VOCÊ JA FOI VÍTIMA DE ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA?
VOCÊ SABIA QUE A VIOLÊNCIA FISICA NÃO É O ÚNICO TIPO DE AGRESSÃO QUE CARACTERIZA A VIOLÊNCIA? CONHEÇA AQUI ALGUNS TIPOS E VEJA SE ALGUMA VEZ JÁ FOI VÍTIMA
0
0
0
1
TIPOS DE VIOLÊNCIA ⚠️ATENÇÃO ⚠️ ( ESTÁ PARTE É TOTALMENTE EXPLICATIVA, CONCEITUANDO TODOS OS TIPOS DE VIOLÊNCIA PARA SEGUIR COM AS PERGUNTAS)
VIOLÊNCIA SEXUAL
É o ato de constranger alguém com gestos, palavras ou com o emprego de violência, prevalecendo-se de relações de confiança, de ascendência, de superioridade hierárquica, de autoridade ou de relação de emprego ou serviço, com o objetivo de obter vantagem sexual
VIOLÊNCIA MORAL
violência moral qualquer conduta que importe em calúnia, quando o agressor ou agressora afirma falsamente que aquela praticou crime que ela não cometeu; difamação; quando o agressor atribui à mulher fatos que maculem a sua reputação, ou injúria, ofende a dignidade da mulher.
VIOLÊNCIA FÍSICA
Qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Por exemplo, espancamento, lesões com objetos cortantes, sufocamento, atirar objetos, ferimentos causados por arma de fogo, entre outros.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
A violência psicológica é uma forma de agressão caracterizada por constrangimentos, ameaças, humilhação, manipulação, chantagem, isolamento, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outra situação que cause prejuízo à saúde psicológica e autodeterminação da vítima.
VIOLÊNCIA PATRIMONIAL
Qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
2
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Não fui vítima de violência psicológica.
A violência psicológica tende a ser gradual, primeiramente o agressor começa com insultos leves, a espera de uma brecha para realmente agredir a vítima.
"Você já percebeu que uma pessoa próxima mudou de personalidade de repente? Se tornando menos simpática e mais agressiva?" ou
busca afetar a estima da vítima, tornando sua cabeça confusa ao ponto de não saber se está certo ou errado, e então se tornando submisso as agressões.
"Em discussões, você já foi colocado como a pessoa "errada" e culpada pelas brigas?"
3
VIOLÊNCIA FÍSICA
A agressão física pode ser definida como a ofensa física, que pode até resultar em lesão a integridade física de outrem, que é um bem jurídico tutelado constitucionalmente.
Podem ser fraturas, cortes, escoriações e hematomas, por exemplo. Além disso, atos psicológicos (ameaças ou chantagem) que gerem desequilíbrio funcional da vítima, como vômitos, desmaios ou choque nervoso, também são classificados como lesão corporal.
Não fui vítima de violência física.
4
VIOLÊNCIA SEXUAL
Não fui vítima de violência sexual.
Violência sexual compreende toda tentativa ou ato sexual consumado que ocorra sem consentimento, seja por influência psicológica, coação verbal ou física.
Um ato sexual indesejado ou uma tentativa de ato sexual indesejada. Um comentário, um contacto ou uma interação de natureza sexual indesejados, ou a sua tentativa.
5
VIOLÊNCIA MORAL
Não fui vítima de violência moral.
Entende-se por violência moral qualquer conduta que importe em calúnia, quando o agressor ou agressora afirma falsamente que aquela praticou crime que ela não cometeu; difamação; quando o agressor atribui à mulher fatos que maculem a sua reputação, ou injúria, ofende a dignidade da mulher.
6
VIOLÊNCIA PATRIMONIAL
Violência patrimonial, é considerado qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Não fui vítima de violência patrimonial.