1
A Constituição de 1946 é um marco na história brasileira porque evidenciou o início da primeira experiência democrática de nosso país – embora fosse uma experiência democrática com limitações. Conhecida como um documento de orientação liberal, a Constituição de 1946 estabeleceu um sistema representativo que se estendeu até 1964, quando o Golpe Civil-Militar o interrompeu. Esse período da história brasileira é conhecida entre os historiadores como:
Estado Novo.
Quarta República.
2
A respeito do sistema eleitoral brasileiro, qual é a grande crítica apontada pelos historiadores a Constituição de 1946?
Exclusão dos analfabetos.
Necessidade de votar para presidente e vice separadamente.
3
A Constituição de 1946 foi resultado direto do desmonte do governo autoritário de Getúlio Vargas e da montagem de um sistema democrático sob um viés liberal. Uma das demandas mais populares do período era a formação de uma Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil. Um dos grupos que apoiaram a realização de uma Constituinte no Brasil foi o grupo de apoiadores de Getúlio Vargas, que surgiu espontaneamente em meados de 1945. Estamos falando dos:
Queremistas.
Trabalhistas.
4
A respeito da Constituição de 1946, selecione a alternativa INCORRETA:
Não incorporava os direitos trabalhistas para os trabalhadores rurais.
Determinava que a reforma agrária, se realizada, seria paga com títulos da dívida pública.
5
Com o slogan “50 anos em 5”, o então presidente Juscelino Kubitschek (JK) tentou elaborar uma política desenvolvimentista no Brasil que acarretou, em uma onda otimista, em todo país, esse projeto ficou conhecido como:
Plano de metas.
Reformas de base.