Você é capaz de chegar na flor solar?
Se você acha que é capaz, teste seus conhecimentos nesta aventura para achar uma rara e milagrosa flor com o poder do brilho solar! A mente é sua melhor amiga e o conhecimento sua melhor arma, Preparado?
0
0
0
1
Fase1: Cortando o mal pela raíz Vamos à raiz do problema, me responda: Onde a raiz tem sua origem?
Na Radícula
Na Râmia
Na Coifa
Na Fascícula
No Caule
No Xilema
2
Uma fácil pra você ganhar confiança quais são os tipos de sistemas radiculares que existem e qual a sua relação com a planta ser Monocotiledônea e Eudicotiledônia?
Radicula perfurante e Radicula primária; Eudicotiledônea e Monocotiledônia respectivamente
Fasciculado e Pivotante; Monocotiledônia e Eudicotiledônia respectivamente
Pivotante e Fasciculado; Monocotiledônia e Eudicotiledônia respectivamente
Radicula primária e Radicula perfurante; Eudicotiledônea e Monocotiledônia respectivamente
3
Pois bem, vamos começar a dificultar, afinal, não será fácil arrancar essa raiz qual das alternativas abaixo é a correta quanto as características das raízes no geral?
Possui geotropismo e fototropismo positivos, são geralmente aclorofilados e sua principal função é a absorção de O2 para a respiração da planta
Possui fototropismo negativo, geotropismo positivo, são aclorofilados e sua principal função é adentrar o mais profundo possível no solo(justo por causa do geotropismo)
Possui fototropismo negativo e geotropismo positivo, geralmente são aclorofilados e a sua principal função é sustentação e armazenamento de nutrientes para a planta
Possui fototropismo negativo, geotropismo positivo, a maioria é aclorofilada e sua função principal é a fixação da planta ao solo e absorção de nutrientes
4
"Um ataque massivo está vindo por aí, consigo sentir. . ." quais das alternativas abaixo melhor descreve características de raízes com sistema radicular FASCICULADO?
Possuem eixo pivotante, coifa e raízes secundárias e terciárias
Não atingem grandes profundidades, mas cobrem uma grande área superficial, não possuem coifa e nem eixo pivotante
São mais superficiais, são mais ramificadas, podem ou não atingir grandes profundidades e não possuem eixo pivotante
São mais superficiais, agarram-se mais fortemente às partículas do solo, não possuem um eixo pivotante, logo, não possuem raízes secundárias ou terciárias
5
"Emaranhados de raízes saem do chão e da água, é, é exatamente o que você está pensando: Raízes de todo tipo!" e por falar em tipos de raízes, qual alternativa só tem exemplos de um tipo de raiz?
Pneumatóforos, Escoras, Velame e Haustórios
Aquáticas, Tuberosas, Velame, Adventícia e Tabular
Estrangulantes, Grampiformes, Tuberosa e Tabular
Escoras, Pneumatóforos, Adventícia e Aquática
6
"As raízes não parecem tão firmes agora, mas sinto uma ameaça maior se aproximando..." Por agora, É hora do stage boss: qual a diferença de raízes holoparasitas de raízes hemiparasitas?
As Hemiparasitas são parasitas que se localizam na base do caule ou na parte da copa das arvores, elas não realizam fotossíntese; As Holoparasitas realizam fotossíntese, por isso são geralmente encontradas nas copas das árvores, um lugar mais alto e exposto a luz solar.
As Holoparasitas não realizam fotossíntese, sendo parasitas de fato enquanto as Hemiarasitas realizam a fotossíntese, mas retiram seiva bruta do organismo que elas parasitam.
As Holoparasitas não realizam fotossíntese, por isso envolvem todo o caule da árvore parasitada, por isso são popularmente chamadas de raízes estrangulantes; As Hemiparasitas são chamadas assim pela sua característica de ficar ao redor da árvore restringindo a área de contato da raiz da árvore parasitada, não a deixando se nutrir direito e absorvendo parte de seus nutrientes.
