Acolhimento e classificação de risco
Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.
0
0
0
1
Qual o tempo de espera da cor azul?
10 minutos
50 minutos
240 minutos
15 minutos
2
Qual a finalidade da classificação de risco em gestantes?
Todas as anteriores estão corretas.
Evitar a peregrinação de mulheres nos serviços de atenção obstétrica, evitando as demoras no atendimento
Viabilizar o acesso qualificado e o atendimento com resolutividade, em tempo adequado para cada caso.
Identificação das pacientes crítica ou mais grave, para um atendimento rápido e seguro de acordo com o potencial de risco.
3
Pacientes com rebaixamento do nível de consciência ou alteração do estado mental – e batimento de asa de nariz. Podem ser classificadas como:
Vermelha – atendimento rápido.
Laranja – atendimento em 10 minutos.
verde – atendimento em ate 1 hora.
azul - atendimento por ordem de chegada.
4
Sobre as cores que são utilizadas na classificação de risco podemos dizer: qual a alternativa correta?
Vermelho - atendimento de emergência, imediatamente.
Azul- atendimento em 30 minutos.
Laranja - atendimento em 2 horas.
Amarelo - atendimento por ordem de chegada.
5
Quando o usuário procura pronto atendimento com queixas?
escutar
ouvir
tratar
cuidar
6
A classificação de risco é um sistema de triagem baseado em protocolos bem definidos e preestabelecidos que determina um tempo de espera seguro para cada paciente que chega à instituição até que esse receba o atendimento inicial. O protocolo mais utilizado no Brasil, atualmente, é de Manchester. De acordo com esse protocolo, é correto afirmar que a cor vermelha indica:
atendimento de urgência e tempo de espera de até 20 minutos
atendimento não urgente e tempo de espera de 240 minutos
atendimento de emergência e tempo de espera de zero minuto
atendimento de pouca urgência e tempo de espera de 60 minutos
7
Para que haja melhor gestão de recursos, da clínica e do serviço de atendimento em urgência e emergência, utiliza-se a classificação de risco do Sistema Manchester. Sobre esse método, assinale a alternativa correta.
Pode ser feito por médicos e enfermeiros.
Pode ser feito por técnico de enfermagem ou enfermeiro.
Implica demora no atendimento; em contrapartida, traz maior segurança.
Pode ser feito apenas por profissionais médicos.
8
São atribuições do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea: I. supervisionar a revisão de materiais e medicamentos de atendimento de urgências e emergências realizada pelos auxiliares/técnicos de enfermagem com base nas orientações do procedimento operacional padrão da SMSA/PBH. II. realizar gestão da sala de espera e do fluxo do usuário pós - classificação. III. coordenar a realização do diagnóstico situacional do centro de saúde. É correto o contido em:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
9
Em atendimento aos princípios da Política Nacional de Humanização do SUS, foi implantado o acolhimento com Classificação de Risco nas unidades de saúde do município. No que diz respeito à atividade de Classificação de Risco, o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN determina que
excepcionalmente, em função de suas características, a aplicação do Processo de Enfermagem está dispensada quando realizada a atividade de Classificação de Risco.
em unidades básicas de saúde – UBS, a atividade pode ser realizada por técnico de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro.
durante a atividade de Classificação de Risco, o enfermeiro poderá exercer, concomitantemente, apenas atividades administrativas relacionadas à unidade de pronto - atendimento.
para garantir a segurança do paciente e do profissional responsável pela classificação, deverá ser observado o tempo médio de 04 (quatro) minutos por classificação de risco, com limite de até 15 (quinze) classificações por hora.
10
A proposta de acolhimento inclui várias estratégias de organização do trabalho de equipe da atenção básica, como a ampliação do acesso, que se dá:
Na medida em que contempla adequadamente tanto a agenda programada quanto a demanda espontânea na unidade.
Com a sobreposição da agenda programada com a agenda espontânea.
Com a inclusão da equipe do NASF no cotidiano de trabalho da equipe da unidade.
A partir da inclusão de usuários de outros territórios próximos aos da unidade.
11
Considerando o acolhimento ao usuário, analise as afirmativas abaixo: I. O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. II. O acolhimento requer prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização para a continuidade da assistência, não fazendo parte desta demanda a orientação ao paciente e a família e as articulações com serviços, pois devem ser realizadas pelas especialidades médicas. III. Uma postura acolhedora implica estar atento às diversidades cultural, racial e étnica. IV. O acolhimento deve ser uma ação pontual e isolada dos processos de produção de saúde e que finaliza com a escuta do problema, não envolvendo outras ações demandas pelas necessidades do indivíduo. Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas a afirmativa IV está correta
12
Sobre o acolhimento, analise as assertivas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O acolhimento é um dispositivo de intervenção que possibilita analisar o processo de trabalho em saúde com foco nas relações, reconhecendo o usuário como sujeito e como participante ativo no processo de produção da saúde. ( ) A etapa do acolhimento se refere à triagem feita a partir do recebimento e atendimento do paciente, com o objetivo de escutar suas queixas, identificar riscos e avaliar sua saúde global. ( ) Colocar em ação o acolhimento requer elaboração de projeto terapêutico exclusivamente individual sem horizontalização por linhas de cuidado. ( ) O acolhimento deve ser um dispositivo de acionamento de redes internas, externas, multidisciplinares, comprometidas com as respostas às necessidades dos cidadãos.
V / V / F / F
F / V / V / F
V / V / F / V
V / F / F / V
13
No que se refere ao acolhimento com classificação de risco, assinale a alternativa correta.
A finalidade da classificação de risco é a definição da ordem do atendimento em razão do potencial de gravidade ou de agravamento da queixa apresentada. Ela é realizada, principalmente, pelo profissional de enfermagem de nível superior, com objetivo de organizar e garantir o atendimento de todos os usuários.
A classificação de risco, também chamada de triagem, é um procedimento exclusivamente médico e tem a finalidade de melhorar os fluxos de atendimento nas entradas das instituições de saúde.
A maioria dos protocolos de classificação de risco funciona com o sistema de cores que são três: azul, vermelho e verde.
Os protocolos de classificação de risco são os mesmos nas portas das emergências e na atenção primária, uma vez que as queixas costumam ser as mesmas e o tipo de acolhimento é uniforme em ambos os níveis de assistência.
14
Um paciente chegou ao serviço de saúde, com suspeita de dengue, porém, não apresenta sinais de alarme e não tem comorbidades e condições clínicas especiais. Neste caso, considerando a classificação de risco do paciente com dengue visando a redução do tempo de espera no serviço de saúde, utilizando o estadiamento da doença e os critérios da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, é correto afirmar que, trata-se de:
Grupo D, sendo classificado como cor Vermelho: emergência, paciente com necessidade de atendimento imediato
Grupo B, sendo classificado como cor Verde: prioridade não-urgente
Grupo C, sendo classificado como cor Amarelo: urgência, atendimento o mais rápido possível
Grupo E, sendo classificado como cor Laranja: prioridade não-urgente
Grupo A, sendo classificado como cor Azul: atendimento de acordo com o horário de chegada
15
O acolhimento compreende uma atitude e tecnologia de cuidado, que tem por objetivo ampliar o acesso dos usuários ao serviço e, ao mesmo tempo, ser um dispositivo de (re)organização do processo de trabalho das equipes. Nesse sentido, há algumas modelagens que podem ser empregadas na atenção básica. São elas, respectivamente:
Acolhimento de referência para as equipes da unidade básica de saúde; acolhimento efetivo com a equipe completa, incluindo o odontólogo; acolhimento realizado pelo enfermeiro da equipe; acolhimento transitório.
Acolhimento restrito ao usuário cadastrado na unidade básica; acolhimento simples; acolhimento coletivo; acolhimento transversal (equipe de referência do usuário + equipe de acolhimento do dia).
Acolhimento pela equipe de referência do usuário; equipe de acolhimento do dia; acolhimento misto (equipe de referência do usuário + equipe de acolhimento do dia); acolhimento coletivo
Acolhimento individual; acolhimento ampliado com a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família; acolhimento coletivo; acolhimento simples.