1
As políticas de saúde mental no Brasil têm priorizado o atendimento de pacientes com quadros de sofrimento psíquico mais graves, sendo que, com relação aos problemas menos severos, cabe o desafio de se construir uma rede de assistência mais sistematizada, que tenha como horizonte a implantação de políticas públicas mais abrangentes nos cuidados de saúde mental.
Falso
Verdadeiro
2
Os fatores que contribuíram para a aproximação da psicologia na saúde pública foi o Movimento da luta anti manicomial e a necessidade de um outro olha frente às doenças mentais.
Falso
Verdadeiro
3
No intuito de promover mudanças na formação dos alunos, os cursos de Psicologia tem oferecido, nos últimos anos, as disciplinas Psicologia da e Políticas Públicas, que abordam temas como políticas sociais, epidemiologia, reforma psiquiátrica e atenção psicossocial, problematizando a prática do psicólogo no contexto do SUS e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Verdadeiro
Falso
4
Programa de Saúde da Família (PSF), se caracteriza como uma tentativa de promover a transformação do modelo tradicional de atenção à saúde. Tal programa busca aproximar as ações do território ao fortalecer o vínculo entre equipe de saúde e população e o trabalho de prevenção de doenças e a promoção da saúde.
Falso
Verdadeiro
5
Conforme portaria do Ministério da Saúde, as equipes de saúde da família são compostas por pelo menos um médico ginecologista, um pediatra, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde.
Falso
Verdadeiro