A Holoparasita está relacionada com a parte interna da planta, parasitando-a e sugando seus nutrientes(floema) e não realiza fotossíntese; A Hemiparasita é uma raiz que estará dentro do solo roubando os nutrientes da planta principal e quando o indivíduo parasitado está enfraquecendo, ela deixa a planta mãe absorver os nutrientes necessários.
7
Fase 2: O Gigante Pé de feijão "Ufa, tiramos aquelas raízes chatas do caminho! Agora é s- o que que isso? Um muro verde?! ah... Lá vamos nós de novo......" Qual das alternativas abaixo NÃO é uma função do caule?
Fotossíntese
Reprodução vegetativa
Armazenamento
Absorção de nutrientes secundários
Sustentação da copa
Condução de água e seiva
Fixação
8
"Acho que não temos escolha a não ser escalar essa coisa, preparado(a) pra escalar? não vai ser nada fácil" quais das alternativas abaixo só contem partes de um caule?
cotiledones, pericarpo, Xilema, Floema e gema apical
Gema lateral, gema apical, nó, entrenó e caliptro
Gema axilar, pulvino, nó e entrenó
Nó, Gema apical e entrenó
Xilema, Floema, Gema apical, Gema lateral, nó e entrenó
9
"Uou, parece que você escorregou um pouco, se liga, a altura ta muito grande pra dar esse tipo de vacilo" Os caules podem ser classificados de algumas formas, uma delas é quanto á sua consistência/porte, sobre esse tipo de classificação, assinale a alternativa errada
O caule lenhoso é robusto e firme além disso, tem grande importância para a sustentação de grandes e volumosas copas
O caule lenhoso é atribuído à arvores de grande porte
O caule herbáceo costuma ser bem flexível
O caule sublenhoso é atribuído à plantas que não são tão rígidas, mas também não são flexíveis, eles geralmente quebram/partem se alguma força/pressão for aplicada
O caule herbáceo é dotado de clorofila, logo é conhecido por fazer fotossíntese
O caule sublenhoso é atribuído também para troncos relativamente jovens, pois é quebradiço, apesar de firme
10
"Estamos na altura das nuvens!, uma queda daqui não vai ser legal... Ih...quem diria, descobri que as nuvens não são feitas de algodão, que decepção ;-; (quem quer brincar nesse avião levanta a mão) "A ramificação simpodial é aquela que não se ramifica, ou seja,a gema apical segue em um único eixo" A sentença acima é:
Verdadeira como a verdade verídica que não é mentira
Falsa como flores de plástico e frutas de isopor
11
"Estamos chegando, tá quase lá! quem sabe o gigante não é um zootecnista com uma criação de patas que põem ovos de ouro? Sonhei demais? foi mal ;-;" qual das alternativas abaixo contem 1 modificação de caule, 2 caules do tipo aéreo e 1 do tipo subterrâneo?
Haste, Gavinha, Acúleo, Tubérculo
Estipe, Escapo, Bulbo, Rizoma
Sarnentoso, Estolão, Colmo, Espinho
Rizoma, Prostado, Cladódio, Tronco
Gavinha, Tronco, Escandente, Volúvel
12
-Um gigante anão para diante de nós e diz que temos que derrota-lo para seguirmos, você toma a frente e decide enfrentar ele! (obrigado, inclusive) "Parece que ele já tá no limite, deve ser zootecnista mesmo(é muita peleja ;-;), continua, falta pouco!" -_*FINISH HIM*_ -dentre os tipos/classificações de caules e suas modificações, qual é a alternativa verdadeira?
