O que você realmente conhece sobre o tema poema?
Grupo; Lays Roberta. Maria Luiza. Issabela. Lorainny. Mikaelly,
0
0
0
1
Quanto a sua forma, o poema de Luís Vaz de Camões é:
uma écloga.
um ode.
uma elegia
um madrigal.
um soneto.
2
Sobre o poema, é correto afirmar: I. O poema não é um gênero literário. Pode estar presente em diversas manifestações artísticas e sua principal característica é a subjetividade. II. O poema é um gênero literário que normalmente se apresenta em versos, mas pode também dispensar estrofes, rimas e métrica. III. Para que um texto seja considerado poema, é preciso que ele apresente uma forma fixa, rimas e métricas, conforme os ideais clássicos de poesia. IV. O poema pode receber diferentes classificações de acordo com sua estrutura e temática, entre essas classificações estão o soneto, o haicai, o madrigal, a ode, o hino e a écloga. V. Para o poeta Octavio Paz, considera-se poema toda composição literária de índole poética, “um organismo verbal que contém, suscita ou segrega poesia”.
II, IV e V estão corretas.
I e III estão corretas.
II, IV V estão corretas.
Todas estão corretas.
3
Sobre as diferenças entre a poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas: I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade de versos e estrofes. II. A poesia pode estar presente em paisagens e objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual. III. Não existem diferenças entre a poesia e o poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual. IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.
I e III.
II e IV.
I e IV
Todas estão corretas.
4
Conforme o contexto do poema, qual palavra representa a vida?
O caminho
Tinha
O meio
A pedra
5
Os versos "nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas" transmitem, por parte do autor, uma sensação de:
Raiva.
Esperteza.
Sabedoria.
Exaustão.