1
Leia atentamente o texto a seguir.As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente são conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard). Assim as IRFS são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade publicados e revisados. Sendo assim, identifique o principal objetivo caracterizado pela adoção às IFRS:
Alinhar as informações contábeis brasileiras às normas internacionais
Cumprir a legislação fiscal das entidades de forma unificada, independente de cada país a norma deve ser adotada de forma igualitária
2
Leia atentamente o texto a seguir. O International Accounting Standards Board (IASB) está em pleno processo de atualização de sua estrutura conceitual. Com essa estrutura conceitual, desenvolveu-se uma forma de ser aplicada uma gama de moldes contábeis e a conceituação de capital e a manutenção dessa estrutura. O IASB possui muitas funcionalidades para atender os padrões contábeis, analise as afirmativas que seguem: I). Extinguir os conflitos entre os países para obtenção de uma linguagem universal; II). Estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros; III). Reduzir o número de contas contábeis para que haja uma abreviação nas demonstrações contábeis. Com base na leitura das frases, é CORRETO afirmar que:
I e II, apenas
III, apenas
3
As consolidações das informações contábeis visam facilitar a comunicação internacional e estabelecer uma linguagem universal e harmônica para redução de custos e abertura de novos investimentos. A importância da padronização das normas, segundo o Comitê de Pronunciamento Contábil, objetiva estabelecer procedimentos alinhados e harmônicos, válidos para os países membros. Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais?
IFAC – International Federation of Accountants
IASB – International Accounting Standards Board
4
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. De acordo com o pronunciamento do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e o IAS 1, que define a apresentação das demonstrações contábeis, o conjunto dos relatórios contábeis inclui as demonstrações que seguem, exceto:
Relatório da governança corporativa
Balanço patrimonial
5
Em relação à contabilidade internacional, julgue os itens seguintes. As normas contábeis internacionais são obrigatórias apenas para as companhias abertas com ações negociadas na bolsa de valores.
Certo
Errado
6
Com base na Contabilidade Internacional, assinale a alternativa incorreta.
A contabilidade, por ser ciência exata, não é produto do ambiente em que atua. Como cada país tem seu próprio ambiente político, social, cultural e econômico, e não sendo a contabilidade produto dessa complexa interação, classificar sistemas contábeis nacionais de uma forma objetiva é uma tarefa fácil para os pesquisadores
O modelo Continental de classificação contábil é composto por países como França, Alemanha, Itália, Japão, Bélgica, Espanha, países da América do Sul, entre outros, e as características predominantes são: 1) profissão contábil fraca e pouco atuante; 2) forte interferência governamental no estabelecimento de padrões contábeis, notadamente a de natureza fiscal; 3) as demonstrações financeiras buscam atender primeiramente os credores e o Governo em vez dos investidores; e 4) importância de bancos e outras instituições financeiras (inclusive governamentais) em vez de recursos provenientes do mercado de capitais como fonte de captação pelas empresas
7
Com base nas Normas Internacionais de Contabilidade, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ________________________ são normas de contabilidade emitidas com o objetivo principal de padronizar as demonstrações contábeis em todo o mundo. Até o ano de 2001, eram conhecidas como International Accounting Standards (IAS), ou traduzindo, Padrões Internacionais de Contabilidade.
Sistema Geral de Preferência (SGPC)
As normas internacionais denominadas IFRS
8
Assinale a alternativa incorreta. São vantagens do processo de exportação comercial.
Imagem da empresa que passa a ser referência tanto em seu país quanto no exterior.
O tempo de exportação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional.
9
“A contabilidade privada avança no processo de convergência com os padrões internacionais de contabilidade”. Deste fragmento, pode-se afirmar que:
a responsabilidade do contador ficou diminuída com a adoção da IFRS.
com a globalização dos mercados surgiu a necessidade de adotar as normas internacionais de contabilidade, com o propósito de minimizar os diferentes critérios e práticas para reconhecer e mensurar cada transação.
10
O que é o CFC?
É um órgão independente, emissor de normas contábeis, supervisionado por uma junta de fiduciários diversificada geográfica e profissionalmente, e presta contas ao Conselho de Monitoramento (Monitoring Board) constituído por autoridades representativas do mercado de valores mobiliários.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público. Criado e regido por legislação específica, o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, o CFC possui estrutura, organização e funcionamento regulamentados pela Resolução CFC nº 1.370, de 8 de dezembro de 2011, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade.