Questionário I política saúde do adulto
Questionário I política saúde do adulto
0
0
0
1
Sobre a hipertensão arterial sistêmica, analise as assertivas a seguir. I. A pré-hipertensão (PH) é caracterizada pela presença de PAS entre 121 e 139 e/ou PAD entre 81 e 89 mmHg. Os PH têm maior probabilidade de se tornarem hipertensos, necessitando de acompanhamento periódico. II. O efeito do avental branco (EAB) é a situação clínica caracterizada por valores anormais da PA no consultório, com valores considerados normais pela MAPA ou MRPA. III. Hipertensão do avental branco (HAB) é a diferença de pressão entre as medidas obtidas no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na PAS e/ou 10 mmHg na PAD. IV. A hipertensão mascarada é caracterizada por valores normais da PA no consultório, porém com PA elevada pela MAPA ou medidas residenciais. É correto o que se afirma em:
I, II e III apenas.
II e III.
I, II, III e IV.
IV apenas.
I e IV apenas.
2
As infecções respiratórias são uma das causas mais frequentes de atendimento na atenção primária. Ao contrário de ambientes hospitalares, na atenção primária nem sempre há exames complementares prontamente disponíveis e as medidas terapêuticas com frequência são apoiadas na história e exame físico. Quanto aos preditores de infecção pulmonar em adultos, leia e analise os itens a seguir. São preditores: I. Febre. II. Estertores. III. Oximetria < 95%. IV. Frequência cardíaca > 100 bpm. Estão corretas:
I, II e III.
III e IV apenas.
I e II apenas.
3
Constitui-se em um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifica a permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. Assinale a alternativa que se refere ao respectivo equipamento urbano de atendimento à saúde mental.
Hospital psiquiátrico.
Ambulatório de saúde mental.
Centro de Atenção Psicossocial.
Residência terapêutica.
4
Um portador de Diabetes Mellitus (DM) está sujeito a desenvolver complicações em consequência da manutenção da hiperglicemia em decorrência de déficits de tratamento e/ou de conhecimento da doença. Considerando o conhecimento acerca da doença, analise as afirmações a seguir. I) São complicações do DM a retinopatia, doença renal crônica e polineuropatia. II) No Diabetes Mellitus há uma relação entre os fatores genéticos e ambientais, os quais podem determinar alterações no metabolismo e das taxas de insulina. III) Os principais sinais e sintomas da hiperglicemia no DM são: polidpsia, emaciação, xerostomia e hálito cetônico. IV) A diferença entre a cetoacidose diabética e o estado hiperglicêmico hiperosmolar é, primordialmente, a cetoacidose na primeira e a desidratação na segunda. É correto o que se afirma em:
II apenas
I e III.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
5
“As cidades ai ́ da regi ão não têm condições econômicas de bancar um serviço de saúde adequado, mesmo no sentido primário e secundário e nós somos obrigados aqui a atender desde o primário ate ́ o terciário” (Gerente de hospital público). A visão global e dialética dos problemas de saúde da população da região encontra-se prejudicada. Este é um dos sintomas da crise da saúde pública. Trata-se de uma crise com ampla dimensão ética porque diz respeito ao bem-estar da população. Assinale a alternativa que contém o princípio do SUS que não foi atendido nesse relato.
Integralidade.
Integralidade.
Universalidade.
Equidade.
6
“Temos pedido aos médicos para adotar a classificação de risco, para ver quais são mais urgentes ou não, porque estava chegando muito encaminhamento, às vezes, ‘mãe do paciente solicita consulta, quer consulta’ na justificativa. Isso não é uma classificação de risco. Então mandamos um ofício pedindo classificação de risco pra saber qual pode passar na frente com esse critério (relato do gestor SMS).” Esses relatos apresentam que o acesso à atenção secundária e a intercomunicação entre os níveis são entrecruzados por percalços que interferem na linha do cuidado na rede de atenção, infringindo um dos princípios do SUS. Assinale a alternativa que contém o princípio do SUS que foi negligenciado.
Equidade.
Autonomia.
Universalidade.
Integralidade.
7
No período pré-SUS, a assistência médica era desvinculada do restante da política nacional de saúde por constituir-se como forma de benefício da Previdência Social que, no Brasil, foi implementada de acordo com a seguinte ordem cronológica de institucionalização:
CAPS, INAMPS, IAPS.
CAPS, IAPS, INPS
IAPS, CAPS, INAMPS.
IAPS, INAMPS, CAPS.
CAPS, INPS, IAPS.
8
A universalidade, a equidade, a integralidade, a hierarquização, a participação popular e a descentralização compõem os princípios do SUS. Qual dos conceitos a seguir representa o princípio da universalidade?
É um princípio de justiça social que garante a igualdade no acesso e na assistência à saúde.
Democratização dos processos decisórios juntamente com a participação dos usuários dos serviços de saúde.
Consolidação das ações de saúde, tornando o município gestor administrativo e financeiro do SUS.
O acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, renda, ocupação, religião, idade, nacionalidade e demais características sociais ou pessoais.
Considerar a pessoa em sua integralidade, realizando ações de saúde que possam atender a todas as suas necessidades.
9
Sobre a ESF, é correto afirmar que: I. A atenção é centrada na família e no ambiente em que ela vive. II. Atuação de equipes multiprofissionais mais perto dos domicílios, família e comunidade. III. O cuidado em saúde tem olhar ampliado do processo saúde-doença. IV. Transforma o modelo sanitário brasileiro, médico, medicamentoso, curativo e individual, em um modelo de saúde coletivo, multi e interprofissional, centrado na família e comunidade.
V, V, V, V
V, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
F, F, F, V
10
Os DSS consideram o meio ambiente no qual a pessoa vive e trabalha, além de fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais associados aos problemas de saúde e fatores de risco, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito do enunciado.
O adoecimento está diretamente relacionado ao fato de não seguir corretamente o calendário vacinal.
Para ter saúde basta ter um sistema imunológico fortalecido.
Não há relação entre fatores ambientais e sociais na saúde das pessoas.
A qualidade de vida e saúde dos indivíduos depende de fatores biológicos, sociais e ambientais.
A saúde depende exclusivamente de um bom estado nutricional.