O Acúleo é uma projeção densa da caule, geralmente usado para proteção
Em caules do tipo rizoma, geralmente o que vemos é o pseudocaule
As gavinhas são modificações exclusivas do caule e estão relacionadas com caules do tipo herbáceo
O caule do tipo rizoma é, na verdade, um pseudocaule
O caule do tipo bulbo encontrado na cebola, por exemplo, é o bulbo do tipo escamoso
13
Fase 3: Em busca do fruto solar: O bosque das folhas "o gigante se desequilibrou e caiu pé de feijão abaixo, ele não se machucou, as tais nuvem eram na verdade um churrasco de pato que ele estava fazendo(bem que eu achei que o fato do gosto daquelas nuvens terem um toque defumado não era normal)" "precisamos sair daqui, já pegamos os ovos de ouro que queríamos, mas não da pra descer com eles pelo pé de feijão de novo, Hora de voar!" A origem da Folha se dá:
No Caulículo
Na plúmula
No cotiledone
Na radicula
14
"temos que construir asas com alguma folha disponível no jardim do gigante anão" . . . "você tem um ponto, todas as folhas são gigantes, podemos pegar qualquer uma" Qual das alternativas abaixo não é uma função de folhas?
Todas alternativas estão corretas
Fotossíntese
Predação
Reprodução
Reserva de nutrientes
Proteção
Regular a perda de água
15
" você achou um escorregador atras do galinheiro(ou seria pataeiro?)? isso é bom, não precisamos mais nos preocupar em voar" qual das alternativas a seguir descreve uma folha Eudicotiledônia?
Possui estípulas, pecíolo evidente e seu limbo tem geralmente, nervuras bem evidentes e ramificadas formando uma nervura principal e secundárias
Tem seu pecíolo envolvido pela bainha, possuem uma nervura principal no seu limbo e além disso, suas nervuras são paralelas
16
"que tanto de mato é esse aqui no final desse escorregador? Onde estamos? será que a gente acha uma folha legal pra fabricar uma mochila? tá ficando difícil carregar os ovos de ouro na mão" *Você obteve mochila de folha " ^-^ " Qual das alternativas a seguir não exibe uma classificação de nervura?
Curvinérvea
Polinérvea
Uninérvea
Palminérvea
Paralelinérvea
Peninérvea
17
"mochila nas costas, aventura pela frente, hora de achar o Fruto Solar!" -um farfalhar de folhas é ouvido, há algo se aproximando. . . "eu não tenho uma trégua não é?" Qual das expressões a seguir não faz parte da classificação do limbo das folhas?
Pulvino
Recomposto
Foliólulo
Folíolo
Trifoliada
Ráquis
Simples
Imparipenado
18
-uma Chikorita fofinha aparece e te faz uma pergunta: "você tem o que é necessário para passar?" "eu tenho ue, sai da frente folha murcha!" - A chikorita fofinha, com cara de choro agora, faz a pergunta: Qual dos termos a seguir não é uma modificação de folhas?
Espinhos
Gavinhas
Bráctea
Ascídios
Caulículo
19
"não me importo se você acertou ou errou, NÃO GOSTEI DA SUA GROSSERIA" - Disse a Chikorita, não tão fofinha - de repente tudo fica escuro e a Chikorita tem 7 metros de altura "para sairem daqui vivos, terão que passar na prova de fogo" Qual das alternativas a seguir melhor descreve uma planta Monocotiledônea?
Raiz fasciculada, caule do tipo haste, folhas com nervuras paralelinérvea, flores com número de pétalas múltiplas de 3 e semente com dois cotiledones
Raiz fasciculada, caule do tipo sublenhoso, folhas com nervuras uninérvea, flores com número de tépalas múltiplas de 4 ou 5 e semente com um cotiledone
Raiz axial, caule do tipo lenhoso, folhas com nervuras paralelinérvea, flores com número de sépalas múltiplas de 3 e semente com dois cotiledones
Raiz fasciculada, caule do tipo herbáceo, folhas com nervuras paralelinérvea, flores com número de pétalas múltiplas de 4 ou de 5 e semente com dois cotiledones
Raiz pivotante, caule do tipo tronco, folhas com nervuras uninérveas, flores com número de pétalas múltiplas de 4 ou 5 e semente com um cotiledone