?
Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela
Paraguai, Argentina, Venezuela e Bolívia
9
Qual era o principal objetivo da fundação do Mercosul?
Fortalecer os laços comerciais entre os seus membros
Definir uma só posição política para desafios comuns na região
10
Qual destes foi um efeito da criação do Mercosul?
Inflexibilidade na aplicação de tarifas de cada país para seus mercados estratégicos
Significativo aumento das trocas comerciais entre os seus membros