Você realmente sabe sobre o cerrado?
Vamos saber se você sabe mesmo sobre o cerrado
0
0
0
1
Qual o clima do Cerrado na foto anterior?
Clima equatorial, quente e úmido e alta temperatura média do ar
Clima tropical,com verão chuvoso e inverno seco.
Clima temperado, apresenta clara divisão entre as divisões do ano
Clima subtropical
2
A vegetação de Cerrado ocupa uma grande extensão territorial do Brasil. Qual dos estados abaixo NÃO possui vegetação de Cerrado?
rio grande do sul
Minas Gerais.
Goiás.
Mato Grosso.
3
O solo do Cerrado é bastante ácido. Desse modo, a prática de atividades agrícolas em larga escala nesse bioma é possível em razão de
canalização dos rios
compactação do subsolo.
proibição dos agrotóxicos.
impermeabilização do solo.
4
As veredas são uma fitofisionomia vegetacional encontrada no Cerrado marcada pela
presença de nascentes.
ocorrência de desertos.
existência de gramíneas.
espécies do tipo xerófila.
5
A vegetação de Cerrado que ocorre em zonas rochosas, formadas por cadeias serranas, de altitude mais elevada, é corretamente chamada de
Campo Sujo.
Cerrado Rupestre.
Cerrado Rupestre.
Matas de Galerias.
6
como é chamada a vegetação de grande porte do Cerrado que é encontrada ao longo dos principais cursos de água desse bioma?
Mata Seca.
Mata de Igapó.
Mata de Galeria.
Campo Limpo.
7
indique a alternativa que apresenta um impacto ambiental registrado no Cerrado ocasionado pela acentuação das atividades agropecuárias nessa região:
Remoção da vegetação nativa.
Formação de chuvas ácidas.
Dessalinização das águas.
Contaminação por lixo nuclear.
8
Assinale a alternativa que apresenta um elemento importante da vegetação de Cerrado:
Existência de depósitos minerais diversos, como de gás natural.
Presença de rios formadores de grandes bacias hidrográficas.
Registro de elevada produção industrial de bens manufaturados.
Ocorrência de bacias sedimentares com dimensões significativas.
9
(UEG 2017) O Cerrado brasileiro é um hotspot global de biodiversidade em função do número elevado de espécies endêmicas (mais de 4,6 mil espécies que não ocorrem em outro lugar) e da alta taxa de degradação. Um estudo recentemente publicado na revista internacional Nature Ecology & Evolution aponta que o bioma Cerrado perdeu 46% da vegetação nativa e somente 20% permanecem protegidos. Segundo os autores, se não houver um controle do desmatamento, nos próximos 30 anos haverá perda de até 34% das espécies nativas do bioma. O desmatamento nessa região é “causado pela combinação do agronegócio, obras de infraestrutura, pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas".
É conhecido como uma floresta de cabeça para baixo por apresentar vegetação com raízes muito profundas, que alcançam o lençol freático. Além disso, algumas plantas perdem as folhas durante a estação seca.
A escassez de recursos hídricos e a baixa capacidade de reter água, típicos do bioma, fazem com que sua vegetação apresente grande sensibilidade ao fogo.
Entre as espécies nativas, muitas são endêmicas, com destaque para o ipê-amarelo, a ararinha-azul, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.
Esse bioma ocupa cerca de 22% da extensão territorial do país, concentrando-se na região centro-sul, cobrindo os estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
10
A afirmação abaixo poderia ser concluída pelo segmento presente na alternativa: “Embora os fatores climáticos e topográficos tenham evidentemente auxiliado a difusão da cultura da soja no Cerrado brasileiro, as ações políticas estatais e privadas...”
propiciaram a substituição do cultivo desse produto pela introdução da mamona para a produção e a exportação do biodiesel.
dificultaram consideravelmente a instalação de grandes empresas do agronegócio que lidam com esse produto no Centro-Oeste do país.
facilitaram essa marcha em todas as direções da região Centro-Oeste e, mais recentemente, para o Norte e o Nordeste do país.
dificultaram a difusão do cultivo da soja, em face da diminuição maciça de investimentos no agronegócio.